MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O inquérito policial, como instrumento da defesa

O inquérito policial, como instrumento da defesa

A evolução do inquérito policial apresenta-se um dado da atualidade.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Atualizado em 9 de junho de 2020 09:45

t

Há trinta anos, parcela importante dos julgados afirmava que o inquérito policial seria apenas "peça meramente informativa". Era manifesto equívoco considerar que o procedimento administrativo, voltado a apurar materialidade e autoria delitivas, essencial para o oferecimento da denúncia, poderia ser classificado de informação.

A realidade mostrou, com o controle judicial do andamento dos inquéritos policiais e com a atuação mais atenta do Ministério Público, que a primeira fase da persecução penal - desenvolvida por meio dos atos praticados pela polícia judiciária e pelos peritos no inquérito policial (art. 6º, do CPP, v.g.) - era fundamental para o conhecimento dos fatos e para a imputação penal (art. 41, do CPP).

As qualidades do procedimento administrativo se sobrepuseram à burocracia, para nada dizer quanto às mazelas sofridas pelas polícias civis estaduais. O inquérito policial firmou-se, não obstante a criação de procedimentos investigatórios pelo Ministério Público, como principal meio para se aproximar da verdade, em investigação criminal sobre fato, tipo e autoria.

Com a Constituição de 1988, consagrou-se o direito de defesa no inquérito policial (art. 5º, LV, da CR), pondo-se fim ao antiquado estilo de defender o investigado que guardava os movimentos para a fase da ação penal. Defensores desenvolveram técnicas de peticionar e requerer provar pertinentes, bem assim relevantes, com o objetivo de evitar a acusação pública em face do inocente (art. 14, do CPP).

Mais à frente, com a intensificação das operações policiais, viu-se maior atividade dos Promotores Públicos e Procuradores da República no âmbito do inquérito policial, o que trouxe a proporcional reação dos advogados de defesa, em prol da par conditio. Encontra-se, assim, desde o início, firmada a importante dialética na apuração do quadro fático, sob a perspectiva da tipicidade penal, e da autoria, coautoria ou participação criminal (art. 29, do CP).

A evolução do inquérito policial apresenta-se um dado da atualidade, com os aprimoramentos dos tribunais quanto à legalidade das provas obtidas nessa etapa preliminar de perquirição criminal (art. 157 do CPP) e com os incrementos do legislador a contar da instituição da cadeia de custódia (artigos 158 A-F, do CPP).

Agora, a lei indica procedimentos para a conservação de vestígios, encontrados em locais, ou vítimas de infração penal. Organizam-se a coleta, o manuseio, a guarda, o depósito dos vestígios, com a intenção de ajudar os experts a melhor compreenderem a dinâmica do crime em apuração, bem como para se protegerem os indivíduos da introdução arbitrária de objetos, ou materiais, não condizentes com o fato ocorrido. 

Mesmo não resolvida a polêmica quanto ao juiz das garantias (art. 3º-B, do CPP), o qual irá aperfeiçoar o desempenho da Justiça Penal, como a bem sucedida experiência paulista mostra faz tantas décadas, o inquérito policial pode ser visto como eficiente conjunto de atos investigatórios e instrutórios que podem contribuir para a solução do maior número de casos criminais.    

Esses predicados convidam a se projetar uma nova quadra na história do inquérito policial. Quem sabe, dada a fidelidade com que se darão as investigações criminais, não se pode conjecturar a hipótese de inocentes procurarem a polícia judiciária para serem investigados, quando, contra si, se espalharem boatos, notícias falsas e infâmias quanto a supostas práticas de crime. Também, advogados podem implementar as investigações defensivas, regulamentadas pelo provimento 188/2018, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em sede de inquérito policial.

Talvez, com tal forma original de se utilizar o antigo instrumento de persecução penal se poderá melhor entender qual fim e sentido do processo penal pátrio, como sempre se reitera, a tutela da liberdade jurídica dos indivíduos.   

 _________

t*Antonio Sergio Altieri de Moraes Pitombo é advogado. Mestre e Doutor na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Pós-doutor no Ius Gentium Conimbrigae (Universidade de Coimbra). Do escritório Moraes Pitombo Advogados. 

 

 

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca