segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Como departamentos jurídicos podem se beneficiar de soluções tecnológicas?

O Direito está evoluindo e é necessário acompanhar e se adaptar para ter uma prestação de serviço mais eficaz.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

t

A transformação digital muda diariamente o mercado competitivo, trazendo novas tecnologias para facilitar a rotina de todos os negócios. No mundo jurídico, as tecnologias geradas a partir desse cenário de transformação proporcionam mais agilidade para o dia a dia do advogado.

Tradicionalmente conhecidos pelas pilhas de papel e grande burocracia para resolução dos processos, os departamentos jurídicos podem se beneficiar dessas soluções tecnológicas de diversas formas. A transformação digital insere a eficiência e agilidade como reflexo da adesão às novas tecnologias jurídicas.

O Direito está evoluindo e é necessário acompanhar e se adaptar para ter uma prestação de serviço mais eficaz. É importante investir na tecnologia para não correr o risco iminente de ser vencido pela concorrência.

Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios gerados pelas soluções tecnológicas!

Produtividade e foco estratégico

Com a inserção de sistemas jurídicos na rotina, o foco das atividades muda completamente. Todo o tempo investido em atividades manuais passa a ser destinado para atividades estratégicas!

Essa alteração de foco trará mais produtividade para o seu departamento jurídico, além de focar a energia dos colaboradores para algo mais importante: a estratégia.

Dedicar mais tempo na discussão e elaboração das estratégias jurídicas pode ser crucial para o sucesso da prestação dos seus serviços. Para isso, você pode utilizar ferramentas simples e práticas que deixarão suas metas visuais, como Canvas Jurídico, Análise SWOT ou até mesmo o modelo 5W2H.

Desenvolvimento do departamento jurídico

Uma evolução associada às soluções tecnológicas é o surgimento da Advocacia 4.0. O desenvolvimento do setor passa a ter como principal pilar as inovações tecnológicas, o que cria um novo modelo de serviços jurídicos e propõe maior foco na excelência do atendimento ao cliente.

É importante desenvolver o departamento jurídico, utilizando os softwares presentes no mercado, para agilizar as tarefas mecânicas e investir na atenção dada ao clientes.

Alguns pontos relevantes para aprimorar o atendimento ao cliente são:

  • Linguagem utilizada: o juridiquês é uma linguagem incompreendida pelos clientes; é importante atentar-se à utilização de uma linguagem popular, assim, ele entenderá com mais facilidade e se sentirá mais à vontade.
  • Educação do cliente: utilizar do marketing jurídico para educar seus clientes é uma estratégia que gera um diferencial no atendimento.
  • Dados: é importante armazenar de modo seguro todos os dados dos seus clientes; isso gera mais confiança no atendimento.

Sustentabilidade do departamento jurídico

A inserção de um software jurídico completo dentro do seu departamento trará mais eficiência nos serviços, afinal, todos os dados necessários para o bom andamento do departamento estarão centralizado em um único sistema.

Compilar todas as informações de modo seguro é importante para a sustentabilidade da estratégia de atuação escolhida. A busca pela transformação do modus operandi nessa área é o foco dessas constantes inovações. Sendo assim, é importante compreender que os dados são essenciais para essa evolução.

O mecanismo não faz mais parte da realidade jurídica. Para continuar conquistando o mercado, é preciso inovar em busca de praticidade, dinamismo, agilidade e segurança.

A realidade do setor jurídico é a adequação à tecnologia e existem inúmeras organizações que contribuem de modo relevante para a segurança e inovação dos departamentos e escritório jurídicos. Os profissionais estão se adaptando a essa realidade de inovação constantemente e a tecnologia está presente para facilitar a rotina cada dia mais!

Quer receber mais conteúdos e novidades do mundo jurídico? Assine a nossa newsletter.

________

t*Camila Amaral é analista de Marketing Júnior na Advise. Responsável pela produção de conteúdo relacionado à tecnologia e Direito, com o intuito de gerar valor para o advogado.

t

Atualizado em: 6/7/2020 13:59

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

Publicidade