MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Suspendam o porte dos policiais

Suspendam o porte dos policiais

O episódio grotesco, registrado em cumprimento de mandado de prisão, no qual policiais corriam com suas câmeras para filmar o preso em seu quarto, sendo possível ver um celular se sobrepondo ao outro, para, logo depois, divulgarem os vídeos à imprensa, leva-nos a uma única conclusão: a Lei de Abuso de Autoridade foi tímida.

terça-feira, 7 de julho de 2020

Atualizado às 13:55

t

Suspendam o porte dos policiais. Não, eu não me refiro ao porte de armas. Refiro-me ao porte de celulares. Deve ser suspenso o porte de celulares por policiais no momento do cumprimento de mandados de prisão e/ou busca e apreensão.

O episódio grotesco, registrado em cumprimento de mandado de prisão, no qual policiais corriam com suas câmeras para filmar o preso em seu quarto, sendo possível ver um celular se sobrepondo ao outro, para, logo depois, divulgarem os vídeos à imprensa, leva-nos a uma única conclusão: a Lei de Abuso de Autoridade foi tímida. O espetáculo persiste.

Em verdade, há de se questionar se o constrangimento do preso a exibir-se se deu mediante redução de sua capacidade de resistência. Se sim, houve, em tese, crime abusivo funcional. Basta ler o artigo 13, inciso I, da lei 13.869/19.

Mas, interpretando-se a norma penal de forma restritiva, afirma-se que os policiais tangenciaram o tipo, namoraram a descrição penal, mas coabitaram apenas com a ilicitude administrativa. A priori, parece não haver subsunção do fato à norma. O fato "francamente lesivo do minimum de moral prática", para usar expressão de Hungria, escapou à previsão do legislador.

Mas, como o direito é fato, valor e norma (teoria tridimensional de Miguel Reale) e houve conduta (fato) causadora de repulsa em qualquer defensor da dignidade humana (valor), cabe ao legislador positivar a revolta. Portanto, segue sugestão de novo tipo penal, a ser acrescido à Lei de Abuso de Autoridade:

Art. 13-A. Divulgar imagem de preso ou detento, sem sua prévia autorização, ofendendo lhe a dignidade ou expondo sua privacidade.

Pena - detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

Esclarece-se, desde já, que o preceito secundário sugerido é idêntico ao definido pelo legislador para o crime do artigo 13 da lei 13.869/19. Trata-se de conduta com idêntica reprovabilidade e, portanto, merecedora de igual sanção.

Por fim, como ainda não há norma penal, resta a lamentação dos amantes da dignidade. O "show" não tem que continuar.

_________

t*Samer Agi é juiz de Direito substituto do TJ/DF, mestrando em ciências jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa, autor do livro "Comentários à nova Lei de Abuso de Autoridade e coautor da obra "Os 23 pontos da sentença penal", ambas pela editora CP Iuris.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca