MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O que é análise SWOT na advocacia?

O que é análise SWOT na advocacia?

Criar um planejamento estratégico para seu escritório não deve ser algo difícil. Conheça a análise SWOT e veja como aplicar ela na advocacia.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Atualizado às 08:04

t

Você já pensou em começar a implantar uma gestão estratégica, mas não soube por onde começar? Ou sempre deixa para depois o lado administrativo do seu escritório de advocacia?

Muitas vezes isso acontece e o motivo é que, quase sempre, a preocupação está em atender clientes e resolver casos, enquanto questões voltadas à administração e planejamento estratégico ficam em segundo plano. 

Pensando nisso, uma das ferramentas mais conhecidas e fáceis de aplicar é a análise SWOT e ela pode ajudar a mudar essa situação em seu escritório. 

Se você deseja começar a implantar a gestão estratégica, este é um bom início! Separamos aqui neste artigo algumas dicas de como aplicar a análise SWOT na advocacia. 

O que é a análise SWOT?

A análise SWOT, também conhecida como matriz SWOT ou análise FOFA, é uma ferramenta muito utilizada na administração. 

Seu nome é um acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que em português significam  Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. 

Criada nos anos de 1960, a matriz SWOT fez e faz grande sucesso no ramo empresarial, ajudando os gestores a criarem estratégias para alavancar seus negócios. 

Cada palavra (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) simboliza um quadrante na análise SWOT e é por meio deles que você identificará e criará um plano de ação. 

Você irá listar quais são suas habilidades que fazem com que você ou seu escritório se destaquem, quais são suas limitações, irá encontrar as oportunidades que o mercado tem a oferecer e como se proteger de possíveis ameaças.

Com essa ferramenta, é possível visualizar o cenário em que seu negócio encontra, a partir da análise dos ambientes internos e externos. Os quadrantes Strengths (Forças) e Weaknesses (Fraquezas) estão ligados ao ambiente interno, ou seja, tudo aquilo que você pode controlar.

Já os quadrantes Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) ficam no ambiente externo. Você não pode controlá-los, mas pode aproveitar as oportunidades e se precaver de possíveis ameaças. 

Análise SWOT na advocacia

Assim como em qualquer empresa, de qualquer ramo, um escritório de advocacia deve pensar em como crescer. 

Com isso, a análise SWOT se mostra uma excelente ferramenta para aplicar e começar a desenvolver um plano estratégico. 

A análise SWOT na advocacia consiste na aplicação da metodologia dentro da realidade de seu escritório. 

Veja como aplicar a análise SWOT na advocacia

A análise SWOT é composta por quatro quadrantes, sendo dividida em ambiente interno e ambiente externo. No ambiente interno, encontram-se Forças e Fraquezas e no ambiente externo Oportunidades e Ameaças.

Strengths (Forças)

Neste quadrante, você identificará quais são as forças que seu escritório possui, como por exemplo, a vantagem competitiva, em quais áreas do Direito seu escritório é especializado para atender as necessidades dos clientes e do mercado. 

Lembre-se: tudo o que for listado neste quadrante deve estar ligado ao ambiente interno, ou seja, é tudo o que você pode controlar. 

Weaknesses (Fraquezas)

Também no ambiente interno, neste quadrante você deverá listar quais são suas limitações. Por exemplo, uma área do Direito que tem muita procura, mas no momento você não consegue atender ou a falta de um programa para pesquisar publicações e acompanhar o andamento de seus processos

Aqui você deve olhar para dentro de seu escritório e ser muito sincero quanto aos pontos negativos que sua empresa possui, pois, só assim será mais fácil de identificar uma estratégia para transformar esses pontos desfavoráveis em oportunidades. 

Opportunities (Oportunidades)

Como o próprio nome já diz, neste quadrante você irá identificar quais são as oportunidades que o mercado tem disponíveis e que se encaixam com o momento ou onde você deseja estar com seu escritório.

Como exemplo, podemos observar o aumento de casos trabalhistas. Com isso, se torna um ótimo serviço para oferecer em seu escritório. 

Threats (Ameaças)

O último quadrante é o de ameaças. Aqui você deverá listar quais são as situações externas que ameaçam ou podem prejudicar o seu escritório.

Também ligado ao ambiente externo, você deve identificar quais são os riscos que o mercado sinaliza que seu negócio pode enfrentar. Por exemplo, o despreparo a respeito de uma nova legislação. 

Material para aplicar a análise SWOT

Se na teoria tudo parece muito fácil, na prática não é diferente. Fique atento ao que é aspecto interno e o que é aspecto externo. Agora que você já sabe o que é a análise SWOT na advocacia, que tal aplicá-la?

Para te ajudar, criamos um material gratuito para que você possa colocar em prática, tudo que aprendeu neste texto.

Clique aqui para baixar gratuitamente o modelo de análise SWOT na advocacia! Esperamos que ele seja de grande ajuda.

Se você quer receber materiais como esse, assine nossa newsletter e fique por dentro do melhor do conteúdo jurídico.

_________

t*Caroline Capra é analista de Marketing Jr da Advise. Produz conteúdos relacionados ao Direito e Tecnologia com o intuito de melhorar a rotina dos advogados.

ADVISE PRODUTOS E SERVICOS EM TECNOLOGIA LTDA

 

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca