MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Como se tornar um advogado diferenciado?

Como se tornar um advogado diferenciado?

Planejar a sua carreira, especializar-se, conhecer as tendências do mercado, desenvolver a sua marca, saber se posicionar e saber gerir o seu tempo são algumas das necessidades compulsórias para enfrentar este mercado.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Atualizado às 08:08

t

Nos últimos anos, o mundo vem mudando exponencialmente. Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade são palavras-chaves deste novo mercado que o advogado precisa se adaptar e adequar para não ficar para traz.

Neste cenário mais desafiador, o advogado precisa ser audaz. Planejar a sua carreira, especializar-se, conhecer as tendências do mercado, desenvolver a sua marca, saber se posicionar e saber gerir o seu tempo são algumas das necessidades compulsórias para enfrentar este mercado.

E é por isso que resolvi trazer este texto. Nele, o objetivo é ajudar o advogado entender este contexto para desenvolver uma carreira de sucesso e ter nas mãos, as rédeas de sua história:

1. Planejamento de carreira

Definir uma carreira é delinear uma trajetória que deseja seguir, entender o que é sucesso para si. É saber quais degraus precisa galgar para conseguir alcançar os seus objetivos, com as melhores estratégias do que é necessário ser feito para isso.

O impacto positivo de planejar uma carreira está no fato de que o primeiro passo para dominar e ter satisfação em qualquer coisa que você queira na vida começa pela clareza.

Outro ponto a se considerar e que tem chamado atenção é a quantidade de advogados frustrados profissionalmente. Alguns só trabalham para pagar as contas do mês. Outros não precisam nem esperar a segunda chegar para se sentirem tristes. Esta sensação já começa no domingo à noite. Existem aqueles também que fazem compensações emocionais (conscientes ou inconscientes), tais quais, compras, comida, jogos, bebida. Ou ainda, a saúde, a qualidade de vida, os amigos e os familiares não são prioridade. Aliás, eles nem sabem como encaixá-los na correria do dia a dia. Afinal, não dá tempo para isso.

Inúmeros são os sinais de que a sua carreira não vai bem. Mas como sair deste círculo vicioso e entrar num círculo virtuoso?

É para isso que existe o planejamento de carreira.

2. Trabalhar a sua marca pessoal

Todos nós temos uma marca. O grande ponto aqui é assumir o controle disso e alinhar a maneira como as pessoas nos veem à maneira como gostaríamos ser vistos.

Para isso é preciso entender melhor também os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. Embora isso possa ser um trabalho desafiador, é essencial que os advogados analisem criticamente as suas habilidades. O que você faz muito bem? Quais as áreas têm espaço para melhorias?

Entender os seus diferenciais o que você oferece que o diferencia dos outros? Que experiência profissional ou pessoal você tem que as outras pessoas não têm?

As respostas a essas perguntas fornecerão a base sobre a qual você irá construir a sua marca pessoal. Tenha em mente que branding não é sobre você se transformar em algo que não é. É sobre autenticidade e apresentar a melhor versão possível de si mesmo. 

3. Desenvolver o seu Marketing Jurídico

Como divulgar a sua marca no universo online e offline sem afrontar o Código de Ética da Ordem? Existem inúmeras maneiras, mas é preciso primeiro entender melhor os seus objetivos, definir o seu público e direcionar as estratégias para os melhores canais. Todos estes pontos são fundamentais para divulgar a sua advocacia.

Planejamento, clareza, coerência e constância são essenciais. O advogado de sucesso precisa dominar estes quesitos. Para ser reconhecido é preciso ser conhecido.

4. Gestão de Tempo

Cadê o seu tempo? O que anda fazendo de errado? O que você não previu? Onde foram parar as horas e os minutos dos seus dias? Evaporaram? O que acontece é que você, provavelmente, tem deixado escoar os minutos preciosos dos seus dias diretamente pelo ralo.

Multitarefa, reuniões mal planejadas, tempo excessivo na internet, incessantes interrupções e falta de regras para as prioridades são alguns dos grandes desperdiçadores do dia a dia.

Administrar bem o tempo é um dos principais desafios dos advogados atualmente.

Compromissos e prazos devem ser cumpridos de forma organizada para evitar que a sua vida pessoal e profissional se afunde na bagunça, o que pode se refletir de forma negativa na sua imagem.

Gerenciar seu tempo de forma otimizada também é essencial para garantir que você não acabe se tornando refém do trabalho.

5. Posicionamento

O posicionamento é um dos aspectos mais importantes da estratégia de uma marca pessoal. É tudo uma questão de entender compreender quais são os seus diferenciais e como você irá trabalhá-los no mercado para se destacar dos seus concorrentes para maximizar a importância da sua advocacia.

Entender o seu público, o que ele quer e o que conhece sobre a transformação que você propõe, vai te ajudar a ajustar o seu posicionamento neste sentido.

_________

t*Maria Olívia Machado é advogada, coach na Thelema Coaching, mentora jurídica e a atual Presidente da Comissão Especial de Coaching Jurídico da OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo. Criadora do método "Advocacia de Impacto".


AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca