MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Impactos gerados na propriedade industrial a partir dos movimentos antirracistas

Impactos gerados na propriedade industrial a partir dos movimentos antirracistas

Não bastasse as mudanças globais geradas pela covid-19, ainda, em maio deste ano atípico, assistimos a morte brutal do ex-segurança Gerge Floyd ocorrida nos Estado Unidos da América.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Atualizado em 21 de setembro de 2020 14:00

t

O ano de 2020 têm se mostrado um ano repleto de grandes desafios e, consequentemente, de mudanças de hábitos e crenças em todos os âmbitos. Como principal desafio podemos destacar a pandemia causada pela covid-19, que forçou a grande parte população por todo o mundo a rever alguns padrões sociais, bem como de se adaptar à nova rotina, como por exemplo, o distanciamento social e a opção pelo teletrabalho.

Não bastasse as mudanças globais geradas pela covid-19, ainda, em maio deste ano atípico, assistimos a morte brutal do ex-segurança Gerge Floyd ocorrida nos Estado Unidos da América.

Em resposta ao ocorrido, o mundo se levantou em um grande movimento antirracista gerando tanto nos Estado Unidos da América como em diversos outros países inúmeras manifestações contra a desigualdade racial, por meio do movimento intitulado "Black Lives Matter", que em sua tradução literal significa: "Vidas Negras Importam".

Todo este levante contra a desigualdade racial, tem gerado, ainda, mudanças dentro de grandes empresas do setor privado, como é o caso da empresa norte-americana de alimentos, Quaker Oats, que anunciou, logo após o início dos movimentos antirracistas, a alteração de sua marca Aunt Jemima ("Tia Jemima", em tradução literal), que está no mercado há 130 anos e é utilizada para identificar mix de panquecas e xarope próprios.

Fazendo referência ao personagem "Tia Jemima", a marca Aunt Jemima traz em sua embalagem uma mulher negra vestida como menestrel. A fim de tornar a marca politicamente correta, a empresa norte-americana anunciou que reformulará a referida dando-lhe nova roupagem, novo nome e nova imagem. Assim, espera extinguir suas origens baseadas em um estereótipo racial que não se adequa mais ao momento atual.

t

Neste mesmo sentido, a empresa brasileira do ramo de produtos de limpeza, Bombril, anunciou que irá retirar de seu portfólio de produtos a esponja de aço identificada pela marca "Krespinha". Isto porque, quando esta marca foi criada, há praticamente 70 anos, era divulgada com a ilustração da figura de uma criança negra com cabelos crespos. Justamente por este motivo é que a esponja recebeu o nome de "krespinha".

t

Ainda, nesta mesma toada, a empresa francesa L'Oréal anunciou que irá remover de seus produtos os termos: branco/branqueador (white/whitening); claro/clareamento (fair/fairness, light/lightening) utilizados para indicar a homogeneização da pele. Isto porque, estas expressões levam a crer que uma pele bonita, para que seja considerada bonita e/ou saudável, precisa ser uma pele branca/clara, o que contraria a igualdade racial.

As decisões tomadas por estas grandes companhias globais demonstram uma mudança estrutural interna importantíssima, que vem em resposta a toda a mobilização e campanhas antirracistas ocorridas no mundo todo.

Fato é que o ano de 2020, com certeza, será um divisor de águas. Pois nos fez parar e refletir sobre a forma como nos relacionamos, trabalhamos e até mesmo como lidamos com a diferença inerente a cada indivíduo que nela está inserido.

_________

*Patrícia Biasini é advogada especialista em direito da propriedade industrial no escritório Adriana Lucena Sociedade de Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca