MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Finalmente em 2020, parabéns Brasil, parabéns ANAN - a Associação Nacional da Advocacia Negra faz 1 ano

Finalmente em 2020, parabéns Brasil, parabéns ANAN - a Associação Nacional da Advocacia Negra faz 1 ano

Convidando todas as pessoas negros e brancos que tenham a expectativa de um país mais justo, celebramos 1 ano de lançamento e juntos afirmamos: parabéns Brasil, parabéns à Associação Nacional da Advocacia Negra - ANAN, 2020.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Atualizado às 12:42

t

Luis Gama, advogado negro nascido em 1830 na Bahia era filho de Luiza Mahin, negra livre que participou da Revolta dos Malês e sofreu as consequências de sua luta por igualdade: foi perseguida e exilada do convívio familiar. O pequeno Luis aos 10 anos foi vendido pelo próprio pai, homem branco, português. Gama superou tudo isso e provou que havia nascido livre. Com capacidade autodidata alfabetizou-se e seguiu para sua valiosa formação como jornalista, advogado e abolicionista reconhecido como Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil.

A primeira Associação Nacional da Advocacia Negra no Brasil tem essa dimensão histórica: a ANAN reúne advogados negros brasileiros com total identidade com os desafios vividos por Luís Gama: superar a falta de oportunidades, superar a desinformação, lutar decisivamente por igualdade racial. Mas não se trata mais da história solitária de um menino negro. Agora a ANAN reúne 5 mil advogados, com grande destaque para a presença das mulheres advogadas que são metade dos associados.

Iniciativa do Dr. Estevão Silva, formado pela UNESP, a ANAN é uma iniciativa solidária que trabalha desde 2016 contra o racismo no Direito, e em prol da valorização da advocacia negra. Finalmente em agosto de 2019 realizou seu lançamento oficial em solenidade na Assembleia Legislativa de São Paulo, com a presença de advogados, ativistas do movimento negro, formadores de opinião e a imprensa.

O objetivo da ANAN é lutar pela maior participação de advogadas e advogados, estudantes e bacharéis negros em órgãos públicos e privados, para que haja a democratização racial no âmbito do Direito. Nessa finalidade, foram estruturados diversos projetos:

GRANDES ENCONTROS ANAN - valiosos encontros no mês da advocacia (agosto) com grandes operadores do direito que, com muita luta, fizeram suas trajetórias de destaque e hoje estão na ANAN abrindo portas para os que estão chegando.

ESCRITÓRIO NACIONAL DA ANAN NAS REDES SOCIAIS - plataforma que promove a fala das advogadas e advogados negros do Brasil, dá visibilidade e permite que a sociedade como um todo tenha acesso  informação de qualidade; em 6 meses já deu voz a mais de 150 profissionais de diversas áreas, com alcance de mais de 1 milhão de pessoas;

ANAN EMPREGA -  projeto que visa a inserção de profissionais negros de todas as áreas, com destaque na área jurídica e de diversas áreas e acompanhamento de profissionais de equipe multidisciplinar: psicólogo(a), pedagogo(a), advogado(a), coaching; visando equalizar oportunidades em grandes e pequenas empresas, em cargos gerenciais, analistas, administrativos, trainees, estagiários e jovem aprendiz, via parcerias com empresas públicas e privadas.

PROJETO DE CONCURSOS ANAN -  auxílio àqueles que querem seguir carreira no serviço público, o que é muito importante, já que é um incentivo aos advogados(as), bacharéis, estudantes negros(as) a ocuparem lugares de destaque que são deles por direito e, contribuírem a redução do racismo estrutural.

GRUPO DE LEITURA ANAN - projeto que que estimula o desenvolvimento do pensamento crítico, por meio do fomento à leitura.

CENSO DA ADVOCACIA NA PANDEMIA - obtenção de informações dos advogados (as) negros (as) e do mercado nesse período desafiador;

BLACK MONEY JURÍDICO - continuidade do trabalho do Censo, para movimentar os trabalhos na Advocacia Negra, com foco especial às mulheres negras advogadas;

O que a ANAN propõe afinal é uma iniciativa histórica, baseada nessa grande união de milhares de advogadas e advogados negras e negros. A proposta é o fortalecimento e a transformação da Advocacia, na perspectiva de levar adiante os direitos e interesses da Advocacia Negra no Brasil.

Para os próximos anos esperem muito mais ANAN. Deixamos aqui nossa saudação à nossa dedicada equipe de Projetos, aos Coordenadores ANAN em todo o Brasil e à Diretoria, pessoas que se multiplicam para mudar a realidade e erradicar o racismo e as desigualdades brasileiras.

Inspirados em Luis Gama, vencendo as dificuldades mais elementares, caminhamos avidamente na direção de uma nova abolição, que agora seja mais ampla e mais próxima de uma verdadeira noção de igualdade racial.

Convidando todas as pessoas negros e brancos que tenham a expectativa de um país mais justo, celebramos 1 ano de lançamento e juntos afirmamos: parabéns Brasil, parabéns à Associação Nacional da Advocacia Negra - ANAN, 2020.

_____________

t*Estevão Silva é presidente da Associação Nacional da Advocacia Negra. 

t

 

 

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca