terça-feira, 1 de dezembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Danos morais: Alteração de cadastro de pessoa transgênero

A alteração do nome e do sexo da pessoa no registro civil implica, consequentemente, na atualização de cadastros perante instituições educacionais, de saúde, entre outras, sem que haja qualquer oposição.

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

tImagem: Arte Migalhas

O STF, ao julgar a ADIn 4.275, em março/18, consolidou o entendimento de que a pessoa transgênero tem o direito de poder afirmar a sua identidade sem limitações, podendo alterar o seu pronome e sexo diretamente nos cartórios de registro civil, prescindindo de cirurgia de transgenitalização ou outro tratamento médico. Ou seja, a realidade do cotidiano se impôs e garantiu à pessoa transgênero não somente o direito de se apresentar, mas de ser reconhecida pela sociedade de acordo com a compreensão que tem sobre si, sob o amparo do princípio da dignidade da pessoa humana.

A alteração do nome e do sexo da pessoa no registro civil implica, consequentemente, na atualização de cadastros perante instituições educacionais, de saúde, entre outras, sem que haja qualquer oposição. No entanto, verificada a resistência na adequação do cadastro, aquele que se opõe injustificadamente, poderá ser responsabilizado civilmente, a exemplo da condenação ao pagamento de indenização por danos morais imposta à entidade financeira e mantida pelo TJ/RS, no julgamento da apelação cível 70079953147.

Esclareça-se, que a despeito de ter sido reduzido o valor da indenização, destacou o Tribunal ter havido falha na prestação do serviço oferecido pelo banco, ao deixar de retificar o nome do cliente, impondo-lhe danos que transcenderam o mero aborrecimento.

_________

t*Vanessa Pedrollo Cani é advogada e membro do Escritório Professor René Dotti.

Atualizado em: 5/10/2020 08:01

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Giselle Farinhas

Migalheira desde 2017

Guershom David

Migalheiro desde 2020

Justiliana Sousa

Migalheira desde 2020

Celso Cintra Mori

Migalheiro desde 2005

Vanessa Mollo

Migalheira desde 2019

Ricardo Penteado

Migalheiro desde 2008

Scilio Faver

Migalheiro desde 2020

Pablo Domingues

Migalheiro desde 2017

Publicidade