MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Advocacia 2021

Advocacia 2021

A advocacia 2021 requer reaprendizagens, reinvenções, ressignificados e autocrítica.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Atualizado às 13:58

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O Direito brasileiro e mundial atravessa uma fase de mudanças. A globalização e a crescente evolução tecnológica geram novas formas de interação e o surgimento de novas oportunidades comerciais. Leis, práticas e regras, outrora vistas como verdadeiros dogmas, perdem sentido, dando lugar a mais eficientes formas de regulamentação (ou desregulamentação).

O silogismo jurídico cede lugar à nova dialética em um mundo de múltiplas verdades. O formalismo abraça a simplicidade. O indecifrável juridiquês não mais se sustenta em um mudo de comunicações líquidas. O conservadorismo é atropelado pelas constantes inovações tecnológicas, imediatismo e o estado constante de urgência. O dinheiro torna-se "cripto" e os dados cada vez mais valiosos.

A pandemia acelera a realidade virtual e o ambiente de trabalho se confundi com o lar. A gravata cede lugar ao pijama. Despachos são dispensados sem o habitual contato. Tribunais viram lives, ao som do Zoom, Teams e WhatsUp.

Ao mesmo tempo, essas novas tecnologias transformam e "disrompem" a própria atuação do advogado, Em tempos de lawtechs, inteligência artificial e até robôs-advogados, não há mais lugar para o mero "operador do Direito", o decorador de leis, muitas vezes ultrapassadas e inócuas. O advogado moderno deve, sem esquecer-se da lei vigente, ser um hábil negociador, esculpindo as condições mais benéficas e "tailored made" ao seu cliente, com total consciência do que pode ser abdicado e o que é, de fato, essencial.

O Direito se reinventa com advogados e clientes empoderados pela super conectividade e a complexidade da autofagia instantânea do conhecimento. A advocacia 2021 requer reaprendizagens, reinvenções, ressignificados e autocrítica. O advogado que conseguir quebrar paradigmas e limitações estará mais bem posicionado para atender seus clientes e gozar de crescimento estável e harmônico.

_________

 *Eduardo Ludmer é sócio do Ludmer Law, advogado no Brasil e em Israel. Mestre em Direito da Propriedade Intelectual e das Novas Tecnologias pela Universidade Hebraica de Jerusalém.

t

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca