MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. O desafio da contratação de pessoas com deficiência

O desafio da contratação de pessoas com deficiência

No mês em que se comemora o dia da pessoa com deficiência, não se pode esquecer a importância de se discutir a inclusão desses profissionais no mercado e as questões que cercam este tema.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Atualizado às 08:02

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

As Nações Unidas, desde 1992, determinaram que todo o dia 03 de dezembro deveria ser dedicado, internacionalmente, como uma data comemorativa às pessoas com deficiência.

A intenção seria a de fomentar constante debate e compreensão de importantes questões ligadas à defesa dos diretos das pessoas com deficiência, com foco em um olhar cuidadoso para a garantia de sua dignidade, saúde e bem estar.

Na esfera judicial trabalhista brasileira, um dos temas que usualmente comporta grande discussão acerca do profissional com deficiência, seria as dificuldades encontradas para o cumprimento da cota de contratação de pessoas com deficiência, à qual as empresas com mais de 100 empregados estão sujeitas, em decorrência do previsto no artigo 93 da lei 8.213/91.

Ainda que nobre e necessária a previsão legal, o que vem se vivenciado ao longo dos anos é verdadeira batalha das empresas na tentativa de cumprir esta obrigação, o que lhes impõe o constante risco de sofrerem fiscalizações pela Secretaria do Trabalho e investigação pelo Ministério Público do Trabalho que, não raro, as sujeitam à multas administrativas de valores significativos e, judicialmente, à condenações em indenização por danos morais coletivos que não são desprezíveis e obrigações de fazer sob pena de aplicação de multas.

As dificuldades impostas às empresas são diversas e navegam por caminhos espinhosos como: a histórica baixa qualificação do profissional com deficiência; ausência de incentivo familiar para que este profissional busque o mercado de trabalho; dificuldades de mobilidade agravadas pelo pobre transporte público urbano oferecido em diversas localidades no território nacional; desinteresse do cidadão com deficiência oriundo do recebimento do benefício previdenciário - LOAS.

Somado aos pontos acima, tem-se, muitas vezes, os obstáculos inerentes à algumas atividades fim que podem não comportar, em grande parte de sua operação, a contratação do profissional com deficiência, na medida em que várias condições pessoais os impediriam de executar com segurança as funções existentes da empresa ou a preencher os requisitos de regulamentos da categoria. Casos clássicos de setores que enfrentam essa situação seriam os de: transporte de carga; aeroviário, off shore, dentre outros.

Neste cenário, em especial após a Reforma Trabalhista e considerando a máxima de que o negociado se sobrepõe ao legislado, algumas empresas e até mesmo categorias têm negociado coletivamente regras mais próximas à sua realidade para gerir o cumprimento da cota de contratação de pessoas com deficiência.

Muito se discutiu se este poderia ser um caminho seguro juridicamente e que garantisse a real oportunidade às pessoas com deficiência interessadas em ingressar e progredir no mercado de trabalho, sem cominar aos empregadores metas inatingíveis.

Entretanto, neste mês simbólico para o direito desses cidadãos e profissionais, em julgamento ocorrido no dia 7/12/20, a Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho, em análise a ação movida pelo Ministério Público do Trabalho, entendeu por bem em anular cláusulas da convenção coletiva do trabalho celebrada entre o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) e o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), as quais excluíam da base de cálculo da cota de pessoas com deficiência e, também, de aprendizes, os aeronautas.

Resumidamente, o entendimento da SCD foi o de que a matéria não poderia ter sido objeto de negociação coletiva, pois se estaria regulando direitos difusos e, neste sentido, indisponíveis. (Processo: AACC-1000639-49.2018.5.00.0000)

O que se vê, portanto, é que o impasse parece não ter fim e, enquanto isso, muitos empregadores continuarão a travar árdua batalha na tentava de cumprir a cota legal de contratação de pessoas com deficiência, não por motivos próprios, mas em razão de questões impostas por situações alheias à sua vontade.

Neste panorama, a certeza é a de que a inclusão, o respeito e a fomentação do ingresso e especialização da pessoa com deficiência no mercado, de modo consciente e constante, é assunto de suma importância e deve estar sempre na ordem do dia. Por outro lado, não se pode fechar os olhos para os entraves que certos setores enfrentam, decorrentes de barreiras regulamentares da categoria e da sua própria produção, sendo imperioso que se discuta um caminho alternativo, viável, para garantia da empregabilidade desses profissionais em linha com as características próprias de certos universos empresariais e industriais.

Christiana Fontenelle

Christiana Fontenelle

Sócia do escritório Bichara Advogados.

João Pedro Eyler Póvoa

João Pedro Eyler Póvoa

Sócio conselheiro do escritório Bichara Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca