MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Números de softwares registrados voltam a crescer em meio a pandemia

Números de softwares registrados voltam a crescer em meio a pandemia

Para os próximos anos, a expectativa é de que os números continuem aumentando, especialmente, em um contexto diretamente afetado pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Atualizado às 08:58

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A partir de 2017, quando o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com a intenção de desburocratizar e tornar mais seguro o processo de registro de software, passou a adotar um procedimento inteiramente eletrônico para a concessão de novos registros, o número de novos pedidos protocolados tem crescido cada vez mais ano a ano.

A título de exemplo, de acordo com dados estatísticos divulgados pelo próprio Instituto, entre 2013 e 2017, a média anual de novos registros concedidos foi de aproximadamente 1.645 ao ano. Já em 2018 temos um crescimento considerável em tal número, com a concessão de 2.511 registros, enquanto em 2019 foram concedidos 3.049.

Ou seja, é perceptível que a estratégia adotada pelo Instituto trouxe resultados extremamente positivos ao facilitar o processo de registro de programas de computador. Atualmente, com a implementação do sistema eletrônico de protocolo, o INPI leva cerca de 2 semanas para conceder um novo registro, prazo que, anteriormente, já foi de cerca de 100 dias.

Mas não foi somente a simplificação do processo de registro que proporcionou este crescimento. O desenvolvimento cada vez maior do mercado digital fez com que as empresas dessem ainda mais atenção a necessidade de obtenção deste registro.

Isso porque, ainda que a legislação brasileira estabeleça expressamente que a proteção dos direitos relativos ao software independe da obtenção de qualquer registro - sua proteção é garantida a partir de sua criação -, o registro do software é importante para atestar a data de criação e a titularidade sobre o programa desenvolvido. Um certificado de registro pode ser utilizado, por exemplo, para solucionar litígios judiciais que decorram de questionamentos envolvendo a autoria ou titularidade de um software.

Além disso, a posse de um documento oficial de registro de software agrega valor à empresa ao atestar a titularidade e exclusividade de um bem tão valioso e importante para o seu desenvolvimento interno e perante o mercado.

Para os próximos anos, a expectativa é de que os números continuem aumentando, especialmente, em um contexto diretamente afetado pelos efeitos da pandemia do novo Coronavírus. As restrições implementadas em uma tentativa de conter o avanço do vírus impactaram diretamente diversos setores do mercado, ao reduzir consideravelmente a circulação de consumidores em lojas físicas.

Diante deste contexto, muitas empresas se viram obrigadas a acelerar sua migração para o mercado virtual, através da criação de suas próprias plataformas de vendas on-line. Inclusive, é possível relacionar este cenário aos próprios dados divulgados pelo INPI em seu site oficial.

Durante os primeiros 5 meses de 2020, momento inicial da pandemia, em que as incertezas a respeito do seu impacto e duração ainda pairavam no mercado, foram concedidos uma média de 196 novos registros por mês, representando uma queda em comparação com os resultados obtidos nos últimos meses de 2019. A título de exemplo, em outubro de 2019, o INPI chegou a conceder um total de 350 novos registros.

Contudo, a partir de junho, com a percepção de que a pandemia não chegaria ao fim tão cedo e a necessidade de se adaptar à nova realidade, os números de registros voltam a crescer.

De junho a outubro foram concedidos um total de 1.411 novos registros (aproximadamente 59% de todos os registros concedidos durante o ano), sendo que em outubro o número voltou a superar a linha dos 300 registros, atingindo um total de 326 novos pedidos concedidos.

Essas são informações que podem indicar uma movimentação do mercado em explorar cada vez mais o mercado digital.

Com a entrada de um novo ano e a expectativa para o desenvolvimento e disseminação de meios de combate ao avanço da pandemia, vai ser importante analisar as estratégias adotadas pelas empresas para se estabilizar a esta nova realidade.

Naturalmente, o processo de compreensão deste cenário compreende também um acompanhamento dos novos dados a serem divulgados pelo INPI durante os próximos meses. Com tais informações talvez seja possível termos uma ideia se este é um movimento temporário do mercado ou se o comércio eletrônico de fato se consolidou perante os consumidores.

 

Antonio Curvello

Antonio Curvello

Sócio da Daniel Advogados.

Guilherme Filho

Guilherme Filho

Sócio da Daniel Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca