MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. 8 lições da covid para a crise climática

8 lições da covid para a crise climática

Eis algumas lições que a crise de hoje nos dá para enfrentar a crise de amanhã (que, na verdade, já é também uma crise de hoje!).

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Atualizado às 09:53

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A agenda da crise climática precisa entrar na pauta da infraestrutura, e é já!

Não há nada mais difícil do que pensar no longo prazo quando estamos no auge de uma crise, que nos chama para o hoje. Mas, também não há nada mais necessário. Já sabemos o quanto estamos perdendo com a crise da pandemia do covid-19. No entanto, e se aproveitássemos a crise de hoje para perder menos na próxima? Uma das propostas para a retomada pós pandemia é exatamente o investimento em infraestrutura. E é imperativo que esse investimento integre resiliência e sustentabilidade na modelagem desses empreendimentos. Eis algumas lições que a crise de hoje nos dá para enfrentar a crise de amanhã (que, na verdade, já é também uma crise de hoje!).

  1. Não ignorar o que diz a ciência: Apesar de todas as evidências científicas, a pandemia foi reiteradamente negada ou teve seus riscos subestimados. Aquelas nações que, diante da incerteza, deixaram de recorrer ao conhecimento pagaram um preço alto em termos de saúde e economia. Ao contrário, confiar na produção científica e na capacidade humana de produzir conhecimento e soluções viáveis para a crise foi o caminho mais eficiente para sair da crise mais rapidamente ou reduzir seus efeitos. A ciência nos diz, de maneira praticamente unânime, que a única forma de agir para evitar catástrofes climáticas frequentes e dramáticas é agir já. Quanto mais adiarmos a descarbonização, mais radicais serão as medidas a serem tomadas (ou piores serão os efeitos da omissão).
  2. Ação concertada e conjunta. Assim como no caso da pandemia, ações isoladas não adiantam praticamente nada para evitar eventos climáticos extremos: o que o meu vizinho faz tem impacto direto na minha vida e no meu futuro, e o nosso destino é comum.
  3. Rapidez e antecedência. Os efeitos de não fazer nada agravam profundamente os efeitos do evento, seja ele a pandemia ou a crise climática. O preço que pagamos pela demora ou pela inação é muito alto. Cada vez mais as restrições terão que ser maiores para "flatten the curve" do clima.
  4. Preparação é a alma do negócio. Países que não foram imediatamente tomados pela pandemia tiveram mais tempo para antever efeitos e se preparar. Aqueles que não aproveitaram essa oportunidade pagaram muito caro. O mesmo se aplica para a crise climática: a preparação começa ontem, tanto para mitigação quanto para reparação.
  5. Aproveitar a visibilidade. No caso da covid-19, os efeitos da ação de todos, não só do governo, mas também sociedade civil, mercado, indivíduos, coletividades, são percebidos poucas semanas depois. Esse caráter pedagógico pode e deve ser aproveitado para evidenciar que há medidas para serem tomadas para crises com efeitos menos imediatamente perceptíveis, mas igualmente graves. O mundo não aguenta uma nova crise econômica e social do tamanho desta.
  6. Empatia é a saída! Aqueles governos que deixaram de se voltar para os efeitos imediatos da pandemia sobre a população não somente de saúde, mas também e, sobretudo, econômicos  pagaram um preço alto pela indiferença e falta de empatia. Ao contrário, os governos que procuraram oferecer maior inclusão e preservação das condições de vida de sua população foram fortalecidos. Ou ao menos não sofreram desgaste adicional durante a pandemia.
  7. Não há contradição entre saúde e economia; nem entre desenvolvimento e sustentabilidade. A narrativa de aparente contradição é equivocada, assim como a narrativa que procura opor preocupações de longo prazo às de curto prazo, ou crescimento à redução do carbono na economia.
  8. Universalidade do problema, mas distribuição desigual dos resultados. Tanto para a covid-19 quanto para a crise climática, se o problema é universal, seus efeitos não são distribuídos democraticamente. A doença e os óbitos atingem sempre os que tem menos condição de se proteger, assim como no caso de mudanças climáticas. Países em desenvolvimento já sofrem mais intensamente a crise climática, com deslocamentos populacionais intensos por escassez de água ou comida e eventos climáticos extremos.

E o que infraestrutura tem a ver com tudo isso? Tudo! Ignorar a crise climática nos investimentos de infraestrutura, que terão que ser feitos nos próximos anos, apenas trará ineficiência de longo prazo para o investimento de recursos públicos já bastante escassos. Precisamos agir já, e agir sabiamente, para que não percamos a oportunidade de criar ativos resilientes, duradouros e que tenham impacto efetivo na vida da população. É o que nos ensina a crise do covid-19, ao prenunciar a crise de amanhã.

 

Tatiana Cymbalista

Tatiana Cymbalista

Advogada do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca