MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Os pilares para o advogado do futuro: Mindset, tecnologia e gestão ágil!

Os pilares para o advogado do futuro: Mindset, tecnologia e gestão ágil!

Dentro do contexto de transformação digital, a figura do advogado tem passado por mudanças importantes, expondo a necessidade de se adaptar à inovação da prática advocatícia

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Atualizado às 08:29

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O mercado jurídico foi alvo da transformação digital, bem como todo os segmentos e áreas de atuação. Durante os últimos meses, notamos essa transformação ocorrendo de forma acelerada e, com isso, demandando dos profissionais se adaptarem à nova realidade.

Sendo assim, diante da acelerada mudança de era, podemos afirmar que o advogado do futuro se encaixa nesse padrão de profissional que precisa estar antenado e conseguir acompanhar as a revolução do direito 4.0 que vêm acontecendo. Na era digital, é preciso também que os profissionais do Direito pensem além de tudo o que já foi vivido até hoje e façam da tecnologia a sua maior aliada para colocar as pessoas no centro de tudo.

Os recursos digitais, como a integração com novas tecnologias, legislações (exemplo a nova Lei Geral de Proteção de Dados), audiências virtuais e profissionalizar a gestão dos escritórios de advocacia vêm ganhando ainda mais força no mercado. Todos esses recursos interferem na rotina em que esses advogados trabalham, colocando em evidência a necessidade de um olhar estratégico para o futuro e modelos de negócios inovadores.

Diante desse novo cenário, é de extrema importância que o mercado jurídico se adeque à essa nova realidade e busque orquestrar a integração das pessoas com a tecnologia como pilar do planejamento estratégico do advogado do futuro. No entanto, isso requer, primeiramente, uma mudança ampla de pensamento.

Mude o seu Mindset: sair da zona de conforto e mudar o Mindset é a chave para mudar definitivamente o status quo da forma de advogar no Brasil e no mundo. Com isso, o profissional do futuro é aquele que está aberto para novos desafios e consegue implementar esse pensamento na prática do dia a dia. Esse novo profissional tem a mentalidade que as tecnologias sejam utilizadas para potencializar suas habilidades e conectar genuinamente todos os agentes do ecossistema jurídico do país, colocando o operador do direito como protagonista desse movimento irreversível.

Explore novas tecnologias: nos escritórios de advocacia, já podemos notar as tradicionais pilhas de papéis sendo deixadas de lado, assim dando espaço para a centralização digital desses documentos. Não só por questão de organização, mas esses recursos têm garantido ainda mais assertividade aos processos, uma vez que não demandam a participação humana em atividades repetitivas e manuais. Além disso, soluções que utilizam a Inteligência Artificial podem dar ainda mais agilidade na resolução dos casos. Logo, podemos notar que isso é algo que agrega valor para os dois lados: profissional e cliente.

Seja um diferencial no mercado: toda a evolução tecnológica que estamos presenciando não diz respeito somente ao profissional do futuro, mas também sobre o consumidor atual. Estudos apontam que esse novo consumidor está cada vez mais seletivo, consciente e tecnológico, mas essas atitudes não estão relacionadas somente ao "novo normal", elas já foram incorporadas pela sociedade. O que o seu negócio jurídico tem de diferente para entregar a esse novo consumidor? Por meio da tecnologia, entregue facilidade, segurança para os seus clientes e acima de tudo acesso a justiça.

Unindo os três principais pilares apresentados acima, podemos enxergar o advogado do futuro como um profissional com muitas habilidades e cobiçado pelo mercado. Por outro lado, temos que ter em mente que a transformação é continua e exponencial, ela ocorre a todo momento, então, é preciso sempre aprimorar e atualizar essas habilidades adquiridas ao longo da trajetória. No fim, você não será visto somente como um advogado, mas também um profissional dinâmico e inovador, indispensável para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Encerro o artigo destacando que a tecnologia é uma realidade inadiável para o universo jurídico. Não é sobre substituir o protagonismo humano ou ofuscá-lo de alguma forma, mas de simplificar o dia a dia de profissionais que podem centralizar seu tempo em proporcionar uma melhor experiência para seus clientes. Introduzir essa nova filosofia operacional em um escritório de advocacia é o mesmo que abrir as portas para um futuro repleto de oportunidades.

O futuro é feito agora!

Vinicius Marques

Vinicius Marques

Founder e CEO da EasyJur Software Jurídico Inteligente, especializado em Gestão e Tecnologia Jurídica.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca