MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A necessidade de ação revisional do Fundo de Participação dos Municípios

A necessidade de ação revisional do Fundo de Participação dos Municípios

A discussão sobre os valores repassados aos Municípios pelo Fundo de Participação não é uma novidade, tanto que o STF já se pronunciou em dois momentos distintos.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Atualizado às 12:03

 (Imagem: Arte Migalhas.)

(Imagem: Arte Migalhas.)

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de acordo com a Constituição Federal (art. 159, I, b1), é uma transferência constitucional mensal, que a União deve fazer para os Municípios, de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), acrescidos de 1% nos meses de julho e dezembro de cada ano. Logo, cada Município recebe o montante diretamente proporcional ao desempenho da arrecadação líquida desses impostos no decênio anterior.

O intuito da criação do fundo foi a redução das desigualdades sociais e econômicas entre os Municípios brasileiros. Contudo, nos últimos anos, o FPM se tornou uma das suas principais fontes de recursos financeiros, influenciando diretamente no seu desenvolvimento.

Diante da progressiva queda nos montantes transferidos, foi possível notar um descompasso em relação à arrecadação tributária, uma vez que o percentual dos valores repassados está sendo inferior aos valores arrecadados a título de IR e IPI.

Esse ponto fica evidente ao se observar que a União, ao exercer o dever de arrecadar os referidos impostos e realizar a devida transferência para o fundo, deduz os valores dos incentivos fiscais com arrecadação sem qualquer previsão constitucional.

Ocorre que, por meio da edição de diversas leis ordinárias, a União acabou por diminuir consideravelmente, através da concessão de benefícios e incentivos fiscais dos mais diversos, a base de cálculo a ser considerada para efeito da repartição da receita tributária.

A discussão sobre os valores repassados aos Municípios pelo Fundo de Participação não é uma novidade, tanto que o Supremo Tribunal Federal já se pronunciou em dois momentos distintos.

O primeiro posicionamento se deu quando do julgamento do RE 705.4232, no qual o Município requerente almejava a possibilidade de acrescer à base de cálculo do FPM valores que deveriam ter sido arrecadados caso não tivessem sido concedidas as isenções ou reduções de alíquota.

O entendimento firmado pelo Supremo partiu da premissa de que as renúncias de receita não estavam compreendidas na expressão "produto da arrecadação" prevista na Constituição, e concluiu que os incentivos fiscais sem arrecadação não deveriam, de fato, compor a base de cálculo do FPM, já que os valores não foram arrecadados.

O segundo e mais significativo posicionamento do STF decorreu no julgamento da ACO 758/SE, em que o Município demonstrou que os incentivos fiscais com arrecadação, que nada se assemelham à isenção/renúncia, são políticas de reengenharia financeira praticadas pela União, vinculando o produto da arrecadação aos programas de fomento dos mais diversos, violando claramente os princípios constitucionais relacionados à distribuição de receitas e à autonomia financeira dos Municípios e Estados.

Como não poderia ser diferente, o plenário do Supremo decidiu que a atual sistemática adotada pela União para esse caso é inconstitucional, não podendo o ente maior deduzir despesas de incentivos fiscais concedidos por lei infraconstitucional, a fim de apurar o montante do FPE devido aos Estados, e, por conseguinte, do FPM inerente aos Municípios.

Convém ressaltar que esse segundo entendimento não trata de discussão a respeito da possibilidade de a União poder ou não conceder incentivos fiscais, benefícios, isenções, ou até perdoar dívidas. Tal debate já tem posicionamento sedimentado no sentido afirmativo. O que se enfrentou foi a impossibilidade de a União vincular verbas do qual não é a destinatária.

Sob esta ótica, e no que tange ao corpo deste artigo que busca analisar esse segundo posicionamento, bem como seus desdobramentos na doutrina e nos Tribunais pátrios, adere fielmente ao texto constitucional, que é claro ao estabelecer que o repasse é resultado da porcentagem da arrecadação dos impostos mencionados, sem quaisquer deduções.

Nesse sentido passou a se manifestar - acertadamente - o egrégio Tribunal Regional Federal da 1ª região. A propósito, confira-se recentíssimo julgado:

FINANCEIRO E PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO DE RITO ORDINÁRIO. FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS - FPM. BASE DE CÁLCULO. INCLUSÃO DAS DESONERAÇÕES FISCAIS SOBRE IR E IPI. PROGRAMAS PIN E PROTERRA. POSSIBILIDADE. DECISÃO DO STF NA ACO 758/SE. PRECEDENTES DO STF. PRESCRIÇÃO QUINQUENAL (DECRETO 20.910/1932). ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA. MANUAL DE CÁLCULOS DA JUSTIÇA FEDERAL. APELAÇÃO DO MUNICÍPIO E SUA REMESSA OFICIAL, TIDA POR INTERPOSTA, PROVIDAS.

1. Tratando-se de matéria atinente a direito financeiro, a prescrição rege-se pelo disposto no decreto 20.910/1932, que estabelece o prazo prescricional quinquenal para qualquer direito ou cobrança contra a União.

2. A participação dos Estados, no que arrecadado pela União, faz-se segundo o figurino constitucional, sendo impróprio subtrair valores destinados aos Programas PIN e PROTERRA (ACO 758/SE, Tribunal Pleno, Rel. Min. Marco Aurélio, por maioria, DJ 1º/08/2017).

3. À vista da jurisprudência do STF, como os programas PIN e PROTERRA foram criados por normas infraconstitucionais, não devem ter os seus valores deduzidos dos repasses feitos pela União aos municípios a título do FPM, cujo percentual foi definido por regra constitucional (art. 159, I, b, CF). O mesmo entendimento aplica-se aos demais Fundos em referência nesta ação (FINOR, FINAM, FUNRES e FCEP), pois também foram criados por normas infraconstitucionais.

4. Atualização monetária do indébito nos termos do Manual de Cálculos da Justiça Federal.

5. Apelação do Município e sua remessa oficial, tida por interposta, providas.

(TRF-1 - APC: 1016561-72.2018.4.01.3400, Relator: DESEMBARGADOR FEDERAL MARCOS AUGUSTO DE SOUSA, Data de Julgamento: 14/9/2020, OITAVA TURMA, Data de Publicação: 8/6/2020)

Como reafirmado pelo TRF1, sem que houvesse nenhuma previsão constitucional, a União houve por bem proceder à dedução dos benefícios fiscais, acarretando patente prejuízo a todos os 5.570 municípios do país.

À título de exemplo, o PIN e o PROTERRA são fundos infraconstitucionais criados para promover maior integração de determinadas regiões à economia nacional e viabilizar o acesso do homem à terra com melhores condições de emprego da mão de obra e fomento à agroindústria.

Contudo, conforme já apontado alhures, a dedução dos valores correspondentes a tais contribuições da base de cálculo utilizada pela União para a definição do montante do FPM não faz jus ao disposto na Carta Magna, uma vez que há nítida alteração dos critérios de distribuição de receita sem que tenha sido realizada a devida emenda constitucional nesse sentido.

Importante salientar sobre esse tema que, quando do julgamento da ACO 758/SE, o exmo. ministro Carlos Ayres Britto, em notas taquigráficas, resumiu bem a atuação da União com a criação de incentivos fiscais como "uma espécie de cortesia com o chapéu alheio".

A esse respeito, confira-se lição do r. Sacha Calmon Navarro Coêlho:

"De observar que esta questão da repartição de receitas fiscais ou, noutro giro, das participações das pessoas políticas no produto da arrecadação das outras, não tem absolutamente nenhum nexo com o Direito Tributário. Em verdade são relações intergovernamentais, que de modo algum dizem respeito aos contribuintes. A inclusão da seção ou, por outro lado, do assunto por ela versado, no Capítulo do Sistema Tributário, constitui evidente equívoco."

Na mesma linha, confira-se entendimento exarado pelo r. Kiyosi Harada:

"No imposto de receita partilhada há, necessariamente, mais de um titular, pelo que cabe à entidade contemplada com o poder impositivo restituir e não repassar a parcela pertencente à outra entidade política. O imposto já nasce, por expressa determinação do Texto Magno, com dois titulares no que tange ao produto de sua arrecadação"3.

Logo, levando em consideração a importância do fundo para a manutenção dos municípios brasileiros, os impactos advindos do repasse a menor da referida verba trazem à tona uma discussão que merece apreciação e sedimentação jurisprudencial, bem como sedimentação doutrinária necessária para a devida continuidade dos trabalhos municipais em todo país.

----------

1 "Art. 159. A União entregará:
        I -  do produto da arrecadação dos impostos sobre renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados, 49% (quarenta e nove por cento), na seguinte forma:
...........................................................................................................
b)  vinte e dois inteiros e cinco décimos por cento ao Fundo de Participação dos Municípios;
...........................................................................................................
d)  um por cento ao Fundo de Participação dos Municípios, que será entregue no primeiro decêndio do mês de dezembro de cada ano;
e)  1% (um por cento) ao Fundo de Participação dos Municípios, que será entregue no primeiro decêndio do mês de julho de cada ano;"
2 RECURSO EXTRAORDINÁRIO. REPERCUSSÃO GERAL. CONSTITUCIONAL, TRIBUTÁRIO E FINANCEIRO. FEDERALISMO FISCAL. FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS - FPM. TRANSFERÊNCIAS INTERGOVERNAMENTAIS. REPARTIÇÃO DE RECEITAS TRIBUTÁRIAS. COMPETÊNCIA PELA FONTE OU PRODUTO. COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA. AUTONOMIA FINANCEIRA. PRODUTO DA ARRECADAÇÃO. CÁLCULO. DEDUÇÃO OU EXCLUSÃO DAS RENÚNCIAS, INCENTIVOS E ISENÇÕES FISCAIS. IMPOSTO DE RENDA - IR. IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS - IPI. ART. 150, I, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA. 1. Não se haure da autonomia financeira dos Municípios direito subjetivo de índole constitucional com aptidão para infirmar o livre exercício da competência tributária da União, inclusive em relação aos incentivos e renúncias fiscais, desde que observados os parâmetros de controle constitucionais, legislativos e jurisprudenciais atinentes à desoneração.
2. A expressão "produto da arrecadação" prevista no art. 158, I, da Constituição da República, não permite interpretação constitucional de modo a incluir na base de cálculo do FPM os benefícios e incentivos fiscais devidamente realizados pela União em relação a tributos federais, à luz do conceito técnico de arrecadação e dos estágios da receita pública. 3. A demanda distingue-se do Tema 42 da sistemática da repercussão geral, cujo recurso-paradigma é RE-RG 572.762, de relatoria do Ministro Ricardo Lewandowski, Tribunal Pleno, julgado em 18.06.2008, DJe 05.09.2008. Isto porque no julgamento pretérito centrou-se na natureza compulsória ou voluntária das transferências intergovernamentais, ao passo que o cerne do debate neste Tema reside na diferenciação entre participação direta e indireta na arrecadação tributária do Estado Fiscal por parte de ente federativo. Precedentes. Doutrina. 4. Fixação de tese jurídica ao Tema 653 da sistemática da repercussão geral: "É constitucional a concessão regular de incentivos, benefícios e isenções fiscais relativos ao Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados por parte da União em relação ao Fundo de Participação de Municípios e respectivas quotas devidas às Municipalidades." 5. Recurso extraordinário a que se nega provimento. (STF - RE 705423 SE, Relator: Min. EDSON FACHIN, Data de Julgamento: 23/09/2016, Plenário, Data de Publicação:
DJe-244 25-10-2017)
3 HARADA, Kiyoshi. Vinculação, pelo município, das cotas do ICMS para garantia de operações de créditos efeitos. In Repertório IOB Jurisprudência, nº 3, fevereiro/199, p. 97.

Raphaela Neves

Raphaela Neves

Advogada e coordenadora do núcleo de entes públicos da Marcos Inácio Advogados.

Henrique Segabinazzi

Henrique Segabinazzi

Pós-graduando em Processo Civil pelo Instituto brasiliense de Direito Público (IDP) e advogado na Marcos Inácio Advogados.

Larissa Désirée

Larissa Désirée

Direito pelo Instituto brasiliense de Direito Público (IDP), auxiliar jurídico na Marcos Inácio Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca