MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Aplicativo de relacionamento: Cinco dicas para se proteger antes do encontro

Aplicativo de relacionamento: Cinco dicas para se proteger antes do encontro

O famoso "nunca aconteceu comigo" poderá te levar a um encontro com o criminoso. Com apenas dois minutos de leitura você irá se proteger.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Atualizado às 14:36

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Quem nunca ouviu falar do Tinder que atire a primeira pedra! Este aplicativo que surgiu em 2012 não veio com o objetivo de fazer duas pessoas marcarem "um encontro". Isso já existia antes em vários sites de relacionamento. O Tinder trouxe um plus. A ideia era que as pessoas já estivessem interessadas umas nas outras antes mesmo de iniciar uma conversa.

Por isso ele funciona com uma aplicação que cruza informações como as do Facebook, por exemplo, demonstrando pessoas que estão próximas geograficamente. Assim, após o cadastro do usuário, ele consegue visualizar perfis de diversas pessoas com idade, interesses, uma breve descrição e principalmente a foto.

Antigamente os sites de relacionamento não traziam uma sensação de conforto ao usuário de que a pessoa que se estava conversando, era de fato "aquela pessoa". E agora, não só o Tinder, mas os tantos outros que existem já não despertam tanto este medo.

Isso significa então que é seguro e não devem existir preocupações? Não! O aplicativo pode ter todas os mecanismos para te transmitir segurança, mas entenda: por trás dele tem uma pessoa, e não se deve descartar a hipótese de que quem está por trás daquele perfil pode sim ser alguém mal-intencionado.

Por isso, nada melhor do que tomar alguns cuidados básicos para que você não recaia nas mãos de um criminoso, e é agora que você precisa ativar seu lado "stalker". Portanto, abaixo listo as principais dicas antes do tão desejado encontro.

Primeiro, o Google. Com a quantidade de informações nossas na internet, não é impossível achar alguém. Com uma simples busca pelo nome da pessoa, alguma coisa você vai encontrar. Agora, tome cuidado com nomes comuns que os criminosos podem colocar, como "José da Silva", "Ana Santos" e etc. É muito fácil descobrir um mentiroso. Se você se deparar com essa situação, nada melhor do que uma boa conversa para extrair mais informações da pessoa para refinar a busca no Google.

Segundo é o seu coringa. Quando você utiliza o buscador de fotos do Google, ele demonstra exatamente o local em que foi retirado aquele arquivo. Basta você abrir a foto e ver abaixo do nome da mesma. Assim, caso seja inserido o nome do usuário e retorne outra pessoa, você já consegue saber se aquela foto foi retirada indevidamente de outro perfil, ou se trata-se de perfil fake.

Terceiro, busque redes sociais. Facebook, Instagram e principalmente Linkedin! Após localizar o usuário nas redes sociais, faça uma análise das contas. Avalie dados como, endereço, família, quantidade de amigos e teor das postagens. Um perfil com muitos amigos e muitas fotos não significa um perfil verdadeiro. Avalie os dias das postagens e principalmente os amigos. Criminosos compram seguidores para transmitir segurança.

Na sequência, não passe seu número de celular tão facilmente. Criminosos conseguem acessar bancos de dados que mostram seu nome completo, CPF, endereço, dados familiares entre outros. Em posse de informações tão sensíveis, você poderá sofrer ameaças, e principalmente perder dinheiro.

Por fim, cuidado ao marcar o encontro. Escolha inicialmente um local público. É muito comum usuários fazerem convites como "vem para a minha casa", "te encontro na frente do metrô X", "te busco de carro na sua casa", etc.

O grande problema das pessoas hoje é achar que nunca poderá acontecer nada de ruim com elas. Todos os dias pessoas arriscam as suas vidas para sentir essa adrenalina de sair do virtual para o real, e esquecem pontos básicos de segurança a qual os pais já alertavam desde a infância.

Esta inovação trazida pela internet e que facilita o relacionamento entre internautas é de fato incrível, e conta com muitos registros de usuários que até se casaram, contudo não se pode deixar para trás que todo cuidado é pouco.

Não estamos diante apenas de criminosos com fins sexuais, mas também de golpistas que buscam extrair dados sensíveis dos usuários através de perguntas extremamente pessoais, visando obter alguma vantagem financeira.

Ao final, saiba que todos os aplicativos de relacionamento contam com um espaço para denúncias, desde perfis falsos até de spam. Seguindo estas recomendações básicas, não existem problemas em encontrar alguém que se conheceu nos meios virtuais.

 

Fernanda Tasinaffo

Fernanda Tasinaffo

Advogada no Escritório Tasinaffo, especialista em Direito Digital, ouvidora no Pagbank e Perita Grafotécnica e Documental.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca