MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Letargia cívica

Letargia cívica

De posse da necessária liberdade, a imprensa vem noticiando como nunca os escândalos na política e nas instituições do país. De susto em susto, uma legião de leitores e espectadores não tem tempo de se escandalizar, tamanha a velocidade com que a avalanche de lama exposta desce montanha abaixo, atingindo a tudo e a todos e maculando qualquer esperança imediata de melhoria desse estado de coisas - aliás, histórico.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Atualizado em 19 de setembro de 2007 12:41


Letargia cívica

Eduardo Dietrich e Trigueiros*

De posse da necessária liberdade, a imprensa vem noticiando como nunca os escândalos na política e nas instituições do país.

De susto em susto, uma legião de leitores e espectadores não tem tempo de se escandalizar, tamanha a velocidade com que a avalanche de lama exposta desce montanha abaixo, atingindo a tudo e a todos e maculando qualquer esperança imediata de melhoria desse estado de coisas - aliás, histórico.

O país sempre foi assim. Mentalidade colonial, tipicamente extrativista de toda e qualquer riqueza em benefício de uns poucos eleitos. Os EUA tiveram e têm a mentalidade de povoar o território, defendê-lo e ampliá-lo, enquanto que aqui, no Brasil, a preocupação eminentemente extrativista dos tempos de colônia impregnou-se na mente popular e tornou famosa e até motivo de orgulho nacional, por exemplo, a Lei Gerson.

Certamente a República já é suficientemente madura para que seu povo entenda e vença a mentalidade colonial e coronelista. Certamente já se ouviu falar no quão perniciosa é a política do pão e circo.

Então porque existe um abismo entre o raciocinar e o agir, neste caso representado pelo bem votar, destinando pessoas certas para os postos certos de comando no Brasil ? O que determina a passividade popular, expressa nos mesmos votos para os mesmos representantes, ano após ano ?

É evidente que a capacidade de se indignar foi vencida pela fome e a verdadeira cidadania pelo ritmo tresloucado da cada vez mais árdua tarefa de ganhar o pão e pagar impostos. É aí que entra em cena o assistencialismo estatal. Paternalmente o Estado garante o pão e mais, garante que tudo fique como sempre esteve. O povo lá e a cidadania cá, um bem distante do outro. Qualificar o povo para melhorar o país ? Nem pensar. Distribuir caridade, passar a mão na cabeça e dar a bênção ? Essa é a receita do continuísmo colonial.

Ninguém está mais preocupado com a educação do povo do que com o próprio bolso. Nem o povo. E a CPMF garante a continuidade desse absurdo estado de letargia cívica.

Enfim, há que se dizer que, no final das contas, essa torrente de notícias bombásticas e quase inacreditáveis têm penetração em, talvez, 15% das mentes do país, se muito. Portanto, me pergunto se o alarde não é excessivo para tão pouca repercussão.

_____________________

*Advogado do escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados










_______________

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca