MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. "Feliz aniversário e muitos anos de vida!"

"Feliz aniversário e muitos anos de vida!"

Dia 4-10-08, o Portal MundoRI.com - direcionado essencialmente às Relações Internacionais - comemorou, no espaço físico "Aduaneiras", seu sétimo aniversário de nascimento. Não obstante sua pouca idade o "menino" tem mostrado um vigor físico e mental inusitado, considerando-se a relativa frieza com que os temas de âmbito internacional são encarados pela nossa intelectualidade e, conseqüentemente, pela juventude.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Atualizado às 10:41


"Feliz aniversário e muitos anos de vida!"

Francisco Cesar Pinheiro Rodrigues*

Dia 4-10-08, o Portal MundoRI.com - direcionado essencialmente às Relações Internacionais - comemorou, no espaço físico "Aduaneiras", seu sétimo aniversário de nascimento. Não obstante sua pouca idade o "menino" tem mostrado um vigor físico e mental inusitado, considerando-se a relativa frieza com que os temas de âmbito internacional são encarados pela nossa intelectualidade e, conseqüentemente, pela juventude.

Talvez até mesmo o Governo Federal não tenha percebido o enorme potencial - político e econômico - implícito no estudo mais aprofundado e difundido da teoria e prática comercial dessa área de conhecimento. Como motivar fortemente outros países para que importem nossos produtos e serviços se temos número insuficiente de peritos - realmente peritos - em tais assuntos, temas que envolvem até o conhecimento de outras línguas? O referido Portal parte do pressuposto, correto, de que se o Brasil pretende projetar-se mais "lá fora", é preciso incentivar uma maior adesão e especialização da nossa juventude à dimensão internacional do nosso país. E nisso o Governo Federal poderia ajudar, até mesmo com algum apoio financeiro. O presidente Lula já percebeu que suas viagens, no mundo globalizado, acabam promovendo o país, em todos os sentidos. "Contatos" não são decisivos apenas para a ascensão dos indivíduos na vida profissional.

Pelo que verifiquei, o referido portal foi pioneiro nesse tipo de atividade, aqui no Brasil. Seus idealizadores - Luís Bellini e Thiago Pereira -, jovens, idealistas, promovem eventos, ministram cursos e incentivam a apresentação de artigos - publicados com critério e rapidez. Até mesmo estimulam, com pequena recompensa financeira, a elaboração de resenhas de livros - escritos em português ou inglês - que, de alguma forma, se relacionem com a atividade internacional. Com isso, estimulam nos jovens não só a leitura de obras sérias mais recentes como também poupam o tempo daqueles interessados em conhecer pelo menos um resumo de livros que não serão lidos em razão da falta de tempo. São muitos os livros que, mensalmente, chegam às livrarias...

Referido aniversário do Portal foi enriquecido com a brilhante exposição de Marcos Prado Troyjo - CEO da Cia. Brasileira de Multimídia -, que comprovou o quanto vale a reunião, em uma única pessoa, do estudo meticuloso, constante, da teoria das Relações Internacionais e da prática efetiva do comércio internacional. A única "falha" - brinco, evidentemente... - desse grande e articulado especialista está na sua descrença, aparentemente total, da possibilidade de um governo mundial - tese pela qual tenho especial apreço e que talvez, futuramente, poderemos debater. Sei que vou perder o debate mas a esperança nunca morre, do contrário não é esperança.

O tema "Crise Global X Oportunidades para o Brasil", foi tratado por Fábio Pereira Ribeiro, que discorreu sobre as oportunidades que nos oferecem alguns países, notadamente no continente africano. Quem, sendo jovem, o ouviu, certamente ficará encorajado a se aventurar por rincões que, hoje, pouco conforto apresentam, mas que se beneficiarão enormemente com nossa cooperação. É outro que está plenamente consciente da necessidade de unir teoria e prática, "enfiar a mão na massa". Quem se limitar a olhar para sua face jovem, quando em silêncio, não imagina o quanto de conhecimento e experiência pessoal estará contemplando. Ele não tenta "dourar a pílula" do que seja promover negócios com a África, mas essa bravura será recompensada, não só em termos materiais como também em satisfação íntima pela "missão cumprida". A África não será salva com esmolas, mas com sua progressiva inserção no comércio mundial; estimulada pelo Brasil e seus arrojados especialistas, aptos a ensina o difícil "know how" das trocas internacionais.

O expositor Sérgio Pereira, por sua vez, ressaltou, entre outras coisas, o papel do indivíduo nas grandes realizações. De fato, sem o esforço pessoal, sem a presença de um profissional que se sinta individualmente responsável pelo êxito dos empreendimentos - não basta confiar na "máquina" -, não será possível vencer em um mundo inteiramente voltado para a concorrência. O consumidor final agradece esse empenho.

Enriqueceu a Conferência a presença - ainda que involuntariamente rápida, porque precisava tomar um avião - de Ângela Tamiko Hirata, das "Alpargatas". Sua simpatia e simplicidade - autêntica, o que é mais importante - permite-nos concluir que ela venderia, à vista, refrigeradores e piscinas não aquecidas aos esquimós. Só não faz isso porque é também uma pessoa de bom caráter.

Finalmente, cumpre registrar aqui a presença vigorosa - um vulcão de idéias bem articuladas - do Embaixador João Gualberto Marques Porto, portador de uma experiência diplomática de 42 anos de Itamaraty. Dificilmente encontraremos, no Brasil, pessoa com igual conhecimento do que seja lutar pelos interesses do Brasil, notadamente na Ásia. Antes de conhecer o ilustre embaixador, minha idéia - gratuita, mero preconceito - de diplomata de carreira era a de um cidadão apenas muito culto, delicado, sereno, propenso a elevadas e pouco práticas discussões. E, para minha surpresa - porque nunca conversei antes, longamente, com embaixadores - o que vi e ouvi foi um aguerrido e inteligente batalhador - embora cordial -, preocupado em defender nossos interesses com grande determinação e conhecimento de causa. Plenamente consciente da relatividade da posição do Brasil no contexto internacional. É um intelectual patriota mas realista, tremendamente bem informado sobre os meandros, por vezes pouco perceptíveis, do jogo de interesses que preside o mundo. Seria um grande conselheiro, para qualquer presidente, no que se refere à vida internacional. Qualquer "think tank" de que participe será enriquecido com sua arguta presença.

Espero, portanto, que o Portal MundoRI continue, por várias décadas, festejando a data de seu nascimento, incentivando a mocidade e ajudando nosso país e, indiretamente, a comunidade das nações. A riqueza, bem distribuída - o próprio capitalismo quer isso - é, por si só, uma fonte de paz.

_________________

*Desembargador aposentado do TJ/SP e Associado Efetivo do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo






_________

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca