dr. Pintassilgo

Barra do Piraí

População

Pelo Recenseamento de 1950, a população do município atinge 32.828 habitantes, sendo 16.471 homens e 16.357 mulheres. A densidade demográfica é de 54 habitantes/Km2.

Atividades econômicas

As atividades fundamentais à economia do município são caracterizadas pelas indústrias têxteis, metalúrgicas, químicas e de alimentação. Embora pequena a lavoura, o município produz milho, feijão, café, tomate e produtos hortícolas.

Comércio e Bancos

O distrito-sede dispõe de 18 estabelecimentos comerciais atacadistas e 311 varejistas. Além das praças vizinhas, inclusive as do sul de Minas Gerais e norte do Estado de São Paulo, mantém o município transações comerciais, em maior escala, com as praças do Rio de janeiro, DF, e São Paulo. Importa tudo o que se relaciona com as necessidades humanas, exportando os produtos de suas indústrias.

Há na sede municipal agências dos seguintes bancos : Banco do Brasil S.A.; Banco Comércio e Indústria de minas Gerais S.A.; Banco de Crédito Real de Minas Gerias S.A.; Banco Nacional de Minas Gerais S.A. e Banco Predial do Estado do Rio de Janeiro.

Aspectos urbanos

A cidade está situada em ambas as margens dos rios Paraíba e Piraí. É conrtada pela Estrada de Ferro Central do Brasil, à margem da qual se prolonga sua rua principal. Até poucos anos a Rede Mineira de Viação atingia também o centro comercial da cidade, entretanto, com os novos planos de urbanização que se processam, foi afastada para ponto mais distante, surgindo em seu lugar moderníssima praça. A cidade conta com 68 logradouros públicos pavimentados, sendo :

Ruas - 44

Avenida - 1

Travessas e becos - 15

Largos e praças - 7

Logradouro - 1

Estão calçados a paralelepípedos 50% da cidade, havendo pequenos trechos asfaltados e vários logradouros em pavimentações de outras espécies. Conta ainda a cidade com os seguintes melhoramentos urbanos (1956) :

Aparelhos telefônicos - 1.159

Ligações elétricas - 3.949

O abastecimento de água abrange 130 logradouros, sendo que 89 em toda suja extensão, existindo 3.350 prédios abastecidos. A rede de esgotos, com 3.820m atende a 36 logradouros. Há na sede municipal 9 hotéis e 1 pensão.

Comunicações

O Departamento dos Correios e Telegráfos mantém no município uma Agência Postal-telegráfica, na sede, quatro Agências e um Posto Postal. A polícia do Estado possui um estação radiotelegráfica, ma sede municipal, e as estradas de ferro (Central do Brasil e Ree Mineira de Viação), serviços telegráficos em suas estações. Na sede municipal há o serviço de entrega postal feito por estafetas.

Assistência médico-sanitária

O município possui 4 hospitais gerais com 113 leitos, uma maternidade e 7 farmácias. Os profissionais em atividade são :

Médicos - 19

Dentistas - 17

Farmacêuticos - 7

Alfabetização

Das pessoas recenseadas no município, em 1950, de 5 anos e mais, sabem ler e escrever : na sede municipal, 6.715 homens e 6.076 mulheres de um total de 17.180, e nas distritais 823, do total de 1.352 habitantes.

____________

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50