dr. Pintassilgo

Vassouras

População

Em 1950, a população dos distritos que atualmente compõem o município de Vassouras era de 48.974 habitantes, sendo 25.028 homens e 23.946 mulheres.

Atividades econômicas

As atividades agropecuárias e a indústria, comportando os mais variados ramos, inclusive turismo, constituem a base econômica do município.

Comércio e Bancos

Vassouras possui um comércio regular, não só na sede municipal como em todos os distritos. Na cidade existem 123 estabelecimentos comerciais varejistas e 2 agências bancárias (Banco de Crédito Real de Minas Gerais e Banco Predial do Estado do Rio de Janeiro). Fora da sede municipal há uma agência do Banco do Comércio e Indústria de Minas Gerais, em Engenheiro Paulo de Frontin, e uma do Banco Predial do Estado do Rio de Janeiro, em Taireta.

Aspectos urbanos

A cidade de Vassouras, que conta atualmente 1.473 prédios, está dotada de modernos requisitos urbanísticos. Existem 11 praças, 83 ruas, 2 travessas e 3 avenidas. O núemro de logradouros pavimentados, na sede municipal, eleva-se a 44, dos quais 16 a paralelepípedo e 10 de pedras irregulares. Entre os diversos melhoramentos urbanos contam-se :

Aparelhos telefônicos : 980

Domicílios servidos por abastecimento de água : 1.034

Hotéis : 6

Cinema : 1

Além da sede municipal, há no município outros aglomerados urbanos dotados de melhoramentos : Engenheiro Paulo de Frontin, Pati do Alferes, Tairetá e Morro Azul do Tinguá.

Comunicação

As ligações telefônicas são feitas através da Companhia Telefônica Brasileira

Assistência médico-sanitária

Há, na sede municipal, o Hospital Eufrásia Teixeira Leite, mantido pela Irmandade da Santa Casa de Misericórida, com 177 leitos, dos quais 160 se destinam a internamentos gratuitos. No setor de saúde há ainda a contribuição de 5 ambulatórios, inclusive os 2 postos de saúde da Secretaria de Saúde e Assistência e o Posto Médico Municipal, e mais :

Farmácia : 11

Médicos : 7

Dentistas : 14

Farmacêuticos : 11

Alfabetização

Com base nos dados censitários de 1950, pode-se estimar que, atualmente, a percentagem de pessoas alfabetizadas no município seja superior a 52% quota observada naquele ano (calculada sobre o total das pessoas presentes de 10 anos e mais). Na cidade, das 4.326 pessoas dessas idades ai recenseadas, representando 66% de sua população.

Ensino

Funcionam no município 89 estabelecimentos onde se ministra o ensino primário, entre os quais 8 cursos de alfabetização de adultos. Dos restantes, 32 são de administração estadual, 42 de administração municipal e 7 de entidades particulares.

Outros aspectos do município

A excelência de seu clima tornou a região conhecida e recomendável como estação de repouso ou cura, principalmente as localidades de Pati dos Alferesm Arconzelo, Sacra Família do Tinguá, Morro Azul do Tinguá, Engenheiro Paulo de Frontin, além da própria sede municipal. No verão intensifica-se bastante o movimetno de pessoas que acorrem ao município. São apreciados pelos veranistas o Parque das Mangueiras, o Sítio dos Palmares, a Fazenda do Pocinho, e, no centro da cidade, a Praça Barão de Campo Belo.

Outros aspectos culturais

Editam-se 2 jornais de periodicidade semanal : "Correio de Vassouras", na cidade, e "Voz da Serra", em Engenheiro Paulo de Frontin. As duas bibliotecas da cidade (Biblioteca Municipal de Vassouras e Biblioteca Sebastião de Lacerda), ambas franqueadas ao público, reúnem mais de 12.000 volumes.

_______________

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50