dr. Pintassilgo

Brodowski

 

Brodowski mantém as bases de sua economia sobre a agricultura, especialmente o café, seguindo-se a cultura do arroz, abacaxi, milho e feijão.

Pode-se considerar algumas plantações de eucaliptos cuja área, aproximadamente, é de 50 hectares. O número de operários industriais do município é de 70. Das riquezas naturais de Brodowski destaca-se a Fonte d’Água Radicativa “Balbina” e a Pedreira Nossa Senhora Aparecida.

O consumo de energia elétrica com a força motriz é de 16.000 kWh.

Comércio e Bancos

Existe no município apenas uma agência do Banco Arthur Scatena S.A.. O pequeno comércio local realiza transações mercantis com as seguintes praças: Ribeirão Preto, Batatais, Franca, Limeira, Araraquara, Campinas, São Paulo e Santos.

O comércio importa artigos elétricos, louças, ferragens, tecido, calçados, açúcar, massas alimentícias, frutas e óleos.

A Caixa Econômica Estadual possui uma agência que conta com 1.189 cadernetas com circulação perfazendo-se um valor total de Cr$ 3.258 030,10.

Aspectos urbanos

Brodowski conta com apenas os seguintes melhoramentos urbanos : água encanada, luz elétrica, telefone.

Em fase de construção acha-se a rede de esgoto.

É servida pela Empresa Telefônica Intermunicipal de Batatais sendo que a cidade dispõe de 74 aparelhos.

A cidade tem 1 avenida e 23 ruas, não pavimentadas, há 4 praças sendo 2 arborizadas e 2 ajardinadas.

O número de veículos em tráfego na sede municipal é de 4 trens e 30 caminhões e automóveis. É servido por 2 linhas de ônibus intermunicipais.

Assistência Médico-Sanitária

Brodowski conta, como serviços assistenciais com o Posto de Assistência Médico-Sanitária, Posto de Puericultura e a Comissão Municipal da Legião Brasileira de Assistência. Conta com 2 médicos, 3 dentistas, 3 farmacêuticos e três farmácias.

Alfabetização

Dos habitantes de Brodowski 53% são alfabetizados. Assim temos : 2038 homnes e 1694 mulheres, de 5 anos e mais, que sabem ler e escrever.

Aspectos culturais

Edita-se no município um jornal noticioso, quinzenal, “A Cidade”. Poderá ser registrada a Biblioteca Infantil e Pedagógica do Grupo Escolar Tiradentes, com 400 volumes. Possui 1 tipografia e 1 livraria.

Particularidades artísticas

Constituí motivo de atração pública, da qual os cidadãos muito se orgulham, a tela que Portinari pintou e intitula-se “Santo Antônio”, colocada no altar-mor da Capela de Santo Antônio. Os pais do artista guardam carinhosamente os quadros pintados pelo grande artista e constitui motivo de atração a turistas de todas as partes.

_______________

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50