dr. Pintassilgo

Pontal

População

 

10.054 habitantes (5.335 homens e 4.719 mulheres). Percentagem da população localizada na zona rural: 74,92%.

 

Aglomerações urbanas

 

O Município contava com dois núcleos urbanos: o da cidade de Pontal, com 2 521 habitantes (Pelo Censo de 1950) e a sede do distrito de Cândia, criado em 1953, cuja população urbana é estimada em 120 habitantes.


Atividades econômicas

 

A atividade econômica fundamental do município na década de 50 era a cana-de-açúcar, sendo a mesma industrializada no fabrico de açúcar, aguardente e álcool.

A principal riqueza natural do Município era a argila, utilizada no fabrico de tijolos.

À época, o município exportava leite para o entreposto da Nestlé, em pequena escala. Da produção agrícola, parte era consumida no município e o restante nas cidades vizinhas: Ribeirão Preto, Sertãozinho, Jardinópolis.

Registrava-se produção de energia elétrica no distrito de Cândia, estimada a produção mensal em 400 kWh (serviço municipal, em fase experimental). As estimativas de consumo médio mensal eram as seguintes: iluminação pública 4000 kWh; iluminação particular 11 720 kWh; força motriz 180 000 kWh.

Meios de Transportes

Município servido por duas ferrovias: a Comp. Paulista de Estradas de Ferro e Cia. Mogiana de Estradas de Ferro. Há cerca de 50 km de rodovias dentro do município.

Não há aeroporto, mas existem dois campos de pouso, de propriedade particular.

Comércio e bancos

Havia 2 estabelecimentos comerciais atacadistas (cereais), 37 varejistas (ramos diversos) e 1 agência bancária. O município mantinha transações comerciais com Ribeirão Preto, que é a "capital da zona", Sertãozinho, Morro Agudo, Pitangueiras e Jardinópolis. Com exceção dos produtos de origem agropecuária, os demais são importados.

Aspectos urbanos

Constava no município os seguintes melhoramentos públicos urbanos: água encanada em 661 domicílios (rede em prolongamento); luz elétrica (586 ligações); rede de esgôto (em construção).

Telefones — 57 aparelhos ligados

Hotéis – 2
Cinema - 1.


Alfabetização 

Em 1950 foram recenseados 8.313 habitantes com 5 anos e mais, dos quais sabiam ler e escrever 2.615 homens e 1.822 mulheres.

Porcentagem de alfabetização: 53,57%.

 

Aspectos culturais

Dois jornais semanários: "Pontalense" e "Cidade de Pontal" (registrados, mas com a circulação presentemente suspensa). Não havia radioemissora e constava apenas uma biblioteca pública municipal, com 277 volumes (não especializada).


Particularidade geográfica

Há no município o chamado "bico do Pontal", onde se unem os rio Mogi-Guaçu e Pardo. Chamam a essa região de "bico", por que na união dos rios forma-se um bloco de terra de forma tringular aguda, dando a impressão de uma ponta. Daí provém, aliás, o nome da cidade.

___________

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50