dr. Pintassilgo

Araxá

População

Estimativas do Departamento Estadual de Estatística de Minas Gerais dão 20.174 habitantes, como sua provável população em 31XII-1955, com densidade demográfica provável de 15 habitantes por quilômetro quadrado.

Atividade econômica

A população de 10 anos e mais tem seus maiores efetivos nas atividades relativas a "agricultura, pecuária e silvicultura" e "prestação de serviço".

A "indústria de transformação" e as "atividades sociais" vêm logo a seguir com 6,5% e 4% to total respectivamente.

Em "atividades domésticas não remuneradas", "atividades escolares discentes" e "condições inativas", estão, aproximadamente, 55% dos habitantes.

Meios de transporte

O território municipal é cortado por 461,5 km de estradas de rodagem, dos quais 50,5 sob a administração estadual, 213 sob a municipal e os restantes particulares. E servido pela ferrovia da Rede Mineira de Viação.

Nos registros da Prefeitura Municipal, relativos a 1955, constam os seguintes veículos: 207 automóveis, 156. camionetas, 251 caminhões, 15 ônibus.

Comércio e banco

Conta a população do município com 16 estabelecimentos comerciais atacadistas, situados na sede; conta ainda com 212 estabelecimentos comerciais varejistas, dos quais 188 situados na sede. Dispõe também de 4 agências e 1 matriz de Banco.

Outros aspectos

Araxá, situada em região propícia à exploração de águas minerais, encontrou, ainda no seu passado, ‘elementos que possibilitaram sua atual posição de um dos mais importantes centros de turismo do país. O centro principal do turismo da cidade está no "Balneário Águas de Araxá", construído em 1938 pelo governo de Minas. Dispõe o estabelecimento de instalações luxuosas, estando portanto qualificado a fornecer todo o conforto.

Conta o município 696 telefones, 3 hotéis, 6 pensões e 4 cinemas.

Assistência médica

3 serviços de Saúde,16 médico, 72 leitos.

___________

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50