dr. Pintassilgo

Matão


População

Segundo os dados do recenseamento geral de 1950, a população de Matão era de 20.551 habitantes, sendo 10.570 homens e 9.981 mulheres. Estimativas do Departamento Estadual de Estatística contavam 21.844 habitantes.

Economia

A agricultura e a indústria eram a base da economia, sendo que a produção do café era quase totalmente para exportação e a indústria contava com a produção de máquinas elétricas e hidráulicas, óleos comestíveis, facas e aguardente.

Meios de transporte

O município contava com sete estações ferroviárias da Estrada de Ferro Araraquara e diversas rodovias estaduais e municipais, nem todas asfaltadas.

Comércio e bancos

O comércio local mantinha transações comerciais com São Paulo, Araraquara, Campinas, São Carlos e Rio de Janeiro. Importava gêneros alimentícios, armarinhos, medicamentos, calçados, chapéus, ferragens, artigos para presentes e brinquedos. Havia quatro agências bancárias, sendo uma delas com sede na cidade, 71 estabelecimentos de gêneros alimentícios, oito de louças e ferragens e 39 de fazendas e armarinhos.

Outros dados

A igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, por suas características modernas, era considerada uma obra de arte.

Histórico da comarca | Histórico da cidade | A cidade na década de 50