dr. Pintassilgo

Guariba

População

De acordo com o censo de 1950, Guariba contava com uma população de 8.823 habitantes, sendo 4.541 homens e 4.882 mulheres, dos quais 6.533 viviam na zona rural.

Atividades econômicas

A agricultura, a indústria e a pecuária eram fundamentais para a economia do município. Os principais produtos produzidos por Guariba eram o açúcar cristal, cana de açúcar, café, álcool e milho, sendo São Paulo e Jaboticabal os centros consumidores dos produtos agrícolas.

Na década de 50, as fábricas mais importantes de Guariba eram: Usina São Martinho (açúcar cristal e álcool); Fábrica de Serras I.L.V. (engenho horizontal para desdobro de toras); Usina Bonfim (açúcar cristal e álcool) e Oficina Baldan (engenho horizontal para desdobro de toras).

Meios de transporte

O município era servido pela Cia. Paulista de Estradas de Ferro, num totoal de 38 km de extensão dentro de suas divisas e três estações.

Comércio e bancos

O comércio local mantinha transações principalmente com São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto.

Importava alimentos industrializados (conservas, óleos, sal etc), louças, ferragens, produtos farmacêuticos, tecidos etc.

Manifestações folclóricas

Entre as festas religiosas comemoradas pelos guaribenses, destaca-se a de São Mateus, padroeiro da cidade, no dia 21 de setembro.

Histórico da comarca | Histórico da cidade | A cidade na década de 50