dr. Pintassilgo

Nuporanga

A história do município de Nuporanga tem seu inicio em um povoado instalado nas terras de uma grande fazenda. Em 1837 foi fundado o Arraial da Desidéria, localizado na cabeceira da Fazenda RESSACA. Nome em homenagem, à Desidéria Pinto Guimarães, herdeira das terras dos pais.

Em nove de setembro de 1861, em terras doadas por Bernardino Pereira da Silva e sua mulher Dona Júlia Rosa Falconieri, foi construída uma capela, onde o Arraial passou a ser chamado Vila do Espírito Santo de Batatais.

Depois de alguns anos a Vila passou a ser chamada Freguesia do Espírito Santo, sendo mais tarde criado o município Espírito Santo, que teve como primeiro prefeito o senhor Eloy Lima. Alguns anos depois Espírito Santo passou a denominar-se Nuporanga, que em tupi-guarani significa campos belos.

Com 150 anos de existência, a hospitaleira Estância Climática de Nuporanga, conquista seu espaço como cidade artesã e destaca-se por apresentar características típicas de uma cidade do interior: povo acolhedor, serenidade, ar puro, vegetação típica e clima tropical. Ao percorrer as ruas da cidade, depara-se com o cuidado e a preocupação com o bem-estar da população e daqueles que a visitam.

O Coreto e a Fonte Luminosa da Praça Central realçam a beleza da noite nuporanguense. Nuporanga também é chamada de Estância Climática há mais de quarenta anos, a cidade atualmente tem como preocupação o desenvolvimento do turismo receptivo.

O casal Pereira da Silva tencionava doar 30 alqueires de sua terra para a formação de um povoado e para tanto organizou uma comissão incumbindo-a de proceder aos estudos preliminares e providenciar o que fosse necessário para sua concretização, incluindo a construção de uma capela em louvor ao Divino Espírito Santo. Após percorrer as terras destinadas á formação do povoado, chegou-se à conclusão que, dada a espessa vegetação existente, o seu desbravamento seria trabalhoso e caro e que as terras de D. Desidéria ofereciam melhores condições sob todos os aspectos. Ante às conclusões da Comissão, D. Julia mandou propor à D. Desidéria a troca de 30 alqueires de cultura por 30 de campo. Aceita a proposta e realizada a transação, no dia 22 de setembro de 18960, D.Julia Rosa Farconieri e seu marido, Bernardino Pereira da Silva doavam 30 alqueires de terras que receberam em permuta, conforme escritura lavrada no º Tabelionato de Batatais, livro nº 5, folha 105.

O distrito foi criado com sede na povoação do Espírito Santos de Batatais e com esta denominação pela lei provincial nº50, de abril de 1873.

A lei n º 37, de 10 de março de 188, criou o município de Espírito Santo de Batatais, verificando-se sua instalação na cidade, por força de lei nº 20, de 1º de outubro de 1895 e no ano seguinte, a 24 de dezembro, pela lei estadual nº483, passou a denominar-se Nuporanga.

Em 25 de setembro de 1895 pela lei nº1181, Comarca de Nuporanga foi transferida para Orlândia. Em 28 de setembro de 1926, a lei Estadual nº2173 restabeleceu o município de Nuporanga, com sede no distrito de mesmo nome desmembrado de Orlândia, tendo sido instalado em 06 de março 1927. A lei nº7373, de 31 de outubro de 1962, constitui em Estância Climática o município de Nuporanga, em 19 de novembro de 1964, pela lei 8406, que alterou a organização jurídica do Estado, criou-se em Nuporanga a Comarca de 1º Entrância que foi instalada solenemente em 17 de 1969.

Histórico da comarca | Histórico da cidade | A cidade na década de 50