dr. Pintassilgo

Piedade

Denominações Anteriores: Piedade dos Matos.

Fundadores: Vicente Garcia, Manuel Mendes Ribeiro, Francisco Moreira, José Francisco Rosa, Demétrio Machado.

Data da Fundação: 20 de maio de 1840.

No começo do século XIX diversas famílias vindas de localidades vizinhas, especialmente Sorocaba, estabeleceram-se na margem esquerda do rio Pirapora, um pouco abaixo da confluência com o ribeirão dos Cutianos, formando um pequeno povoado que tinha em Vicente Garcia, homem enérgico e empreendedor, um autêntico chefe. Segundo o testemunho de contemporâneos, por volta de 1831 a 1835, um mascate doou a Vicente Garcia uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, em louvor da qual apressou-se em construir uma pequena capela que foi benta a 20 de maio de 1840, considerado dia da fundação da cidade. Piedade teve entravado seu progresso devido unicamente aos precários meios de transporte que era todo feito em lombo de burro para Sorocaba e por caminhos pessimamente conservados.

Até 1907 era por esse meio que escoava a produção e o comércio abastecia-se dos produtos alienígenas. Dessa época em diante começa o ciclo das carroças e carroções que se prolongaria ate 1913 ou 1914, tempo em que apareceram os primeiros caminhões. Mas devido à precariedade da única estrada que ligava a Sorocaba, continuou por muito tempo o transporte sendo feito por carroças ou em lombo de couro. De 1934 a esta parte, com a ligação direta à Capital do Estado, a evolução do município foi rápida em todos os sentidos.

______________

  • Origem do nome

Devido à doação de uma imagem de Nossa Senhora da Piedade.

______________

  • Locais históricos

Represa de Itupararanga

Nas cabeceiras do rio Sorocaba localiza-se a represa de Itupararanga, formada pelos rios Sorocabuçu, Sorocamirim e Una, formadores do rio Sorocaba. A represa está no Planalto Cristalino na serra de São Francisco, com transição para a Depressão Periférica. Foi construída pela Light, a partir de 1911, tendo seu funcionamento se iniciado em 1914. Banha os municípios de Ibiúna, Piedade, São Roque, Cotia, Vargem Grande Paulista, Mairinque, Alumínio e Votorantim. A represa possui múltiplos usos, sendo utilizada principalmente para o abastecimento. É também usada como área de lazer e pesca.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade

Construção do século XIX, na época era Capela, foi elevada à Categoria de Paróquia em 1847. Tornou-se Matriz em 1851. Nossa Senhora da Piedade foi doada à Vicente Garcia por um tropeiro, localizada na encosta do morro entre duas aguadas e o rio Pirapora onde era passagem dos tropeiros.

______________

  • Curiosidades

Hino

Salve! Salve!
Piedade!
És um hino que sobe
Ao teu céu cor de anil
És o salmo que enche
A nossa história
Tua paineira gigante
No Pirapora
É a conquista do teu vale viril!
Nós somos os paladinos
Deste vale encantador
Em tuas lutas pelo ensino
Altar de sonhos e de vitórias
Para firmar tua história
Neste rincão do Brasil!
Piedade vale dos sonhos
De luar sempre encantador
Terra linda e hospitaleira,
Cheia de terra e de esplendor
É o coração do Brasil,
É o coração do Brasil...!

Letra e música – Sebastiana dos Santos Múscari

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50