dr. Pintassilgo

Cajuru

Data da fundação: Ano de 1846.



A origem de Cajuru não pode ser precisada por falta de elementos históricos. Consta que teve origem no antigo pouso de troupeiros e boiadeiros existente no local onde hoje esta situada a cidade de Cajuru.

Em 11 de novembro de 1821, Dona Maria Pires de Araújo e seus filhos José Barbosa de Magalhães, Manoel Barbosa do Nascimento, Carlos Barbosa de Magalhães, Geraldo Pires de Araújo e Bento Barbosa de Magalhães, doaram o terreno onde se edificaria o povoado. O distrito de Cajuru foi criado no Município de Casa Branca em 19-2-1846 (Lei n.º 10) e pela Lei n.º 19 (10-VI-1850) foi transferido para o Município de Batatais. A 10-9-1866 foi lavrada a primeira ata da Câmara Municipal. A comarca de Cajuru foi criada em 6-4-1887 (Lei 92) e instalada em 8-4-1890.
___________

  • Origem do nome

CAA = mato. JURU = boca. CAJURU = boca do mato.
_______________

  • Personagens

Jorge Kajuru

Jorge Reis da Costa nasceu em Cajuru, estado de São Paulo, em 20 de janeiro de 1961.

Único filho do padeiro José da Costa, falecido, e de Maria José Nasser da Costa, merendeira do grupo escolar de Cajuru, que o criou com muito sacrifício.

Já aos dez anos de idade trabalhava como engraxate. Também vendia frutas e roupas velhas numa charrete. Com o dinheiro que sobrava, Jorge comprava livros de personalidades e os jornais Folha e Gazeta Esportiva.

Jorge sempre gostou de falar no microfone, aos doze anos já era locutor do serviço de alto falante do coreto da praça, onde anunciava notas de falecimento durante o dia, e músicas à noite, para os paqueras que ficavam nos bancos por ali.

Também foi locutor da Rádio Cultura de Cajuru, onde tinha um programa que abrangia todos os temas e em Ribeirão Preto trabalhou na Rádio Renascença, ao lado de seu amigo-irmão José Luis Datena, sendo o primeiro Cajuruense a adotar como seu sobrenome o nome de sua cidade.

Como locutor esportivo, trabalhou em diversas emissoras de televisão, sempre mantendo seu jeito irreverente e sua franqueza diante das câmeras.

__________________

  • Locais históricos

Estação de ferro de Cajuru

A estação de Cajuru foi aberta em 1912, como ponta do ramal, e fechada em 16/9/66 (*RM-1966), com o fim do trecho do ramal entre Amália e Cajuru. Depois disso, foi totalmente descaracterizada, numa reforma que a transformou na estação

Histórico da Linha: A ferrovia que saía da estação de Santos Dumont, aberta em 5/6/1908 por Henrique Santos Dumont, proprietário da fazenda London, foi comprada pela Mogiana em 15/12/1909, transformando-se no Ramal de Santos Dumont. A fazenda, que então já se chamava Amália, era o ponto final da linha, que foi aberta ao tráfego público em 26/4/1910, já com a estação terminal de Corredeira, construída pela CM. Tinha bitola métrica, e em 1912 o ramal chegou a Cajuru. Funcionou por mais de 50 anos, tendo o seu trecho entre Amália e Cajuru sido fechado em 19/6/1966, e o trecho que restou, em 3/1/1967. Este, entretanto, ainda serviu como desvio particular da Fazenda Amália, já estão de propriedade dos Matarazzo, por muitos anos. Hoje o desvio foi extinto e os trilhos já retirados.
_____________________

  • Curiosidades

Floresta Estadual de Cajuru


N

os municípios de Altinópolis e Cajuru está localizada a Floresta Estadual de Cajuru. A unidade possui relevo de colinas médias e temperatura média anual de 20,2 C. Vegetação representada por plantio de pinus e eucalipto e remanescentes de cerrado e floresta estacional semidecidual, dispersos em vários pontos da unidade. Entre outras espécies, ocorrem o óleo-de-copaíba (Copaifera lanqsdorffii) o barbatimão (Stryphnodendron adstringens) e a Pindaíba (Xylopia spp).

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50