dr. Pintassilgo

Fernandópolis

Denominações anteriores: Povoação de Pereiras e posteriormente Vila Pereira.

Fundadores: Coronel Antônio Pereira, Carlos Barozi e Cia. Coester.

Data da Fundação: Ano de 1937.



Os primeiros povoados da região chegados em 1918, seguiam pela estrada do Porto da Quiçaça até alcançarem o espigão mestre das Fazendas Marinheiro e Sta. Rita, local onde, atualmente, está situada a sede municipal de Fernandópolis.

As primeiras plantações de café foram feitas por Francisco Arnaldo da Silva e Afonso Cáfaro, em 1929/30. Carlos Barozzi funda, em 1937, uma vila que recebeu o seu nome, e em virtude do desenvolvimento da mesma viu-se categorizada como Distrito de Paz, em 1942, sob a denominação de Bresilândia.

Por determinação de Joaquim Antônio Pereira, foi feito o levantamento de terra do espigão da Fazenda Santa Rita. Ali, fundou ele uma vila que recebeu o nome de Pereira.

Constitui-se uma Igreja Católica posteriormente demolida para a construção da Matriz.

Em vista à região, o interventor do Estado, Fernando Costa, no ano de 1943, sugeriu que fossem unidas as duas vilas sob uma única denominação.Carlos Barozzi e Joaquim Antônio Pereira acolheram de bom grado a idéia e sugeriram que fosse dada à novel cidade a designação de Fernando Costa.

Pelo Decreto-Lei estadual n.º 14 334, de 30 de novembro de 1944, foi criado o Município de Fernandópolis. Sua instalação deu-se a 1º de janeiro de 1945.

Pela Lei n.º 233, de 24 de dezembro de 1948, foram incorporados os seguintes distritos: Indiaporã, Macedônia e Meridiano e desmembrado Jales. Pela Lei n.º 2 456 de 30-XII-1953 foi desmembrado Indiaporã.
_____________

  • Origem do Nome

Em homenagem ao dr. Fernando Costa, então Governador do Estado.
_____________

  • Personagens

Orlando Beretta

Nascido em Votuporanga em 1942, Orlando Beretta é descendente de um casal de imigrantes italianos. Seu pai, nascido na Argentina, passou a viver no Brasil desde muito pequeno. Sua mãe era brasileira da região de Itápolis. Daí vem o amor incondicional pela Itália e pelo Brasil.

Fundou a Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Votuporanga, em novembro de 1998, visando um lugar para reunir os descendentes de italianos na região. A associação tornou-se tão importante na vida social da cidade que é responsável pela tradicional Festa de San Gennaro e peça aquisição da Stanza La Bella Itália.O Dr. Beretta é também fundador da Guarda Mirim de Votuporanga, fundador do Clube dos 40, do Lions Clube de Votuporanga.

Em Fernandópolis fundou a Associação Ítalo-Brasileira de Fernandópolis e também a Associação Fernandopolense dos Artistas Plásticos.
_____________

Locais Históricos

Museu Histórico Carlos Barozzi



Exposição de objetos, peças e móveis do fundador Carlos Barozzi e dos primeiros prefeitos, como Líbero de Almeida Silvares. Possui também uma galeria de fotos dos primeiros tempos da cidade.

Museu Arqueológico

Exposição de parte das ossadas encontradas no sítio arqueológico nas margens do Rio Grande, próxima da Usina Hidrelétrica de Água Vermelha, assim como outras ossadas e objetos de civilizações antigas da região. O museu teve sua instalação coordenada pela museóloga da USP Marília X. Curi.

Estação Ferroviária

A cidade, fundada no início dos anos 40, recebeu o nome de Fernandópolis em homenagem ao interventor Fernando Costa, que esteve lá em 1943, propondo a união de duas pequenas vilas muito próximas. Já no ano seguinte tornou-se município. A linha da Araraquarense chegou no final de 1949. Sem trens de passageiros passando por ali desde 1997, hoje o prédio ainda fica muito longe, a três quilômetros da cidade em estrada asfaltada desde os anos 80. Infelizmente a estação está hoje completamente abandonada. Desocupados fizeram uma grande fogueira dentro dela, mas graças a seu estilo construtivo o fogo não destruiu o prédio. As estações deste tipo têm (ou tinham) armários embutidos e pisos em taco.

Histórico da Linha: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.

________________

  • Curiosidades

Monumento comemorativo Fundação de Fernandópolis


Monumento Comemorativo do Cinqüentenário da Fundação de Fernandópolis marca o encontro entre as populações de Brasilândia e Vila Pereira, com seus chefes: Barozzi e Pereira, contando ainda, com a presença do Interventor do Estado, Fernando Costa, ocasião em que foi criado o Município de Fernandópolis, pelo decreto Lei de 30 de novembro de 1944.

Expô Fernandópolis

A EXPO de Fernandópolis surgiu em 1968, para comemorar o 29º aniversário de Fernandópolis, assim foi criada a 1ª Exposição de Animais e Produtos Derivados. A organização do evento e a construção do recinto foram feitas em apenas 1 mês.

39 anos se passaram e, hoje ela se tornou a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Fernandópolis, um evento que além da exposição de animais, agrega: rodeio profissional em touros e cavalos, várias modalidades de provas esportivas do mundo country, parque de diversão, leilão de gado, restaurantes e shows, atraindo grandes expositores e empresas patrocinadoras.

O objetivo da festa é expor o potencial comercial, industrial e agropecuário da região, revertendo todo o lucro da exposição para a AVCC – Associação de Voluntários de Combate ao Câncer, com a finalidade de construir o Núcleo de Apoio ao Paciente com Câncer.

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50