dr. Pintassilgo

Pindamonhangaba

Amigos migalheiros, as minhas mais calorosas saudações!

Com meus olhos curiosos e com meu coração um tanto inquieto, tenho notado às vezes que nós, brasileiros, sentimos a vida um tanto penosa. Por detrás de nossa alegria desvairada de fim de semana, há uma fina angústia, nascida de um espinhoso questionamento sobre o futuro. Sei que nesta vida não há alegria plena, mas...

Certa feita, meu avô, pintassilgo humilde, sapiente, talhado pela vida, me disse que "um homem deve ter três necessidades e cinco profissões; caso tenha um ofício apenas, que o faça com um dedicado amor".

Levei essa fala comigo e hoje repasso a vocês. Para mim ela possui um peso filosófico enorme : temos de nos desdobrar nesta vida e buscarmos forças e ar para respiro a todo instante.

De pronto, noto suas indagações, amigos migalheiros: "aonde quer chegar, amigo pintassilgo"?

Saí de Pindamonhangaba, referida pelos adoradores da terra somente com "Pinda". Mais um belo registro indígena nesta terra de Pindorama.

E vi, por lá, os ditos de meu avô profetizados e realizados.

O quanto trabalham os servidores, causídicos, promotores e magistrados !

Claro que isso ocorre em todo o país, bem sei, mas lá o cenário era de total dedicação ao ofício, pois as limitações físicas da Casa obrigam todos a verdadeiros sacrifícios.

Casa antiga e bonita, o Fórum não comporta, em audiências de cunho criminal ou não, muitas pessoas por metro quadrado, gerando um desconforto, que é driblado pela dedicação e parcimônia dos servidores da Justiça.

A população também carece desse ar espaçado, já que muitas vezes os detentos que vão ser ouvidos passam por entre os estreitos corredores.

E assim, a Justiça em Pinda vai sendo feita em larga escala (graças aos servidores, causídicos e magistrados) num espaço exíguo, apertado.

Eles se desdobram como se tivessem "cinco profissões", e o "dedicado amor" está na renúncia de prerrogativas para atender bem à população.

Que melhor exemplo Pinda poderia dar ao país ?

Por isso, penso agora no ar seco de inverno: penosa, sim, nos tem sido a vida em alguns momentos, nos tirando em instantes nosso bem maior, que é a fé em nós mesmos.

Mas e se ficarmos estáticos, esperando, sebastianamente, o "Salvador"?

Onde ficará nosso desdobramento, nossa inata fome de viver ?

Não podemos deixar que os exemplos e a luta dos pindamonhangabenses sejam em vão, e inglória.

Vamos honrar a luta de Pinda.

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50