dr. Pintassilgo

Barra do Piraí

2010

Instituída pelo decreto 57, de 10 de março de 1890, a comarca de Barra do Piraí teve a sua instalação em 14 de abril seguinte.

Extinta pelo decreto 8, de 19 de dezembro de 1891, foi restaurada pela lei 43 - A, de 1° de março de 1893. Ostentou o honroso título por mais oito anos, quando então o decreto 667, de 16 de fevereiro de 1901, veio novamente rebaixá-la a termo da comarca de Vassouras.

Entretanto, pouco mais de um mês depois, determinação do decreto 681, de 28 de março seguinte, restituiu-lhe o predicado perdido, situação que perdura até o presente.

Fórum

O antigo prédio do Fórum da comarca de Barra do Piraí, atualmente Fórum nº 1, recebeu o nome do magistrado Zótico Antunes Baptista. Com o transcurso do tempo, tornando-se o imóvel acanhado para dar atendimento aos serviços forenses, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, na administração do desembargador Thiago Ribas Filho, fez construir na cidade de Barra do Piraí o Fórum nº 2, projetado pela arquiteta Maria Alice Fernandes.

O novo prédio, dotado de amplas e excelentes instalações, situado na Rua Professor José Antônio Maia Vinagre s/n°, no bairro Matadouro, foi inaugurado no dia 30 de novembro de 1999, tendo o diretor do Fórum, juiz Reinaldo Moreira Glioche, presidido a solenidade.

____________
__

Fonte : "O Judiciário fluminense e suas comarcas", de Antonio Izaias da Costa Abreu
___
________________