Encerrado


Certificação de Água : Oportunidades e Desafios

  • Data: 27/4/10
  • Horário: 8h30 às 18h30
  • Local: Tulip Inn Paulista Convention, rua Apeninos, 1070 – Paraíso, São Paulo/SP

A água líquida é a base fundamental para a existência da vida. Aparentemente abundante no Universo, na Terra ela vai se tornando cada vez mais escassa e disputada, seja pelo passivo ambiental das atividades humanas que deteriora sua qualidade, seja pelo próprio crescimento da demanda. O ciclo que a água faz dentro do nosso planeta, passando do estado líquido para o gasoso e novamente para o líquido, é o que determina sua qualidade e disponibilidade para as atividades humanas.

A Certificação de Água ou Hídrica, é uma ferramenta empresarial de marketing ambiental, demonstrando o comportamento adequado das empresas no gerenciamento dos impactos que suas atividades tem na manutenção da qualidade e da quantidade desse líquido, que encontra-se à disposição dos ecossistemas e da sociedade.

Se por um lado são recolhidas taxas referentes aos sistemas de transmissão de água e captação e tratamento de seus resíduos, de outro não são ressarcidas as Prestações de Serviços Ambientais feitas pelos ecossistemas, por onde esse precioso líquido passa antes de retornar aos reservatórios. Avaliar adequadamente a escala e valor dos serviços ambientais relacionados com a água, prestados pelos diferentes ecossistemas, é uma forma de reconhecer e justificar a continuidade desses efeitos positivos, assim como de compensar e neutralizar eventuais efeitos negativos que os negócios possam ter.

O desafio de desenvolver e implantar uma estratégia de marketing ambiental adequada para neutralizar a Pegada Hídrica dos negócios, é uma oportunidade para que os serviços ambientais de manutenção da qualidade e quantidade da água prestados pelos ecossistemas, sejam reconhecidos e remunerados adequadamente. Essa atividade gera um resultado altamente positivo para a água, que pode vir a ser uma marca na gestão ambiental das empresas.

Objetivo do programa

O objetivo desse treinamento é evidenciar o papel da água na sociedade e os passivos ambientais gerados pelo seu uso pelas atividades humanas, demonstrando ainda as formas de reduzir e neutralizar os efeitos negativos, que podem gerar créditos de água para os produtores rurais e certificados de neutralização hídrica para as empresas. O treinamento também irá proporcionar condições básicas para a realização de inventários e projetos de neutralização de impactos negativos do uso da água nas empresas, assim como demonstrar o papel do marketing na promoção dessas atividades. Vão ser demonstrados vários estudos de caso no mundo e no Brasil.

Público Alvo

Cooperativas do agronegócio, Federações de indústria, Prefeituras municipais, secretarias de meio ambiente. Empresários, diretores e gerentes de empresas de todos os setores, profissionais da área rural e ambiental, dos setores de energia, construção, transportes, indústria, resíduos, agricultura e florestas. Encarregados de departamentos de marketing das empresas, professores, estudantes e o público em geral. Gestores públicos e privados interessados no tema das mudanças globais e dos mercados de serviços ambientais, especialmente aqueles relacionados com a água.

Conteúdo Programático

Módulo I - Água

  • Água no Universo;
  • Água na Terra;
  • As Plantasa e a Água;
  • Ciclo da Água;
  • Os Ecossistemas e a Água;
  • A Agricultura e a Água;
  • As Mudanças Climáticas Globais e a Água
  • Água Virtual, Água Vrde, Água Azul e Água Cinza - Conceitos.

Módulo II - Pagamentos por Serviços Ambientais de Água

  • O Passivo Ambiental Relacionado ao Uso da Água;
  • Aspectos Gerais de PSA de Água;
  • Ações Institucionais Mundiais;
  • Ações Institucionais Brasileiras;
  • PSA de Água no Mundo - estudos de caso;
  • PSA de Água na América Latina - estudos de caso;
  • PSA de Água no Brasil - estudos de caso: Programa Produtor de Água.

Módulo III - Inventários e Neutralização de Pegada Hídrica

  • Riscos para os Negócios;
  • Pegada Hídrica;
  • Inventário de Pegada Hídrica;
  • Neutralização de Pegada Hídrica;
  • Certificação de Pegada Hídrica;
  • Estudos de Caso.

Módulo IV - Perspectivas de Futuro

  • PSA no Futuro;
  • Projeção da Demanda por Água;
  • Tecnologias;
  • Aspectos Regulatórios e Econômicos.

Programação

8h30 - Credenciamento e retirada do material

9h - Início do curso

12h - Almoço

14h - Retomada das atividades

18h - Encerramento

Instrutor/Palestrante

-Eder Zanetti
Graduado em engenharia florestal pela UFPR em 2000, Msc em Sustentabilidade Florestal e Gerenciamento de propriedades rurais em 2003 pela Albert-Ludwigs Universitat Freiburg - Alemanha, e doutorando em Manejo Florestal Sustentável para a Amazônia Brasileira pela UFPR em 2009. Por três anos atuou como pesquisador de mudanças climáticas globais e serviços ambientais das florestas do Centro Nacional de Pesquisa Florestal da Embrapa, atualmente UNFCCC CDM A/R (Afforestation and Reforestation) ROE (Roster of Experts). Possui diversos livros publicados, incluindo o último: Mudanças Climáticas Globais, Florestas, Madeira e Carbono.

Investimento

R$ 1.200,00 para as inscrições pagas até o dia 20 de Abril de 2010

R$ 1.500,00 para as inscrições pagas a partir do dia 21 de Abril de 2010

Observações

10% de desconto aos associados dos nossos apoiadores.

Consulte a empresa sobre condições especiais para grupos.

O pagamento poderá ser efetuado por meio de Depósito ou Boleto Bancário.

Estão inclusos os custos de material, coffee break, almoço e certificado.

A MBA Treinamentos pode realizar este treinamento "IN COMPANY".

Realização

  • MBA Treinamentos

________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 2092-9047/2801-9600

OU

Clique aqui

Publicado segunda-feira, 15 de março de 2010