Encerrado


Auditoria Trabalhista para Recursos Humanos

  • Data: 16 e 17/4/10 (sexta-feira e sábado)
  • Horário: 9h às 18h
  • Local: Hotel The Universe - São Paulo/SP

Objetivo

Mostrar aos participantes os procedimentos usuais e legais utilizados em Auditoria Trabalhista. Como planejá-la, organizá-la e desenvolvê-la, para dar ao Auditado uma visão abrangente da condução das suas relações contratuais trabalhistas. Analisar os aspetos formais e, ate informais, comportamentais e seus desdobramentos. Identificar acertos e desacertos para que a Empresa possa mantê-los, aperfeiçoá-los ou corrigi-los. Identificar causas que podem levar uma empresa a suportar passivo trabalhista, sofrer desgaste de relação, de imagem ou a ser penalizada.

Público-alvo

Gerentes administrativos: financeiros, recursos humanos, pessoal, chefes e analistas de pessoal, auditores, advogados, contadores e demais interessados.

Programação

16/4sexta-feira

1. Relatório de Auditoria, Requisito fundamental - Como Redigir um Relatório:

  • Resumo das Não conformidades;
  • Redação Cuidadosa;
  • Observância aos padrões de Relatório;
  • Relatórios feitos por Auditores Externos.

2. Check List – Admissão de Empregados:

  • Análise das datas de admissão;
  • Documentos que devem acompanhar o Contrato de Trabalho;
  • Análise dos Critérios de Seleção e Contratação;
  • Verificação dos aumentos salariais concedidos (se estes possuem autorização ou amparo legal);
  • Seqüência das datas de admissão;
  • Verificar se a Ficha de Registro de Empregado está atualizada;
  • Atestados médicos;
  • Inclusão no CAGED;
  • Verificação física (Checar a presença, bem como se o trabalho desenvolvido é condizente com a função para a qual o trabalhador foi contratado);
  • Análise de CTPS.

3. Check List - Auditoria em Folha de Pagamento:

  • Diferenças entre Salário e Remuneração;
  • Verificação acerca dos prazos para os pagamentos (análise: se os pagamentos estão sendo pagos nos prazos estabelecidos);
  • Seleção aleatória de prontuários para cálculo de proventos;
  • Empregados demitidos - Verificação quanto a baixa na folha de pagamento;
  • Adiantamentos Salariais (os adiantamentos estão dentro dos limites estipulados?);
  • Realização de Horas Extraordinárias (Verificar sistema de autorização e checar sua consistência);
  • Checagem de informações: Folha de Pagamento X Depósitos Bancários;
  • Pagamento de Adicionais - Insalubridade e Periculosidade (laudo técnico);
  • Data-base (a Data-base está sendo observada?);
  • Equiparação Salarial: Comparação entre vários prontuários de empregados que desenvolvem a mesma atividade, pelo mesmo período de tempo e com igual perícia técnica;
  • Análise de Salário "In Natura";
  • Exame físico: Confrontar a existência física do empregado x Folha de Pagamento e Ficha de Registro de Empregado.

4. Check List - Contrato de Trabalho:

  • Requisitos do Contrato de Trabalho (se são assinados, possuem datas, se há rasuras e etc);
  • Contrato a prazo determinado (análise da duração e se está dentro dos limites legais e sindicais);
  • Checagem dos principais elementos dos Contratos de Aprendizes e Estagiários (função, duração do curso, horário de aula, salários, idade e etc);
  • Análise de cláusulas de favorecimento incomum.

5. Check List – Jornada de Trabalho:

  • Análise das horas extraordinárias - Comparação entre Horas Extras realizadas e Cartão de Ponto;
  • Análise do prontuário dos empregados dispensados do Ponto;
  • Checagem do Relógio Ponto (se os pontos são assinados, se é o empregado mesmo quem marca o ponto e etc);
  • Checagem das compensações;
  • Análise dos feriados - ver critérios;
  • Conferência dos reflexos das Horas Extras em Férias, 13.º salário e DSR;
  • Conferência dos Reflexos em Horas Noturnas;
  • Análise dos intervalos e adicionais;
  • Verificação dos procedimentos que envolvem o DSR (Concessão Regular, se coincidem com domingos, Integrações e Reflexos do DSR em Férias, 13.º Salário e Aviso Prévio);
  • Análise acerca da existência ou não de irregularidades (levantamento: se as irregularidades originaram pagamentos, se repercutiram em DSR e etc).

6. Check List - Auditoria em Férias:

  • Análise de CTPS (atualização);
  • Duração das Férias (comparação entre férias de menos de 30 dias com faltas injustificadas);
  • Checagem de Auxílio doença com duração superior a 06 meses e seu reflexo sobre o período aquisitivo;
  • Levantamento de casos que demonstrem alteração no período aquisitivo;
  • Realização de Recalculo das férias de vários empregados;
  • Pagamento das férias (análise das datas);
  • Férias em Dobro;
  • Férias Coletivas (anotação das férias coletivas em CTPS, análise dos trâmites de comunicação perante o Sindicato e prazos legais);
  • Venda das Férias (checagem física do empregado).

7. Check List - 13.º Salário:

  • Pedidos de antecipação;
  • Análise das datas limite;
  • Análise dos efeitos do afastamento no 13.º salário;
  • Conferência entre valores constantes nos recibos de férias e os valores pagos.

8. Check List - Auditoria em Terceirização de Mão-de-Obra:

  • Levantamento acerca das Cotações (houveram cotações?);
  • Análise do Contrato de Prestação de Serviços firmado (se foi devidamente assinado, quem assinou tem esta autonomia?);
  • Análise de forma e prazo da contratação;
  • O contratado atende as necessidades do contrato?;
  • Contratação para atividade meio;
  • Checagem se houve treinamento para Ambientação e Segurança do Trabalho;
  • PESSOA FÍSICA:
  • Retenção Previdenciária;
  • Recolhimento Previdenciário;
  • Retenção de IR;
  • Conferência de documentos que originaram o recolhimento da retenção;
  • Análise do preenchimento de Guias;
  • Profissional liberal (análise de registro nos órgãos correspondentes).
  • PESSOA JURÍDICA:
  • Checagem da documentação da contratada;
  • Análise de Retenções Previdenciárias e de IR;
  • Conferência de documentos que originaram o recolhimento da retenção;
  • Análise da Nota Fiscal emitida pela empresa contratada;
  • Análise das obrigações fiscais;
  • Análise dos pagamentos realizados pela empresa contratada aos seus funcionários;
  • Checagem física do empregado: (o trabalhador da contratada está no local de trabalho?).

9. Check List - Medicina e Segurança do Trabalho:

  • Autorização de funcionamento junto a DRT;
  • Análise da existência de Serviço especializado em Medicina e Segurança do Trabalho;
  • CIPA - Análise da existência e eficácia;
  • PPRA - Análise da existência;
  • PCMSO - Levantamento dos critérios de manutenção dos Exames Médicos;
  • PPP - Análise da implantação e critérios.

10. Check List - Rescisões de Contrato de Trabalho:

  • Análise de prontuário dos funcionários demitidos;
  • Formalidades (CAGED, GFIP e etc);
  • Prazos;
  • Recalculo de verbas pagas;
  • Contrato de Experiência, Adicionais e etc.

11. Programa de Trabalho: Montagem e Sugestão;

12. Roteiro de desenvolvimento: Documentação e sistemática.

13. Relatório: Formulação e Modelo.

17/4 - sábado

Oficina Prática

Estudo de casos práticos: O segundo dia do curso será totalmente prático. O palestrante solicitará aos participantes que se dividam em grupos de 3 A 4 pessoas. Distribuiremos aos participantes exercícios práticos (resolução de casos e exercícios de múltipla escolha), cuja finalidade será instigar a discussão em grupo e praticar o conteúdo ministrado. ;

Instrutor

-Nilton Gonçalves

Carga horária

12 horas

Investimento

A vista: R$ 495,00

Parcelamentos

- 2 boletos de R$ 280,00 (a vista e 15 dias)

- 3 Parcelas no cartão de crédito sem juros

(Desconto de 5% a partir do 2º inscrito)

Incluso no pacote : coffee break, apostila, certificado e 30 dias plantão tira-dúvidas por email com o professor.

Realização

  • Cescomex - Treinamento Empresarial

______________

Resultado:

  • Daniela Perez, advogada de Buranello e Passos Advogados

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3938-6986

ou

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Publicado terça-feira, 23 de março de 2010