AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Tarifa sobre Carbono: prepare-se para essa realidade
Seminário

Tarifa sobre Carbono: prepare-se para essa realidade

O IGD - Instituto Geodireito realiza no dia 18/6 o seminário Tarifa sobre Carbono: prepare-se para essa realidade, em São Paulo.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Atualizado às 08:23


Seminário

Tarifa sobre Carbono: prepare-se para essa realidade

  • Data: 18/6
  • Horário: 8h às 17h30
  • Local: Instituto Geodireito - IGD - rua Hungria, 664, cj 63 A - Jardim Europa - São Paulo/SP

Objetivo

Entenda como as empresas devem se preparar para a tarifa sobre carbono no Brasil diante da nova legislação Federal e estadual.

Público-alvo

Executivos e profissionais de empresas dos segmentos de infra-estrutura, indústria em geral e agronegócios.

Justificativa

A edição da Política Nacional de Mudanças Climáticas trouxe metas de redução de gases de efeito estufa que deverão ser observadas pelas empresas, e que desafiam os profissionais na busca da eficientização dos processos industriais.

Para esta década, estão previstas no Brasil ações importantes, como a construção de estrutura para os jogos da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016, bem como a exploração da camada pré-sal, que certamente contribuirão para o aumento da emissão desses gases. Os setores de geração de energia, transportes, indústria e agronegócio estão entre aqueles sujeitos a restrições na emissão de carbono.

O Seminário "Tarifa sobre Carbono: prepare-se para essa realidade" traz os principais pontos de atenção da futura regulação, cujo modelo prevê uma rigorosa fiscalização, principalmente para as usinas térmicas a carvão e a óleo diesel. Terceiro país do mundo a participar de projetos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, previsto no Protocolo de Kyoto, agora o Brasil passará a regulamentar um mercado interno.

Programação

8h - 8h15 - Credenciamento e apresentações

- Karine Finn

8h15 - 9h55

1º painel: História e evolução do mercado de carbono

  • Ementa: Por que existe um mercado de carbono? O Protocolo de Kyoto e os mecanismos do mercado regulado.

- Stefan David

9h55 - 10h10 - Coffee-break

10h10 - 11h50

2º painel: Participação brasileira no mercado de carbono global

  • Ementa: Estrutura do MDL. Oportunidades de mitigação. Casos brasileiros.

- Stefan David

13h50 - 15h30 

3º painel: Aspectos da commodity carbono

  • Ementa: Evolução da commodity: das incertezas à economia de baixo carbono. Entendendo o custo ambiental e a formação de preço.

- Stefan David

15h30 - 15h45 - Coffee-break

15h45 - 17h25

4º painel: A nova legislação brasileira e o desafio das empresas

  • Ementa: Gestão e realidade americana. A opção brasileira: Política Nacional de Mudanças Climáticas. Políticas Estaduais de Mudanças Climáticas. Estratégia empresarial de gerenciamento de carbono.

- Stefan David e Karine Finn

Carga-horária

8 horas

Coordenação

- Stefan David
Engenheiro Mecânico (Faculdade de Engenharia Industrial - F.E.I), com Pós-Graduação em Administração Mercadológica (Faculdade Getúlio Vargas - F.G.V) e MBA em Gestão Ambiental (Proenco - Ministério de Ciência e Tecnologia), foi responsável pelas atividades de coleta de resíduos de grandes geradores, central de triagem e aterro industrial da empresa Vega Engenharia Ambiental. Com foco no segmento privado, assumiu as operações na região da Grande São Paulo e ABCD, atendendo clientes tipo Mercedes-Benz, Pirelli, Grupo Pão de Açúcar, entre outros. Atuando como consultor na área ambiental, desenvolve projetos de logística e de reciclagem de embalagens pós-consumo, implantando um Plano Diretor de Reciclagem para a Associação Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) e assume a Diretoria Comercial da MGM Innova, empresa especializada no desenvolvimento de projetos MDL - Mecanismos de Desenvolvimento Limpo e de Gestão de Carbono, relativos às questões de mudanças climáticas.

Investimento

R$ 990,00

Realização

  • IGD - Instituto Geodireito

______________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3554-1153

e-mail

igd@geodireito.com

ou

Clique aqui