terça-feira, 20 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Workshop

Gestão Estratégica de Sociedades de Advogados


Workshop

Gestão Estratégica de Sociedades de Advogados

  • Data: 27, 28 e 29/10
  • Horário: 9h às 17h30
  • Local: Auditório da Central Prática - rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP (para visualizar o mapa da região, clique aqui)

Objetivo

As modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuíram para exigir dos sócios e gestores de escritórios visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em três módulos, o curso possui enfoque eminentemente prático, visando a apresentação de alternativas de gerenciamento administrativo, financeiro, de recursos humanos e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. Os palestrantes são experientes consultores, que trabalham com consultoria para o desenvolvimento de escritórios há mais de 9 anos.

Público-alvo

Sócios, administradores legais, diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de sociedades de advogados.

Programação

O curso é dividido em três módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas.

27/10 - Módulo I – Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças

1. Planejamento estratégico:

  • como planejar e estruturar o escritório ou uma reforma administrativa;
  • níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
  • atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
  • construção de planejamentos estratégicos setoriais.

2. Manuais:

  • normas e padrões de funcionamento;
  • manuais que devem estar presentes em escritórios;
  • como elaborar os manuais (parte prática);
  • manuais de atribuição de funções;
  • planos de ausência;
  • funcionogramas;
  • organogramas;
  • fluxogramas - a representação gráfica das tarefas do escritório.

3. Planejamento, organização e controle de publicações e prazos:

  • utilização do sistema de controle processual;
  • controle de qualidade e de prazos.

4. Planejamento financeiro e orçamentário:

  • controle de custos;
  • budget;
  • controle de rendimento e de custos por áreas ou setores;
  • custo dos serviços;
  • centro de custos;
  • organização, controle e re-embolso de despesas e honorários.

5. Desempenho e qualidade na advocacia:

  • certificações de qualidade na advocacia;
  • indicadores de desempenho.
  • 6Equipamentos e sistemas:
  • o processo digital no escritório;
  • inovações tecnológicas aplicáveis aos escritórios.

6. Gerenciando o escritório por meio do software de controle processual:

  • como tornar o software útil e eficaz;
  • implantação;
  • exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação;
  • cuidados no cadastro de informações;
  • manual de utilização do sistema: características básicas;
  • indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.

7. Organização de arquivos:

  • apresentação sistemática de organização de arquivos.

28/10 - Módulo II – Gestão de pessoas

1. Desenvolvimento de Líderes:

  • diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
  • qualidades, características e habilidades dos líderes;
  • desenvolvendo lideranças;
  • empowerment;
  • cases.

2. Visão e missão:

  • apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
  • exercício prático.

3. Estratégias motivacionais:

  • políticas de recompensa;
  • como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
  • como motivar a equipe.

4. Apresentação de "estruturas horizontais": o segredo da gestão humana em escritórios:

  • ferramenta motivacional para advogados;
  • criação de profissionais multiplicadores;
  • cases.

5. Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:

  • processo de atração: tornando seu escritório desejado;
  • passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
  • técnicas avançadas de entrevista;
  • principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).

6. Treinamento e desenvolvimento:

  • elaboração de projeto de treinamento;
  • levantamento das necessidades;
  • principais tipos e técnicas de treinamento;
  • implantação e avaliação;
  • análise de benefícios e custos de treinamento.

7. Regras e comportamentos:

  • regras e regulamentos na gestão de pessoas;
  • punições, promoções e problemas;
  • cases.

8. Remuneração:

  • tipos de contratação, seus riscos e "encaixes" de acordo com cada estrutura;
  • plano de carreira ou plano de cargos e salários? É possível desenvolvê-los em um escritório?
  • cases.

9. Administração de conflitos;

10. Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:

  • o profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
  • vantagens;
  • apresentação de modelos.

11. Apresentação de estudos de casos de re-estruturação humana.

12. Pesquisas de clima.

29/10 - Módulo III – Marketing, relacionamentos e negócios na advocacia

1. O mercado da área jurídica - constatações e tendências;

2. Atendimento e relacionamento:

  • como diferenciar-se;
  • planejamento de contatos e relacionamento.

3. Gestão da qualidade como diferencial;

4. Diferenciais competitivos - como criá-los, exemplos práticos, cases;

5. Networking eficaz no meio jurídico:

  • associações, relacionamentos e a localização do público-alvo.

6. Pesquisas de satisfação:

  • formas de pesquisa, de acordo com a intenção do pesquisador;
  • exercício prático: montando uma pesquisa.

7. Marketing de acordo com o código de ética:

  • decisões dos Tribunais de Ética das OAB's;
  • legislação aplicável;
  • diretrizes sobre as restrições e proibições;
  • construção de sites, folders, newsletters e outros materiais publicitários segundo as normas da OAB.

8. Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes;

9. Técnicas negociação e apresentação;

10. Ferramentas da PNL - Programação Neurolinguística - que podem ser utilizadas em escritórios;

11. Valor dos serviços e aspectos psicológicos:

  • como o cliente enxerga o valor dos serviços.

12. Projeto de marketing – exercício prático.

Palestrantes

- Gil Cordeiro Dias Ferreira
Ex-oficial da Marinha, formado pela Escola Naval em 1967. Possui mestrado e doutorado em ciências navais, pela Escola de Guerra Naval, é pós-graduado em planejamento estratégico pela Real Marinha Britânica. Transferido para a reserva em 1996. Nesse mesmo ano, graduado em administração pela universidade Estácio de Sá e desde então tem trabalhado ininterruptamente no setor privado, como consultor de qualidade total, certificação ISO, planejamento estratégico e como administrador. Desde julho de 2006 é o gerente administrativo do escritório Silveira Clemente Advogados Associados.

- Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia, com MBA em excelência gerencial pela FAAP e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões do comitê de legislação da Amcham e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É sócio de Scheer & Advogados Associados.

Coordenação Acadêmica

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões do comitê de legislação da Amcham e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É sócio de Scheer & Advogados Associados.

Observações

* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação, almoço, estacionamento e dois coffee breaks (por módulo).

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3120-6806 - Rio de Janeiro – (21) 4063-6120 - Recife – (81) 4062-9270.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

__________

Ganhadora :

  • Grasiele de Carvalho Ribeiro Deon, do escritório Ogusuku e Bley

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3120-6806

e-mail

contato@centralpratica.com.br

ou

Clique aqui

Publicado em: quinta-feira, 26 de agosto de 2010

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