Gestão Estratégica de Departamentos Jurídicos Corporativos
quinta-feira, 31 de março de 2011
Atualizado às 14:47
Gestão Estratégica de Departamentos Jurídicos Corporativos
Módulo I
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Data: 25/5
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Horário: 9h às 17h30
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Local: Auditório da Central Prática - rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP
Módulo II
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Data: 26/5
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Horário: 9h às 17h30
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Local: Auditório da Central Prática - rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo / SP
Objetivo
O departamento jurídico é estratégico dentro de qualquer instituição, funcionando ora como um conselheiro da presidência e diretoria, ora como gestor de inúmeras demandas judiciais. Ao mesmo tempo em que a terceirização da carteira litigiosa alivia a gestão interna, aumenta os riscos caso a fiscalização dos terceiros não seja eficiente. Neste workshop serão apresentadas várias técnicas, sistemas, casos práticos e soluções modernas para vários dos problemas mais comuns enfrentados pelos departamentos jurídicos nos âmbitos de: planejamento, estratégia, administração, finanças, sistemas e recursos humanos.
Público alvo
Diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de departamentos jurídicos de empresas.
Programação
- O curso é dividido em dois módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:
Módulo I - Planejamento estratégico e gestão corporativa
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como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa;
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níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);?atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
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construção de planejamentos estratégicos setoriais.
- Manuais
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normas e padrões de funcionamento;
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manuais que devem estar presentes em departamentos jurídicos;
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como elaborar os manuais (parte prática);
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manuais de atribuição de funções;
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planos de ausência;
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funcionogramas;
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organogramas;
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fluxogramas - a representação gráfica das tarefas do departamento.
- Planejamento, organização, controle de publicações e prazos
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utilização do sistema de controle processual;
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controle de qualidade e de prazos.
- Planejamento financeiro e orçamentário
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centro de custos;
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controle de custos;
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organização, controle, reembolso de despesas e honorários;
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organização financeira e terceirização litigiosa.
- Desempenho e controle de terceirizados
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indicadores de desempenho.
- Gerenciando o departamento por meio do software de controle processual
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como tornar o software útil e eficaz;
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implantação;
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exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação;
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cuidados no cadastro de informações;
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manual de utilização do sistema: características básicas;
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indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.
Módulo II - Gestão de pessoas
- Visão e missão departamentais
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apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
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exercício prático.
- Desenvolvimento de Líderes
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diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
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qualidades, características e habilidades dos líderes;
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desenvolvendo lideranças;
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empowerment.
- Estratégias motivacionais
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políticas de recompensa;
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como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
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como motivar a equipe.
- Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento
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processo de atração: tornando o cargo desejado;
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passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
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técnicas avançadas de entrevista;
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principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).
- Treinamento e desenvolvimento
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elaboração de projeto de treinamento;
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levantamento das necessidades;
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principais tipos e técnicas de treinamento;
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implantação e avaliação;
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análise de benefícios e custos de treinamento.
- Regras e comportamentos
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regras e regulamentos na gestão de pessoas;
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punições, promoções e problemas.
- Administração de conflitos
- Atribuição de funções e a difícil arte de delegar
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o profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
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vantagens;
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apresentação de modelos.
- Endomarketing: o marketing interno
- Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana
- Pesquisas de clima
Palestrantes
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Columbia University (Nova Iorque-EUA). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.
- Vanessa Scheer
Formada em psicologia, com MBA em excelência gerencial pela FAAP e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.
Observações
*Estão inclusos no valor do investimento: crachá, material de apoio, certificado de participação, almoço e dois coffee breaks (por módulo) .
*A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
Realização
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Central Prática Educação Corporativa
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