O Direito e as Relações de Consumo
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Atualizado às 10:20
Seminário
O Direito e as Relações de Consumo
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Data: 3, 4 e 5/8
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Horário: 9h às 17h55 (3/8) e 9h às 17h45 (4 e 5/8)
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Local: Auditório da Central Prática (rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP)
3/8
Objetivo
As regras legais referentes ao direito do consumidor e de toda a legislação esparsa sobre consumo, oferta e publicidade demandam das empresas alguns cuidados e adequações de comportamento. Deste modo, o enfoque deste tema será a identificação da oferta e publicidade e da obrigatoriedade do fornecimento de informações sobre produtos e sua utilização, o enquadramento da publicidade enganosa e abusiva e os mecanismos de controle sobre determinados produtos colocados a disposição do consumidor.
Público alvo
Gestores, diretores e demais colaboradores de empresas de grande e médio porte.
Programação
8h40 às 9h - Credenciamento
9h às 10h - Comissão especial de reforma do Código de Defesa do Consumidor no Senado Federal: aspectos relevantes
10h às 10h10 - Perguntas e discussão
10h10 às 10h25 - Coffee Break
10h25 às 11h25 - A política brasileira nas regras de direito de consumo no tocante à publicidade
Oferta e publicidade: aspectos legais do direito do consumidor
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Princípios gerais e noções sobre propaganda e publicidade de acordo com as regras de defesa do consumidor;
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Definição de consumidor e fornecedor;
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A pessoa jurídica como consumidora;
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Os serviços de profissionais liberais e seu enquadramento;
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Caracterização da relação de consumo;
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Aplicabilidade e extensão das normas de direito de defesa do consumidor no tocante à publicidade.
11h25 às 11h35 - Perguntas e discussão
11h35 às 12h35 - Conceitos de oferta e publicidade frente ao Código de Defesa do Consumidor
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Conceito de oferta e publicidade;
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Normas sobre propaganda e publicidade;
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Princípio da informação e da obrigatoriedade;
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Qualidade e quantidade de informação;
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Conceituação de publicidade enganosa;
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Cases.
12h35 às 12h45 - Perguntas e discussão
12h45 às 14h10 - Almoço
14h10 às 15h10 - A publicidade irregular e suas conseqüências
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A veiculação da comunicação;
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Da contra propaganda: ônus da prova da veracidade e correção da informação ou comunicação publicitária consequências criminais;
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Publicações de correções e erratas: procedimentos e efeitos.
15h10 às 15h20 - Perguntas e discussão
15h20 às 16h20 - Aspectos constitucionais da regulação da publicidade de alimentos e medicamentos, entre outros
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Principais normas esparsas;
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A realidade brasileira frente ao CDC;
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Apresentação de cases;
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Posição jurisprudencial.
16h20 às 16h30 - Perguntas e discussão
16h30 às 16h45 - Coffee Break
16h45 às 17h45 - A atuação de entidades de defesa do consumidor frente ao avanço das relações de consumo
Fiscalização estatal e atuação dos órgãos de defesa:
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ANVISA;
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Inmetro;
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Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor - DPDC;
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PROCON;
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CONAR, entre outros;
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Entidades de defesa do consumidor de cunho privado (IDEC, PRO TESTE, RECLAME AQUI, entre outras.)
17h45 às 17h55 - Perguntas e discussão
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Objetivo
Com o crescimento do consumo e da tecnologia as leis de defesa do consumidor sofreram significativos ajustes ao longo dos últimos anos. O pleno conhecimento dessas normas é cada vez mais indispensável para o fim de adequar as condutas negociais, comerciais e mercadológicas por parte das empresas a fim de atenuar os impactos dos riscos. O intuito deste evento será apresentar atualizada orientação legal para a implementação de estratégias de prevenção e contingenciamento desses impactos. Renomados palestrantes apresentarão temas referentes às condições irregulares da relação de consumo, às práticas abusivas e suas relações contratuais, como também obrigações e responsabilidades por vício e defeito do produto e serviço, de forma a proporcionar alterações nas condutas das empresas.
Público alvo
Gestores, diretores e demais colaboradores de empresas de grande e médio porte.
Programação
8h40 às 9h - Credenciamento
9h às 10h20 - Agentes e fatores da relação de consumo
Práticas e condutas empresariais e o direito do consumidor
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Comerciante, fabricante, produtor e prestador de serviço;
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Fato do produto / serviço;
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Vício do produto / serviço.
Identificação de danos: Responsável pelo vício ou defeito do produto ou serviço que possam causar danos aos consumidores
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Responsabilidade objetiva.
Posição jurisprudencial
10h20 às 10h30 - Perguntas e discussão
10h30 às 10h45 - Coffee Break
10h45 às 11h50 - Práticas abusivas e condições irregulares de negociação
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Venda casada;
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Recusa de fornecimento;
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Remessa sem solicitação;
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Execução de serviço sem orçamento;
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Vantagem excessiva;
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Elevação injustificada de preço.
O comércio eletrônico e suas implicações
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Segurança no ambiente eletrônico;
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Transações eletrônicas:
Devoluções: obrigações e prazos;
Contratos eletrônicos
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Crimes eletrônicos.
Apresentação de cases
11h50 às 12h - Perguntas e discussão
12h às 13h30 - Almoço
13h30 às 14h40 - Cláusulas contratuais em desacordo da lei
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Cláusulas que estabeleçam condições iníquas, abusivas e exageradas;
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Tipos de contratos;
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Normas do Código de Defesa do Consumidor x Normas do Código Civil (onerosidade excessiva, "exceptio non adimplenti contractus" e equilíbrio contratual);
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Rescisão contratual.
Posição jurisprudencial
14h40 às 14h50 - Perguntas e discussão
14h50 às 16h - A problemática das falhas em produtos e serviços e que causam danos aos consumidores
Responsabilidade civil
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Responsabilidade do fornecedor:
Pelo fato do produto / serviço;
Pelo vício do produto / serviço.
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Excludentes de responsabilidade do fornecedor;
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Garantia legal e contratual.
Recall
Responsabilidade penal
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Crimes de consumo.
16h às 16h10 - Perguntas e discussão
16h10 às 16h25 - Coffee Break
16h25 às 17h35 - Cobrança indevida e inscrição em cadastros de proteção ao crédito
Prazos
Decadência e prescrição
17h35 às 17h45 - Perguntas e discussão
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Objetivo
Após 20 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor e com a crescente legislação esparsa sobre o tema, cresce cada vez mais a necessidade de constante atualização por parte das empresas. O intuito deste evento é oferecer orientação legal a fim de atenuar os conflitos gerados das atividades empresariais frente à legislação pertinente com foco principal na demanda das relações de consumo nos órgãos de proteção ao consumidor, seu planejamento e implicações. Apresentação de estratégias de administração do contencioso de massa e medidas eficazes.
Público alvo
Gestores, diretores e demais colaboradores de empresas de grande e médio porte.
Programação
8h40 às 9h - Credenciamento
9h às 10h20 - Gerenciamento de contencioso de massa
Aspectos legais e estratégias para sanar conflitos nas relações de consumo
Principais questões para uma gestão eficaz
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Critérios rigorosos na formação da equipe jurídica e divisão eficiente de tarefas;
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Software jurídico de alta performance;
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Índices de desempenho;
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Políticas de terceirização;
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Políticas de acordo;
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Eficiência no departamento administrativo e financeiro.
Relacionamento do departamento jurídico com a empresa
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Qualidade de informação;
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Atuação preventiva, traçando em conjunto com o cliente estratégias para a diminuição do número de demandas.
10h20 às 10h30 - Perguntas e discussão
10h30 às 10h45 - Coffee Break
10h45 às 11h50 - Procon's e órgãos de defesa do consumidor
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Funcionamento dos Procon's;
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Trâmite de uma reclamação;
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Índices sobre cumprimentos de decisões dos Procon's e cadastro de reclamações fundamentadas;
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Interação com as empresas com alto número de demandas de consumo;
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Atuação das entidades privadas de defesa do consumidor;
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Cases.
11h50 às 12h - Perguntas e discussão
12h às 13h30 - Almoço
13h30 às 14h40 - Atuação no contencioso judicial
Pontos relevantes
Justiça Comum
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Hipossuficiência do consumidor;
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Inversão do ônus da prova;
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Ações civis públicas;
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Legitimidade processual do Ministério Público e das associações de defesa do consumidor.
Juizados Especiais Cíveis
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Celeridade e economia processual;
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Informalidade do processo;
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A prova e a inversão do ônus da prova nos juizados especiais cíveis;
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Recursos.
Posicionamento nos tribunais
14h40 às 14h50 - Perguntas e discussão
14h50 às 16h - A importância do SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente
O SAC é uma ferramenta muito eficaz quando utilizada adequadamente, pois permite:
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Orientar os clientes com comunicação única e personalizada;
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Identificar e prevenir eventuais problemas, repassando as informações às áreas competentes da empresa;
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Solução com rapidez e eficiência nas reclamações recepcionadas;
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Permite manter contato periódico com órgãos de defesa do consumidor e participação de associações e comitês da área de atendimento ao consumidor;
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Possibilidade de aperfeiçoamento dos produtos e serviços da empresa.
Cases de sucesso
16h às 16h10 - Perguntas e discussão
16h10 às 16h25 - Coffee Break
16h25 às 17h35 - As demandas de consumo e os procedimentos viáveis com intuito de organizar e melhorar os relacionamentos com os consumidores: aspectos relevantes
17h35 às 17h45 - Perguntas e discussão
Coordenação Acadêmica
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.
Observações
* Inclusos: crachá, material de apoio, certificado de participação, almoço e dois coffee breaks - (por dia).
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3257-4979 - Rio de Janeiro - (21) 4063-6120 - Recife - (81) 4062-9270.
Realização
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Central Prática Educação Corporativa
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