Encerrado



Seminário

Estratégias de Negociações Coletivas para Sindicatos Patronais

  • Data: 27/9
  • Horário: 9h às 17h40
  • Local: Auditório da Central Prática (rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP)

Objetivo

Os sindicatos patronais desempenham papel fundamental nas questões legais relacionadas às relações de trabalho e principalmente nas rodadas de negociações, onde age em defesa dos interesses dos seus representados. Dessa forma, encontrar a melhor estratégia a fim de amenizar ou dar equilíbrio aos interesses dos seus representados através de uma eficaz negociação são ferramentas utilizadas no aperfeiçoamento destas relações e na otimização dos resultados organizacionais e financeiros. Com a inflação em alta e pressões por aumentos, a atividade sindical tem fundamental importância.

Público alvo

Empresários e executivos de empresas, representantes de sindicatos patronais, gerente de recursos humanos e de departamentos jurídicos, advogados.

Programação

8h40 às 9h - Credenciamento

9h às 10h10 - Introdução

  • As relações de Trabalho e as novas formas de Negociar dos Sindicatos Patronais.

- Wolnei Tadeu Ferreira
Advogado sócio titular do escritório Ferreira Rodrigues Sociedade de Advogados, atua como sócio-administrador e como principal negociador sindical com carreira na área jurídica empresarial trabalhista desde 1975, cuja expertise em negociações sindicais decorre de sua atuação profissional nesta área desde 1985, quando atuava como Gerente de Relações Sindicais e Trabalhistas do Grupo Bunge (Sanbra, na ocasião). Formado em Administração pela Escola Superior de Administração e Negócios (ESAN/São Paulo) em 1980 e em Direito pela Faculdade de Direiro de São Bernardo do Campo (FDSBC/SP), em 1991, possui ainda pós-graduação em Administração de Recursos Humanos, com concentração em Relações Sindicais, pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, cursado entre 1982/1984.

10h10 às 10h20 - Perguntas e discussão

10h20 às 10h35 - Coffee Break

10h35 às 11h50 - Plano de Contingência para Movimentos Sindicais

  • Conceito, histórico;
  • Legislação aplicável;
  • Formas de ações sindicais (tipos de movimentos);
  • Modelos de relações trabalhistas;
  • Ações patronais.

Trata-se de plano de contingências de crises em recursos humanos, visando o menor impacto possível para as empresas diante de situações críticas.

- Rovani Dietrich
Advogado, gerente jurídico da área trabalhista do escritório Henares Advogados Associados , formado pela PUC/RS, com especialização em direito do trabalho pela PUC/RS. Atuou em empresas multinacionais de porte, foi representante da ABINEE/SINAEES em negociações coletivas com o sindicato dos metalúrgicos.

11h50 às 12h - Perguntas e discussão

12h às 13h30 - Almoço

13h30 às 14h30 - As negociações Coletivas e o Plano de Remuneração - cenário atual.

Principais itens de pauta das negociações coletivas:

  • Reposição da inflação e aumento real;
  • Parcelamento de reajustes;
  • Abono salarial;
  • Benefícios;
  • PLR. Participação nos lucros e resultados

- Vera Lúcia dos Santos Menezes
Sócia do escritório Del Manto, Kauffman & Menezes Sociedade de Advogados . Formada pela Faculdade de Direito Riopretense em 1983.Pós graduanda em direito do Trabalho pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo-FADISP, e Curso de Negociação pela FGV-PEC, entre outros. Atuação em consultoria preventiva e contenciosa trabalhista.Assistência na constituição de entidades sindicais, em negociações salariais (inclusive em situações de greves), e em Dissídios Coletivos. Experiência em ministrar palestras sobre diversos assuntos de natureza trabalhista.

14h30 às 14h40 - Perguntas e discussão

14h40 às 15h50 - Rodada de Negociações e seus aspectos legais.

O ambiente negocial deve ser utilizado com vistas a melhoria das relações de trabalho e aperfeiçoamento nos resultados organizacionais e financeiros, mas alguns cuidados devem ser observados:

  • A observância do rigor da lei para que as negociações coletivas sejam consideradas válidas;
  • Os impactos decorrentes das ações de intervenção no cotidiano das relações trabalhistas e sindicais;
  • Atuação do Ministério do Trabalho e Emprego;
  • Atuação do Ministério Público do Trabalho;
  • Atuação Poder Judiciário.

- Drausio Rangel
Em 1958, iniciou suas atividades de Gerente de Relações Trabalhistas e Recursos Humanos, advogado e consultor trabalhista Especialista em direito coletivo e sindical, é advogado, consultor e negociador de inúmeros sindicatos patronais e mais centenas de empresas clientes, para as quais dá assistência total na área trabalhista sindical. Como conferencista, palestrante e debatedor, tem participado de inúmeros seminários e congressos na área, além de ser autor de vários artigos publicados em jornais e revistas de todo o Brasil. . Em 1998, 1999, 2000, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 E 2008 a Drausio Rangel e Associados foi vencedora do Prêmio “TOP OF MIND OURO”, escolhida por profissionais de RH e Relações Trabalhistas de todo o Brasil. Em 2006 foi eleito um dos "dez mais admirados advogados trabalhistas do Brasil".

15h50 às 16h - Perguntas e discussão

16h às 16h15 - Coffee Break

16h15 - 17h25 - O papel relevante dos Sindicatos Patronais e os assuntos mais delicados da categoria.

  • Estabilidades, Impedimentos e Dispensas Arbitrárias.
  • Greves;
  • Estabilidades legais e convencionais;
  • Circunstâncias impeditivas da rescisão do contrato de trabalho;
  • Atos demissionais e suas legalidades.
  • Entre outros.

- Cristina Buchignani
Sócia do escritório Emerenciano, Baggio e Associados – Advogados, coordenadora da área trabalhista sindical Advogada trilíngue, graduada em 1987 pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Pós graduada em direito empresarial pela Universidade Mackenzie em 1991, tendo concluído MBA em direito empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV em 2002. Atualmente, mestranda em direito do trabalho na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Vasta experiência no âmbito consultivo e contencioso trabalhista, individual e especialmente em direito coletivo do trabalho.

17h25 às 17h35 - Perguntas e discussão

Coordenação Acadêmica

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da OAB (Secção São Paulo), da AASP e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.

Observações

* Inclusos : crachá, material de apoio, certificado de participação, almoço e dois coffee breaks.

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3257-4979 - Rio de Janeiro – (21) 4063-6120 - Recife – (81) 4062-9270.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

__________

Ganhadores :

  • Marcio Christofani
  • Rosemeire Faichel

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3257-4979

e-mail

contato@centralpratica.com.br

ou

Clique aqui

Publicado quarta-feira, 31 de agosto de 2011