Oferta e publicidade: aspectos legais do direito do consumidor
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Atualizado às 11:10
Oferta e publicidade: aspectos legais do direito do consumidor
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Data: 26/10
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Horário: 9h às 17h55
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Local: Auditório da Central Prática (rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP)
Objetivo
As regras legais referentes ao Direito do Consumidor e de toda a legislação esparsa sobre consumo, oferta e publicidade demandam das empresas alguns cuidados e adequações de comportamento. Deste modo, o enfoque deste tema será a identificação da oferta e publicidade e da obrigatoriedade do fornecimento de informações sobre produtos e sua utilização, o enquadramento da publicidade enganosa e abusiva e os mecanismos de controle sobre determinados produtos colocados a disposição do consumidor.
Público alvo
Gestores, diretores, advogados e demais colaboradores de empresas de grande e médio porte.
Programação
8h30 às 9h - Credenciamento
9h às 10h - Comissão especial de reforma do Código de Defesa do Consumidor no Senado Federal - aspectos relevantes.
- Gisele Friso
Advogada e consultora jurídica na G.Friso Consultoria Jurídica, especializada em Direito do Consumidor e Direito Eletrônico, professora, palestrante e autora de livros e artigos jurídicos. É Coordenadora da Comissão de Direito do Consumidor da OAB de Santo Amaro e membro da Comissão do Advogado Professor da OAB Central
10h às 10h10 - Perguntas e discussão
10h10 às 10h25 - Coffee Break
10h25 às 11h25 - A política brasileira nas regras de direito de consumo no tocante à publicidade.
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Princípios gerais e noções sobre propaganda e publicidade de acordo com as regras de defesa do consumidor;
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Definição de consumidor e fornecedor;
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A pessoa jurídica como consumidora;
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Os serviços de profissionais liberais e seu enquadramento;
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Caracterização da relação de consumo;
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Aplicabilidade e extensão das normas de direito de defesa do consumidor no tocante à publicidade.
11h25 às 11h35 - Perguntas e discussão
11h35 às 12h35 - Conceitos de oferta e publicidade frente ao Código de Defesa do Consumidor.
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Conceito de oferta e publicidade;
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Normas sobre propaganda e publicidade;
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Princípio da informação e da obrigatoriedade;
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Qualidade e quantidade de informação;
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Conceituação de publicidade enganosa;
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Cases.
12h35 às 12h45 - Perguntas e discussão
12h45 às 14h10 - Almoço
14h10 às 15h10 - A publicidade irregular e suas conseqüências.
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A veiculação da comunicação;
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Da contra propaganda - ônus da prova da veracidade e correção da informação ou comunicação publicitária Conseqüências criminais;
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Publicações de correções e erratas - procedimentos e efeitos.
Luiz Fernando Afonso
Bacharel em Direito pela PUC/SP, especialista em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional e Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, Especialista em Direito das Relações de Consumo pelo COGEAE-PUC/SP, Mestrando em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP (com área de concentração em Direito do Consumidor), Professor Assistente nas cadeiras de Processo Coletivo e Direito do Consumidor da graduação em Direito da PUC/SP, advogado em São Paulo, sócio de Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados.
15h10 às 15h20 - Perguntas e discussão
15h20 às 16h20 - Aspectos constitucionais da regulação da publicidade de alimentos e medicamentos, entre outros.
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Principais normas esparsas;
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A realidade brasileira frente ao CDC;
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Apresentação de cases;
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Posição jurisprudencial.
- Luiz Fernando Afonso
Bacharel em Direito pela PUC/SP, especialista em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional e Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, Especialista em Direito das Relações de Consumo pelo COGEAE-PUC/SP, Mestrando em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP (com área de concentração em Direito do Consumidor), Professor Assistente nas cadeiras de Processo Coletivo e Direito do Consumidor da graduação em Direito da PUC/SP, advogado em São Paulo, sócio de Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados.
16h20 às 16h30 - Perguntas e discussão
16h30 às 16h45 - Coffee Break
16h45 às 17h45 - A atuação de entidades de defesa do consumidor frente ao avanço das relações de consumo.
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Fiscalização estatal e atuação dos órgãos de defesa:
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ANVISA;
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Inmetro;
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Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor - DPDC;
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PROCON;
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CONAR, entre outros;.
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Entidades de defesa do consumidor de cunho privado, (IDEC, PRO TESTE, RECLAME AQUI , entre outras.)
- José Carlos Guido
Consultor na área das Relações de Consumo. Trabalhou por 14 anos na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon/SP), como Assessor Técnico da Diretoria Executiva e como Presidente de diversas Câmaras Técnicas de Relações de Consumo. Responsável pela implantação do Juizado Especial Cível - Central II, na cidade de São Paulo, junto à Fundação Procon. Atuou como técnico em atividades na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Consultor e Palestrantes na ARTESP (Associação dos Revendores de Tintas do Estado de São Paulo) e na ALSHOP (Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping Center). Ministra diversas palestras e cursos em empresas e órgãos públicos e privados.
17h45 às 17h55 - Perguntas e discussão
Observações
* Inclusos : crachá, material de apoio, certificado de participação, almoço e dois coffee breaks.
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
Realização
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Central Prática Educação Corporativa
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Para concorrer a uma vaga-cortesia :
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