Gestão Estratégica de Sociedades de Advogados
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Atualizado às 09:00
Gestão Estratégica de Sociedades de Advogados
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Data: 7 a 9/12
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Horário: 9h às 17h30
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Local: Auditório da Central Prática (rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP)
Objetivo
As modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuíram para exigir dos sócios e gestores de escritórios visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em três módulos, o curso possui enfoque eminentemente prático, visando a apresentação de alternativas de gerenciamento administrativo, financeiro, de recursos humanos e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. Os palestrantes são experientes consultores, que trabalham com consultoria para o desenvolvimento de escritórios há mais de 10 anos.
Público alvo
Sócios, administradores legais, diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de sociedades de advogados.
Programação
O curso é dividido em dois módulos independentes entre si, cada um com carga horária de 7 horas:
Módulo I - Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças
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Planejamento estratégico:
- como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa;
- níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
- atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
- construção de planejamentos estratégicos setoriais.
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Manuais:
- normas e padrões de funcionamento;
- manuais que devem estar presentes em departamentos jurídicos;
- como elaborar os manuais (parte prática);
- manuais de atribuição de funções;
- planos de ausência;
- funcionogramas;
- organogramas;
- fluxogramas - a representação gráfica das tarefas do departamento.
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Planejamento, organização, controle de publicações e prazos:
- utilização do sistema de controle processual;
- controle de qualidade e de prazos.
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Planejamento financeiro:
- Controle de custos;
- Budget;
- Controle de rendimento e de custos por áreas ou setores;
- Custo dos serviços: cálculo de rentabilidade;
- Centro de custos;
- Organização, controle e reembolso de despesas e honorários.
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Desempenho e qualidade na advocacia:
- certificações de qualidade na advocacia;
- indicadores de desempenho.
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Gerenciando o departamento por meio do software de controle processual:
- como tornar o software útil e eficaz;
- implantação;
- exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação;
- cuidados no cadastro de informações;
- manual de utilização do sistema: características básicas;
- indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.
Módulo II - Gestão de pessoas
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Desenvolvimento de líderes:
- diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
- qualidades, características e habilidades dos líderes;
- desenvolvendo lideranças;
- empowerment;
- cases.
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Visão e missão departamentais:
- apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
- exercício prático.
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Estratégias motivacionais:
- políticas de recompensa;
- como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
- como motivar a equipe.
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Apresentação de "estruturas horizontais":
- ferramenta motivacional para a equipe;
- criação de profissionais multiplicadores;
- cases.
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Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:
- processo de atração: tornando o cargo desejado;
- passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
- técnicas avançadas de entrevista;
- principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).
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Treinamento e desenvolvimento:
- elaboração de projeto de treinamento;
- levantamento das necessidades;
- principais tipos e técnicas de treinamento;
- implantação e avaliação;
- análise de benefícios e custos de treinamento.
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Regras e comportamentos:
- regras e regulamentos na gestão de pessoas;
- punições, promoções e problemas;
- cases.
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Remuneração:
- Tipos de contratação, seus riscos e "encaixes" de acordo com cada estrutura;
- Plano de carreira ou plano de cargos e salários? é possível desenvolvê-los num escritório?
- Cases.
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Administração de conflitos;
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Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:
- o profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
- vantagens;
- apresentação de modelos.
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Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;
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Pesquisas de clima.
Módulo III - Marketing, relacionamentos e negócios na advocacia
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O mercado da área jurídica: constatações e tendências;
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Atendimento e relacionamento:
- Como diferenciar-se;
- Planejamento de contatos e relacionamento.
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Gestão da qualidade como diferencial;
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Diferenciais competitivos: como criá-los, exemplos práticos e cases;
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Networking eficaz no meio jurídico:
- Associações, relacionamentos e a localização do público-alvo.
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Pesquisas de satisfação:
- Formas de pesquisa, de acordo com a intenção do pesquisador;
- Exercício prático: montando uma pesquisa.
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Marketing de acordo com o código de ética:
- Decisões dos Tribunais de Ética das OAB's;
- Legislação aplicável;
- Diretrizes sobre as restrições e proibições;
- Construção de sites, folders, newsletters e outros materiais publicitários segundo as normas da OAB.
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Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes;
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Técnicas negociação e apresentação;
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Ferramentas da PNL - Programação Neurolinguística: que podem ser utilizadas em escritórios;
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Valor dos serviços e aspectos psicológicos:
- Como o cliente enxerga o valor dos serviços.
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Projeto de marketing: exercício prático.
Palestrantes
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.
- Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia, com MBA em excelência gerencial pela FAAP e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.
*Inclusos : crachá, material de apoio, certificado de participação, almoço e dois coffee breaks (por módulo).
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
Realização
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Central Prática Educação Corporativa
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