Estratégias de Gestão para Departamento Pessoal
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Atualizado às 11:09
Estratégias de Gestão para Departamento Pessoal
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Data: 2/2
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Horário: 9h às 17h50
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Local: Av. Angélica, 2510 - cjs. 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP
Objetivo
Traçar estratégias no gerenciamento das rotinas de departamento pessoal é uma eficiente ferramenta a fim de minimizar percalços futuros, quer sejam, judiciais ou extrajudiciais, e até mesmo na recepção de uma fiscalização na empresa. Neste evento, serão apresentados os principais pontos pertinentes à legislação trabalhista, com enfoque eminentemente prático
Público alvo
Assistentes, auxiliares, gerentes de departamento pessoal; contadores, empresários, advogados e demais profissionais que atuem diretamente com rotinas de departamento pessoal.
Programação
8h30 às 9h - Credenciamento
9h às 10h20 - Contratação de autônomos, pessoas físicas e jurídicas.
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Requisitos básicos;
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Aspectos previdenciários;
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Contratos de estagiários;
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Jornada de trabalho e horário;
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Remuneração e nota fiscal;
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Ausências justificadas;
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Entre outros.
10h20 às 10h30 - Perguntas e Comentário5
10h30 às 10h50 - Coffee Break
10h50 às 11h50 - Modalidades de cálculos na folha de pagamento.
1. Descontos e acréscimos - legais e convencionais.
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Elaboração de cálculos de salários;
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Jornada de trabalho - limites legais, horas extras - compensação e banco de horas;
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Considerações sobre o ponto eletrônico - portaria 1.510/2009;
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Adicionais: noturno, periculosidade, insalubridade;
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Faltas e o uso de atestados;
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Atrasos e tolerâncias;
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DSR - descanso semanal remunerado;
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Gratificações;
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Vale Transporte - VT;
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Adiantamentos;
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Ajuda de custo;
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IR - imposto de renda;
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INSS;
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Salário família enquadramento e cálculo;
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Salário maternidade;
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Entre outros.
11h50 às 12h - Perguntas e Comentários
12h às 13h30 - Almoço
13h30 às 14h50 - Gestão de segurança e saúde do trabalho
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Gestão da segurança e saúde do trabalho - políticas de prevenção;
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Acidente de trabalho e impactos na empresa;
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Caracterização do acidente do trabalho;
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Nexo Técnico Previdenciário - NTP.
14h50 às 15h - Perguntas e discussão
15h às 16h10 - Rescisão de contrato de trabalho
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Aviso Prévio- considerações gerais;
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Tipos de rescisão;
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Rescisão fraudulenta;
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Direitos dos empregados na rescisão;
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Concessão e administração do aviso prévio;
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Indenização adicional (lei 7.238/1984);
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Estabilidades legais e convencionais - circunstâncias impeditivas da rescisão;
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Normas para homologação;
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Considerações sobre seguro desemprego e FGTS.
16h10 às 16h20 - Perguntas e Comentários
16h20 às 16h35 - Coffee break
16h35 às 17h40 - Questões relevantes do ambiente de trabalho - Departamento pessoal e o relacionamento com os funcionários.
1. Poder de direção do empregador
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Limites do poder de direção;
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Controle disciplinar do empregado;
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Advertências - oral e escrita.
2. Relacionamento interpessoal
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Ética no trabalho - regras e excessos;
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Manuais e regulamento internos da empresa;
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Cuidados para evitar ações trabalhistas e danos morais;
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Polêmicas judiciais e atualidades sobre ética no ambiente de trabalho nos tribunais trabalhistas.
3. Licença maternidade.
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Prazos - 120/ 180 dias;
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Afastamentos médicos e atestados, como efetuar a contagem correta.
Encerramento.
Coordenação Acadêmica
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.
*Inclusos : crachá, material de apoio, certificado de participação, almoço e dois coffee breaks.
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
Realização
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Central Prática Educação Corporativa
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