AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Estratégias de Gestão para Departamento Pessoal
Seminário

Estratégias de Gestão para Departamento Pessoal

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Atualizado às 11:09


Seminário

Estratégias de Gestão para Departamento Pessoal

  • Data: 2/2
  • Horário: 9h às 17h50
  • Local: Av. Angélica, 2510 - cjs. 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP

Objetivo

Traçar estratégias no gerenciamento das rotinas de departamento pessoal é uma eficiente ferramenta a fim de minimizar percalços futuros, quer sejam, judiciais ou extrajudiciais, e até mesmo na recepção de uma fiscalização na empresa. Neste evento, serão apresentados os principais pontos pertinentes à legislação trabalhista, com enfoque eminentemente prático

Público alvo

Assistentes, auxiliares, gerentes de departamento pessoal; contadores, empresários, advogados e demais profissionais que atuem diretamente com rotinas de departamento pessoal.

Programação

8h30 às 9h - Credenciamento

9h às 10h20 - Contratação de autônomos, pessoas físicas e jurídicas.

  • Requisitos básicos;
  • Aspectos previdenciários;
  • Contratos de estagiários;
  • Jornada de trabalho e horário;
  • Remuneração e nota fiscal;
  • Ausências justificadas;
  • Entre outros.

10h20 às 10h30 - Perguntas e Comentário5

10h30 às 10h50 - Coffee Break

10h50 às 11h50 - Modalidades de cálculos na folha de pagamento.

1. Descontos e acréscimos - legais e convencionais.

  • Elaboração de cálculos de salários;
  • Jornada de trabalho - limites legais, horas extras - compensação e banco de horas;
  • Considerações sobre o ponto eletrônico - portaria 1.510/2009;
  • Adicionais: noturno, periculosidade, insalubridade;
  • Faltas e o uso de atestados;
  • Atrasos e tolerâncias;
  • DSR - descanso semanal remunerado;
  • Gratificações;
  • Vale Transporte - VT;
  • Adiantamentos;
  • Ajuda de custo;
  • IR - imposto de renda;
  • INSS;
  • Salário família enquadramento e cálculo;
  • Salário maternidade;
  • Entre outros.

11h50 às 12h - Perguntas e Comentários

12h às 13h30 - Almoço

13h30 às 14h50 - Gestão de segurança e saúde do trabalho

  • Gestão da segurança e saúde do trabalho - políticas de prevenção;
  • Acidente de trabalho e impactos na empresa;
  • Caracterização do acidente do trabalho;
  • Nexo Técnico Previdenciário - NTP.

14h50 às 15h - Perguntas e discussão

15h às 16h10 - Rescisão de contrato de trabalho

  • Aviso Prévio- considerações gerais;
  • Tipos de rescisão;
  • Rescisão fraudulenta;
  • Direitos dos empregados na rescisão;
  • Concessão e administração do aviso prévio;
  • Indenização adicional (lei 7.238/1984);
  • Estabilidades legais e convencionais - circunstâncias impeditivas da rescisão;
  • Normas para homologação;
  • Considerações sobre seguro desemprego e FGTS.

16h10 às 16h20 - Perguntas e Comentários

16h20 às 16h35 - Coffee break

16h35 às 17h40 - Questões relevantes do ambiente de trabalho - Departamento pessoal e o relacionamento com os funcionários.

1. Poder de direção do empregador

  • Limites do poder de direção;
  • Controle disciplinar do empregado;
  • Advertências - oral e escrita.

2. Relacionamento interpessoal

  • Ética no trabalho - regras e excessos;
  • Manuais e regulamento internos da empresa;
  • Cuidados para evitar ações trabalhistas e danos morais;
  • Polêmicas judiciais e atualidades sobre ética no ambiente de trabalho nos tribunais trabalhistas.

3. Licença maternidade.

  • Prazos - 120/ 180 dias;
  • Afastamentos médicos e atestados, como efetuar a contagem correta.

Encerramento.

Coordenação Acadêmica

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.

Observações

*Inclusos : crachá, material de apoio, certificado de participação, almoço e dois coffee breaks.

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

__________

Para concorrer a uma vaga-cortesia :

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3257-4979

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui