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Workshop

Gestão de Contencioso Trabalhista na Agroindústria

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Atualizado às 13:43


Gestão de Contencioso Trabalhista na Agroindústria

  • Data: 22/5
  • Horário: 9h às 17h
  • Local: Av. Angélica, 2510 - cjs. 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP

Objetivo

A agroindústria é um dos segmentos com maior percentual de processos trabalhistas (reclamações trabalhistas, processos administrativos/autos de infração ou ações civis públicas), sendo essencial a atribuição de alto valor à informação e à organização, possibilitando que a estratégia de gestão seja eficaz para o enfrentamento e a redução do passivo. Neste evento, serão abordadas de forma prática (inclusive por meio de apresentação de cases) técnicas de gestão de contencioso trabalhista que configuram práticas de melhor gestão, visando a diminuição do passivo trabalhista. O evento também é uma excelente oportunidade para trocar ideias e informações com outros profissionais do setor.

Público-alvo

Profissionais de departamento pessoal, recursos humanos, controladoria, jurídico, diretoria e demais profissionais oriundos da agroindústria.

Programação

  • Informação
  • Diferenciação entre as informações para fins de gestão e para fins de auditoria;
  • Seleção de informações: como prospectar informações úteis, evitando duplicidade, inutilidade, equívocos e informações que apesar de trabalhosas mostram-se sem utilidade;
  • Visões das informações: centralizada x descentralizada, específica x genérica, pontual x global;
  • Como atribuir o verdadeiro valor a cada informação, de acordo com a sua importância;
  • Tipos de relatórios eficazes - como construí-los;
  • Diagnóstico de origens e causas de demandas;
  • Como arquitetar um plano de redução de passivo tendo em vista melhores práticas de gestão, levando-se em conta o poder da informação;
  • Normas de auditoria para relato de contencioso.
  • Práticas de contencioso
  • Vantagens, desvantagens e resultados com departamento jurídico interno;
  • Vantagens, desvantagens e resultados com escritórios terceirizados;
  • Controle de qualidade (interno e terceirizado);
  • Imposição de metas e o reflexo nos honorários como forma de estímulo às melhores práticas;
  • Controle de escritórios terceirizados.
  • Núcleo de acordos
  • Decisões estratégicas: como fazer acordos sem estimular o "demandismo";
  • Equilíbrio entre acordos x contencioso;
  • Como selecionar processos dentro da carteira para a efetivação de acordos;
  • Técnicas de negociação de contencioso trabalhista com maior índice de resultados frutíferos;
  • O papel do Poder Judiciário na promoção de acordos.
  • A terceirização de mão-de-obra e seu papel no passivo trabalhista
  • Práticas de controle que minimizam os problemas com terceirizados.
  • O departamento pessoal e seu papel na redução do passivo
  • Documentação: pontos críticos;
  • Controle de ponto;
  • Link entre departamento pessoal, jurídico e, se existente, jurídico externo;
  • Prospecção de testemunhas e prepostos e sua instrução;
  • Políticas de treinamento de funcionários do departamento pessoal, líderes de área e de prepostos.
  • Ações estratégicas e sua gestão diferenciada
  • Ações civis públicas e os respectivos inquéritos preparatórios;
  • Relações sindicais;
  • Relações com a fiscalização;
  • Relações com o Poder Judiciário.
  • Apresentação de cases de sucesso

Palestrantes

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.

* Inclusos : crachá, material de apoio, certificado de participação e dois coffee breaks.

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

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Para concorrer a uma vaga-cortesia :

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