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Workshop

Gestão estratégica de sociedades de advogados

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Atualizado às 09:08


Workshop

Gestão estratégica de sociedades de advogados

  • Data: 3, 4 e 5/10
  • Horário: 9h às 17h30
  • Local: Av. Angélica, nº 2510 - cjs. 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP

Módulo I - Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças - 3/10

Módulo II - Gestão de pessoas - 4/10

Módulo III - Marketing, relacionamentos e negócios na advocacia - 5/10

Objetivo

As modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuíram para exigir dos sócios e gestores de escritórios visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em três módulos, o curso possui enfoque eminentemente prático, visando a apresentação de alternativas de gerenciamento administrativo, financeiro, de recursos humanos e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. Os palestrantes são experientes consultores, que trabalham com consultoria para o desenvolvimento de escritórios há mais de 11 anos.

Público alvo

Sócios, administradores legais, diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de sociedades de advogados.

Programação

O curso é dividido em três módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:

Módulo I - Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças

  • Planejamento estratégico:
    • Como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa;
    • Níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
    • Atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
    • Construção de planejamentos estratégicos setoriais.

  • Manuais:
    • Normas e padrões de funcionamento;
    • Manuais que devem estar presentes em departamentos jurídicos;
    • Como elaborar os manuais (parte prática);
    • Manuais de atribuição de funções;
    • Planos de ausência;
    • Funcionogramas;
    • Organogramas;
    • Fluxogramas - a representação gráfica das tarefas do departamento.

  • Planejamento, organização, controle de publicações e prazos:
    • Utilização do sistema de controle processual;
    • Controle de qualidade e de prazos.

  • Planejamento financeiro:
    • Controle de custos;
    • Budget;
    • Controle de rendimento e de custos por áreas ou setores;
    • Custo dos serviços: cálculo de rentabilidade;
    • Centro de custos;
    • Organização, controle e reembolso de despesas e honorários.

  • Desempenho e qualidade na advocacia:
    • Certificações de qualidade na advocacia;
    • Indicadores de desempenho.

  • Gerenciando o departamento por meio do software de controle processual:
    • Como tornar o software útil e eficaz;
    • Implantação;
    • Exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação;
    • Cuidados no cadastro de informações;
    • Manual de utilização do sistema: características básicas;
    • Indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.

Módulo II - Gestão de pessoas

  • Desenvolvimento de líderes:
    • Diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
    • Qualidades, características e habilidades dos líderes;
    • Desenvolvendo lideranças;
    • Empowerment;
    • Cases.

  • Visão e missão departamentais:
    • Apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
    • Exercício prático.

  • Estratégias motivacionais:
    • Políticas de recompensa;
    • Como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
    • Como motivar a equipe.

  • Apresentação de "estruturas horizontais":
    • Ferramenta motivacional para a equipe;
    • Criação de profissionais multiplicadores;
    • Cases.

  • Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:
    • Processo de atração: tornando o cargo desejado;
    • Passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
    • Técnicas avançadas de entrevista;
    • Principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).

  • Treinamento e desenvolvimento:
    • Elaboração de projeto de treinamento;
    • Levantamento das necessidades;
    • Principais tipos e técnicas de treinamento;
    • Implantação e avaliação;
    • Análise de benefícios e custos de treinamento.

  • Regras e comportamentos:
    • Regras e regulamentos na gestão de pessoas;
    • Punições, promoções e problemas;
    • Cases.

  • Remuneração:
    • Tipos de contratação, seus riscos e "encaixes" de acordo com cada estrutura;
    • Plano de carreira ou plano de cargos e salários? É possível desenvolvê-los num escritório?
    • Cases.

  • Administração de conflitos;

  • Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:
    • O profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
    • Vantagens;
    • Apresentação de modelos.

  • Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;

  • Pesquisas de clima.

Módulo III - Marketing, relacionamentos e negócios na advocacia

  • O mercado da área jurídica: constatações e tendências;

  • Atendimento e relacionamento:
    • Como diferenciar-se;
    • Planejamento de contatos e relacionamento.

  • Gestão da qualidade como diferencial;

  • Diferenciais competitivos: como criá-los, exemplos práticos e cases;

  • Networking eficaz no meio jurídico:
    • Associações, relacionamentos e a localização do público-alvo.

  • Pesquisas de satisfação:
    • Formas de pesquisa, de acordo com a intenção do pesquisador;
    • Exercício prático: montando uma pesquisa.

  • Marketing de acordo com o código de ética:
    • Decisões dos Tribunais de Ética das OAB's;
    • Legislação aplicável;
    • Diretrizes sobre as restrições e proibições;
    • Construção de sites, folders, newsletters e outros materiais publicitários segundo as normas da OAB.

  • Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes;

  • Técnicas negociação e apresentação;

  • Ferramentas da PNL - Programação Neurolinguística que podem ser utilizadas em escritórios;

  • Valor dos serviços e aspectos psicológicos:
    • Como o cliente enxerga o valor dos serviços.

  • Projeto de marketing: exercício prático.

Palestrantes

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.

- Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia, pós-graduada em administração de recursos humanos; MBA em excelência gerencial pela FAAP; Personal e Professional Coaching pela sociedade Brasileira de Coaching, consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.

* Inclusos : Certificado, material de apoio, almoço e dois coffee breaks - (por módulo).

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3257-4979

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