Encerrado


Seminário

Gestão de contencioso de massa e a recuperação de créditos

  • Data: 6/12
  • Horário: 9h às 17h50
  • Local: Av. Angélica, 2510 – cjs. 31 a 34 – Higienópolis - São Paulo/SP

Objetivo

A implementação de uma política de acordos eficiente é uma estratégia que dá ao contencioso maior agilidade e redução de custos. Por outro lado, é imprescindível que os planos de recuperação de créditos estejam alinhados ao Código de Defesa do Consumidor, a fim de evitar transtornos e desgastes perante o cliente devedor e aumento de custos pelos questionamentos judiciais.

Público-alvo

Executivos, gerentes e profissionais atuantes nas áreas jurídicas, de crédito e cobrança, recuperação de crédito e negócios.

Programação

8h30 às 9h - Credenciamento

9h às 10h10 - Advocacia empresarial moderna e a importância da gestão;

  • A necessidade de alinhamento entre a empresa e o departamento jurídico;
  • A relação da empresa com as questões jurídicas e o contencioso;
  • O custo total do contencioso e o objetivo da empresa com o contencioso;
  • Riscos envolvidos no contencioso;
  • Características especificas do contencioso de volume e cuidados (Incluindo gestão de pessoas);
  • Necessidade de o contencioso ajudar o negócio e reduzir demandas;
  • Gestão do contencioso de volume.

10h10 às 10h20 - Perguntas e Comentários

10h20 às 10h35 - Coffee Break

10h35 às 11h35 - Implementação e gerenciamento de acordos

  • Acordos - fazer/ não fazer? - tempo do curso da ação x recuperação do crédito – prós e contras;
  • Como realizar os acordos?
  • Aspectos psicológicos: técnicas de aproximação - presença de representantes da empresa; aspectos negociáveis: prazos/ garantias/ suspensão do processo.
  • Como gerenciar os terceirizados – alinhamento das bases de acordo e limitadores de atuação;
  • Utilização de prepostos - próprios/ terceiros e sua viabilidade.

11h35 às 11h45 - Perguntas e Comentários

11h45 às 12h35 - Administração e gestão de contencioso de massa.

  • Principais questões para uma gestão eficaz;
  • Critérios rigorosos na formação da equipe jurídica e divisão eficiente de tarefas;
  • Software jurídico de alta performance;
  • Índices de desempenho;
  • Políticas de terceirização;
  • Políticas de acordo;
  • Eficiência no departamento administrativo e financeiro.

12h35 às 12h45 - Perguntas e Comentários

12h45 às 14h - Almoço

14h às 15h10 - Atuação dos órgãos de defesa do consumidor

  • Funcionamento dos Procon's;
  • Funcionamento das associações de defesa dos direitos do consumidor;
  • Trâmite de uma reclamação;
  • Índices sobre cumprimentos de decisões dos Procon's e cadastro de reclamações fundamentadas;
  • Interação com as empresas com alto número de demandas de consumo.

15h10 às 15h20 - Perguntas e comentários

15h20 às 16h20 - Os débitos e a cobrança indevida.

  • Cobrança indevida e inscrição em cadastros de proteção ao crédito – formas de atuação e prevenção de riscos;
  • Prazos;
  • Decadência e prescrição;
  • Apuração de responsabilidade civil e a caracterização da culpa;
  • Danos à vítima - hipóteses que se configuram os danos morais e materiais e fixação de indenizações ocorridas.

16h20 às 16h30 - Perguntas e Comentários

16h30 às 16h45 - Coffee break

16h45 às 17h40 - Gestão da recuperação de créditos – cobrança, negociação e abordagem jurídica

  • Diretrizes legais de recuperação de créditos;
  • Riscos jurídicos e fiscais na recuperação dos créditos;
  • O direito do consumidor no contexto da recuperação de créditos;
  • Canais de cobrança (própria, terceirizada, judicial);
  • Campanhas de recuperação;
  • Cobrança x negociação – diferenças;
  • Situações de concessão de prazos e redução de juros;

17h40 às 17h50 - Perguntas e Comentários

Coordenação acadêmica

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.

* Inclusos : material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois coffee breaks.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

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Ganhadoras :

  • Andrea Pacheco Peres 
  • Raquel Passos da Cruz

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3257-4979

e-mail

contato@centralpratica.com.br

ou

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Publicado quarta-feira, 7 de novembro de 2012