AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. FISCOSoft Editora LTDA >
  4. Formação de preços de venda de produtos e serviços
Curso

Formação de preços de venda de produtos e serviços

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Atualizado às 09:42


Curso Prático

Formação de preços de venda de produtos e serviços

  • Data: 18/2
  • Horário: ver programação
  • Local: Sede da FISCOSoft (Av. Paulista, 1776, 11° andar, Elevadores 5 e 6, Cerqueira César - próximo a estação de metrô Consolação)

Objetivo

A definição dos preços de venda dos produtos e serviços de uma empresa é a decisão mais importante que a empresa faz para a obtenção do lucro e rentabilidade desejada. As variáveis que afetam os preços de venda são inúmeras, desde o mercado pressionando preços, a possibilidade de atuação do marketing criando preços diferenciados entre outras e logicamente, dos custos dos produtos e serviços. Independente do segmento de atuação da empresa, o parâmetro inicial e fundamental para a definição e determinação dos preços de venda dos produtos e serviços é o seu custo e sua estrutura de despesas e margem desejada. Este treinamento tem com o objetivo mostrar como se deve estruturar os preços de vendas dos produtos e serviços, considerando os fatores essenciais como a rentabilidade desejada, a capacidade operacional, a estrutura de custos e despesas, e a estrutura tributária do segmento de atuação. Após definido o parâmetro de preços de venda, partindo de seus custos, despesas e rentabilidade desejada, a empresa poderá utilizar os demais instrumentos de política de preços, como segmentação de mercado, diferenciação, custo meta, dentro de um ambiente de simulação.

Público-alvo

Controllers, Diretores e Gerentes de Marketing e Comercialização, Responsáveis pelas áreas de Custos e Orçamento, Empresários em geral, Contadores, responsáveis pelas áreas de pricing e outros profissionais que atuam nas áreas de custos, orçamento, comercialização e precificação

Programa

Parte 1 - Conceitos e estrutura do sistema de custos

  • Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
  • Classificação de custos
  • Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
  • Custos para fins contábeis e fins gerenciais
  • Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação
  • Exemplo

Parte 2 - Métodos de custeio

  • Custeio por Absorção e Custeio Direto
  • Custeio Variável e Custeio ABC
  • O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
  • Exemplos numéricos

Parte 3 - Custo padrão

  • O que é e para que serve: validade atual
  • Custo padrão e novas tecnologias de fabricação
  • Análise das variações: a real necessidade
  • Exemplos numéricos

Parte 4 - Custos de serviços

  • Tipos de serviços
  • Características dos serviços
  • Estrutura do Serviço e Processo de Execução
  • A questão da capacidade
  • Exemplos numéricos

Parte 5 - Formação de preços de venda

  • Formação de preços de venda a partir do custo unitário
  • Formação estratégica de preços
  • Custo meta: o que é e como calcular
  • Utilização de simulação para formar preços de venda
  • Formação de preços de venda a partir da margem de contribuição
  • Formação de preços de venda considerando o retorno do investimento
  • A questão do Mark-up para diversas tributações
  • Exemplos numéricos

Parte 6 - Análises de preços e custos

  • Conceitos necessários
  • Análise de Rentabilidade de Produtos
  • Custos para Servir (Cost to serve)
  • Análise multidimensional
  • A utilização de softwares para análises de preços e custos

Programação

9h - Início

10h - Coffee Break

12h30 ás 13h30 - Almoço

16h - Coffee Break

18h - Encerramento

Instrutores/palestrantes

- Clóvis Luís Padoveze
Doutor em Controladoria e Contabilidade - FEA/USP; Mestre em Ciências Contábeis - PUC/SP; Graduação em Ciências Contábeis - ISCA / Limeira-SP; Graduação em Administração de Empresas - PUC/Campinas-SP; Controller e Consultor Contábil e Financeiro de empresas de grande porte há mais de 30 anos; Conduz seminários profissionais há mais de 15 anos; Professor do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba-SP e da Faculdade de Gestão e Negócios, nas áreas de contabilidade, controladoria e contabilidade gerencial, custos e gestão financeira; Foi membro do Comitê de Normas Contábeis do CFC - Conselho Federal de Contabilidade, triênio 2004/2006; Tem 14 livros publicados nas áreas de contabilidade, sistemas de informações contábeis, contabilidade gerencial, controladoria, finanças, orçamento, custos e gerenciamento do risco.

Carga horária

7 horas e 30 minutos

Investimento

R$ 790,00

*Inclusos : Material de Apoio; Coffee Break; Certificado; Plantão de dúvidas - 3 perguntas a serem enviadas em até 10 dias corridos após a realização do curso.

Realização

  • Thomson Reuters - FISCOSoft

______________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3382-1030

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui