Lançamento

 

A Editora Atlas lança, no próximo dia 15/8, o e-book "As Mudanças no Mundo do Trabalho do Jornalista", organizado por Roseli Figaro e de autoria de Cláudia Nonato e Rafael Grohmann. O evento será em SP, na Livraria Martins Fontes, das 18h30 às 21h30.

Confira o convite do evento :

 

 

Uma série de funções desapareceu do cenário das rotinas produtivas do métier do jornalista. Os produtos jornalísticos impressos, televisivos ou radiofônicos são produzidos de maneiras completamente diferentes do que há cerca de vinte anos. O tempo e o espaço, comprimidos pelas possibilidades das tecnologias de comunicação e de informação, foram assimilados nos processos de produção de modo a reduzir o tempo para a reflexão, a apuração e a pesquisa no trabalho jornalístico.

O espaço de trabalho encolheu e ao mesmo tempo diversificou-se, transformando as grandes redações em células de produção que podem ser instaladas em qualquer lugar com Internet e um computador. O jornalismo online, em tempo real, os blogs e as ferramentas das redes sociais são inovações nas rotinas profissionais. E o que tudo isso representa em termos de mudanças no perfil do profissional e nas formas de relação com o trabalho? Como a vida desse trabalhador se organiza ? O que ele pensa sobre o próprio trabalho e sobre o jornalismo?

Essas e outras questões são analisadas neste livro, que reúne evidências do mundo do trabalho dos jornalistas de São Paulo no desabrochar do século XXI, apreendendo basicamente as "mudanças" que determinam sua inserção na vida cotidiana.

O relato e a análise dos resultados da pesquisa O perfil do jornalista e os discursos sobre o jornalismo: um estudo das mudanças no mundo do trabalho do jornalista profissional em São Paulo (2009/2012), que o leitor encontra neste livro, é fruto de um trabalho coletivo, realizado pelos pesquisadores do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. 

__________

 

__________

__________

Adquira já o seu :

__________

Publicado segunda-feira, 5 de agosto de 2013