Gestão da Informação e Documentação em Ambiente Jurídico
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
Atualizado às 12:09
Gestão da Informação e Documentação em Ambiente Jurídico
Curso teórico-prático com oficina de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos)
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Data: 27 e 28/3
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Local: Centro de Treinamento DoMore (Av. Paulista 807, 18º andar - próx. Metrô Trianon-Masp, SP)
Apresentação
O Escritório de Advocacia é uma empresa que necessita de competências e de conhecimentos na área de gestão de informação e documentação que frequentemente não se encontram em seu quadro de colaboradores. O impacto desse cenário é a perda de tempo na busca por um documento ou informação que pode resultar em prejuízos econômicos e comprometimento com a qualidade das atividades da empresa por não encontrar uma informação existente. A falta de processos, políticas, procedimentos, nomenclatura, padrões e outras, criam um quadro muitas vezes caótico.
A abordagem deste curso contribui para a conscientização e adoção de práticas que irão aumentar consideravelmente sua produtividade e apontarão caminhos alternativos que podem ser adotados dependendo da cultura e dinâmica em cada área de atuação.
Objetivo
Abordar de forma conceitual e prática os processos, atividades, métodos e tecnologias de Gestão de Informação e Documentação em Escritórios Jurídicos. Capacitar gestores apontando caminhos ao reunir os principais temas que impactam na gestão de informação e documentação física e digital.
Público-alvo
Gestores jurídicos, profissionais da informação e Tecnologia da Informação.
Facilitadoras
- Renate Landshoff
Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP; Graduação em Ciência da Informação pela FESPSP; MBA em Comunicação pela ESPM; especialização em Gestão do Conhecimento pela FGV; Diretora Executiva da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) na gestão 2013-14; Docente na Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) de 2004 a 2013 em disciplinas de planejamento, gestão e tecnologia. Ampla experiência na gestão de unidades de informação em empresas de engenharia, consultorias e escritórios de advocacia de grande porte; Vivência de 30 anos em projetos de gestão da informação, documentação e comunicação e mais recentemente em organização e arquitetura de informação em ambientes digitais. Autora de cursos e oficinas presenciais e on-line para capacitação de profissionais da informação na Web 2.0 incluindo experiência de gestão e tutoria no uso de plataformas de EaD.
- Elizete Pereira Sá
Mestra em Administração Estratégica pela Universidade Salvador UNIFACS; Especialização em Organização e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia; Administradora de Empresas pela Universidade Salvador UNIFACS; Bibliotecária pela Universidade Federal da Bahia; Diretora da Info Content; Larga experiência como executiva em empresas de grande porte; Gerente de Informação e Conhecimento da Braskem no período de 2002 a 2007;Atuou como principal executiva na COPENE das áreas de documentação e informação; Implantou unidades e projetos nas áreas de gestão da informação e conhecimento e GED/ECM considerados como benchmarking no Brasil e registrados em publicações; Instrutora do Curso de Extensão Universitária em Gerenciamento Eletrônico de Documento da Universidade Federal da Bahia - UFBA; Professora da disciplina Gestão do Conhecimento do Curso de Especialização em Engenharia e Gestão do Conhecimento: Inteligência Empresarial da Universidade Federal da Bahia; Conferencista e autora de artigo
Conteúdo Programático
Ambiente Interno do Escritório
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A visão empresarial de um Escritório de Advocacia.
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Gestão em Processos de Trabalho: Conceito de Processo; Processos-chave e processos de apoio, mapeamento de processos e gestão de documentos e informações, atributos e indicadores de desempenho.
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Gestão Documental: Taxonomia, Plano de Classificação, estruturação de diretórios, pastas e documentos.
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Critérios de retenção, temporalidade, organização, rastreabilidade e armazenamento de documentos físicos e digitais; Protocolo: expedição, tramitação e recepção de documentos.
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Instrumentos orientadores, política, instruções e manuais de procedimentos.
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Estruturação de Unidade de informação jurídica.
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Aplicação de Gestão do Conhecimento em Escritório Jurídico.
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Perfil profissional: competências, habilidades e atitudes.
Ambiente Externo do Escritório
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O Processo Eletrônico nos Tribunais.
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Gestão de relacionamento com clientes.
Tecnologia da Informação em Ambiente Jurídico
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Sistema de acompanhamento processual
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ECM/GED: tecnologias para gestão de conteúdo/documentos Workflow e BPMS - tecnologias para controle de fluxos de documentos
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CMS/CRM - Sistemas de gestão de conteúdo e de relacionamento
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Digitalização - aspectos relevantes
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Intranets/Portais - Diferenças e benefícios.
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Redes Sociais - Como fazer parte?
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Agregadores de Notícia - RSS: acompanhando seus sites favoritos em um leitor de notícia
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Metodologia e roteiro para avaliação de software
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Certificação digital - Estado da arte
Gestão de projeto
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Plano Diretor de Projeto de Gestão de Informação e Documentação
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Planejamento: princípios básicos do PMI (Project Management Institute)
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Plano de ação: do diagnóstico à execução
Metodologia
A metodologia do curso é teórica e prática envolvendo textos, exercícios e dinâmicas sobre o tema e cases.
Carga horária
16 horas
Investimento
R$ 900,00 por participante
Vagas
Mínimo de 10 e máximo de 30 participantes por turma.
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(11) 9 9994-0415
ou