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Curso

Gestão da Informação e Documentação em Ambiente Jurídico

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Atualizado às 12:09


Gestão da Informação e Documentação em Ambiente Jurídico

Curso teórico-prático com oficina de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos)

  • Data: 27 e 28/3
  • Local: Centro de Treinamento DoMore (Av. Paulista 807, 18º andar - próx. Metrô Trianon-Masp, SP)

Apresentação

O Escritório de Advocacia é uma empresa que necessita de competências e de conhecimentos na área de gestão de informação e documentação que frequentemente não se encontram em seu quadro de colaboradores. O impacto desse cenário é a perda de tempo na busca por um documento ou informação que pode resultar em prejuízos econômicos e comprometimento com a qualidade das atividades da empresa por não encontrar uma informação existente. A falta de processos, políticas, procedimentos, nomenclatura, padrões e outras, criam um quadro muitas vezes caótico.

A abordagem deste curso contribui para a conscientização e adoção de práticas que irão aumentar consideravelmente sua produtividade e apontarão caminhos alternativos que podem ser adotados dependendo da cultura e dinâmica em cada área de atuação.

Objetivo

Abordar de forma conceitual e prática os processos, atividades, métodos e tecnologias de Gestão de Informação e Documentação em Escritórios Jurídicos. Capacitar gestores apontando caminhos ao reunir os principais temas que impactam na gestão de informação e documentação física e digital.

Público-alvo

Gestores jurídicos, profissionais da informação e Tecnologia da Informação.

Facilitadoras

- Renate Landshoff
Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP; Graduação em Ciência da Informação pela FESPSP; MBA em Comunicação pela ESPM; especialização em Gestão do Conhecimento pela FGV; Diretora Executiva da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) na gestão 2013-14; Docente na Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) de 2004 a 2013 em disciplinas de planejamento, gestão e tecnologia. Ampla experiência na gestão de unidades de informação em empresas de engenharia, consultorias e escritórios de advocacia de grande porte; Vivência de 30 anos em projetos de gestão da informação, documentação e comunicação e mais recentemente em organização e arquitetura de informação em ambientes digitais. Autora de cursos e oficinas presenciais e on-line para capacitação de profissionais da informação na Web 2.0 incluindo experiência de gestão e tutoria no uso de plataformas de EaD.

- Elizete Pereira Sá
Mestra em Administração Estratégica pela Universidade Salvador UNIFACS; Especialização em Organização e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia; Administradora de Empresas pela Universidade Salvador UNIFACS; Bibliotecária pela Universidade Federal da Bahia; Diretora da Info Content; Larga experiência como executiva em empresas de grande porte; Gerente de Informação e Conhecimento da Braskem no período de 2002 a 2007;Atuou como principal executiva na COPENE das áreas de documentação e informação; Implantou unidades e projetos nas áreas de gestão da informação e conhecimento e GED/ECM considerados como benchmarking no Brasil e registrados em publicações; Instrutora do Curso de Extensão Universitária em Gerenciamento Eletrônico de Documento da Universidade Federal da Bahia - UFBA; Professora da disciplina Gestão do Conhecimento do Curso de Especialização em Engenharia e Gestão do Conhecimento: Inteligência Empresarial da Universidade Federal da Bahia; Conferencista e autora de artigo

Conteúdo Programático

Ambiente Interno do Escritório

  • A visão empresarial de um Escritório de Advocacia.
  • Gestão em Processos de Trabalho: Conceito de Processo; Processos-chave e processos de apoio, mapeamento de processos e gestão de documentos e informações, atributos e indicadores de desempenho.
  • Gestão Documental: Taxonomia, Plano de Classificação, estruturação de diretórios, pastas e documentos.
  • Critérios de retenção, temporalidade, organização, rastreabilidade e armazenamento de documentos físicos e digitais; Protocolo: expedição, tramitação e recepção de documentos.
  • Instrumentos orientadores, política, instruções e manuais de procedimentos.
  • Estruturação de Unidade de informação jurídica.
  • Aplicação de Gestão do Conhecimento em Escritório Jurídico.
  • Perfil profissional: competências, habilidades e atitudes.

Ambiente Externo do Escritório

  • O Processo Eletrônico nos Tribunais.
  • Gestão de relacionamento com clientes.

Tecnologia da Informação em Ambiente Jurídico

  • Sistema de acompanhamento processual
  • ECM/GED: tecnologias para gestão de conteúdo/documentos Workflow e BPMS - tecnologias para controle de fluxos de documentos
  • CMS/CRM - Sistemas de gestão de conteúdo e de relacionamento
  • Digitalização - aspectos relevantes
  • Intranets/Portais - Diferenças e benefícios.
  • Redes Sociais - Como fazer parte?
  • Agregadores de Notícia - RSS: acompanhando seus sites favoritos em um leitor de notícia
  • Metodologia e roteiro para avaliação de software
  • Certificação digital - Estado da arte

Gestão de projeto

  • Plano Diretor de Projeto de Gestão de Informação e Documentação
  • Planejamento: princípios básicos do PMI (Project Management Institute)
  • Plano de ação: do diagnóstico à execução

Metodologia

A metodologia do curso é teórica e prática envolvendo textos, exercícios e dinâmicas sobre o tema e cases.

Carga horária

16 horas

Investimento

R$ 900,00 por participante

Vagas

Mínimo de 10 e máximo de 30 participantes por turma.

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 9 9994-0415

ou

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