AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. BTS Informa >
  4. Fenalaw 2014 - 11ª edição
Evento

Fenalaw 2014 - 11ª edição

Em SP, de 14 a 16 de outubro de 2014.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Atualizado às 15:37

Data: 14 a 16/10
  • Horário: 12h às 19h (Feira) e das 8h30 às 17h30 (Congresso)
  • Local: Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 5º andar, São Paulo/SP)
  • São Paulo receberá, de 14 a 16/10, a principal feira de assuntos jurídicos da América Latina. O evento, que acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, reúne exposição e congresso, com palestras e depoimentos de alguns dos maiores profissionais do universo jurídico.

    Na manhã inaugural, ícones do setor contarão suas experiências no Painel Grandes Nomes do Direito. Entre eles, estarão o presidente da OAB, Marcos Vinícius Furtado Coêlho, o ex-ministro da Justiça e advogado criminalista Marcio Thomaz Bastos e o ex-promotor do Ministério Público e um dos maiores juristas brasileiros Nelson Nery Junior.

    Além do congresso, que oferece o mais bem conceituado conteúdo do mercado, a Fenalaw 2014 reunirá cerca de 80 expositores, que apresentarão as melhores soluções em software, consultoria e logística. Ao longo de três dias, a expectativa é que o evento receba mais de 4500 visitantes.

    Ainda no dia de abertura, outras grandes personalidades darão suas visões sobre o mercado jurídico, como a ministra aposentada do STF Ellen Gracie e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini. À tarde, Diretores Jurídicos de empresas como Hewlett-Packard, Amazon e Mastercard analisam o cenário atual do mercado, seguidos pelo debate Direito e Mídia, que abordará o relacionamento da imprensa com o universo jurídico.

    O segundo dia recebe o maior benchmarking entre departamentos jurídicos do Brasil, trazendo cases de empresas renomadas, como Telefônica Vivo, AES, Sanofi, Cetelem, entre outras. A Sessão Escritórios de Advocacia propõe troca de experiências entre escritórios de diferentes portes. No mesmo dia, ocorre o painel Apostolado do Marketing Jurídico, com escritórios renomados como, Siqueira Castro; Souza, Cescon, Barrieu & Flesch; Quiroga; Mattos Filho; Veirano; Marrey Jr. e Quiroga.

    O último dia fecha com workshops de práticas empresariais, desde a construção do branding, passando por técnicas de negociação para advogados até técnicas de gestão jurídica internacionais. São quatro opções de workshops, com nomes importantes do setor, incluindo o expert em negociações coletivas Paulo Sergio João.

    Juliana Montez, gerente de projetos da Informa Group, organizadora do evento, destaca que o foco será em temas do direito que estão em fase de profunda mudança. "A Fenalaw 2014 vai se debruçar sobre temáticas como alterações na legislação, novas configurações de departamentos jurídicos, questões trabalhistas, previdenciárias e tributárias em escritórios. Assuntos como esses estão revolucionando o mercado jurídico e, dada a importância do momento, é fundamental contar com o know-how dos grandes nomes que estamos trazendo", afirma.

    Vila dos correspondentes

    Os profissionais interessados em conhecer e discutir novas ferramentas de gestão de negócios também terão a oportunidade de fazer contato com advogados de fora de São Paulo. O espaço foi criado para abrigar exclusivamente estandes de escritórios que assistem parceiros em outros estados, como Rio de Janeiro, Mato Grosso, Bahia e Rio Grande do Sul.

    Serviço

    Os interessados podem se inscrever para apenas um seminário, para os workshops ou para todo o congresso. Os preços variam de acordo com o pacote. Já o ingresso para a feira será gratuito, mas os visitantes devem preencher cadastro no site do evento.

    Programação

    14/10 (terça-feira)

    8h30 - Credenciamento dos Participantes

    8h50 - Abertura do Congresso pelo Presidente de Mesa

    Painel Grandes Nomes do Direito

    Anfitrião da sessão:

    - Marcio Aguiar
    Sócio Diretor Corbo, Aguiar & Waise Advogados Associados

    Nesta manhã especial, você vai ter a oportunidade de estar lado a lado com grandes nomes que fizeram história no mercado jurídico. Em um formato de entrevistas, descontraído e informal, você poderá conhecer profundamente a trajetória profissional, as vivências e a visão desses ícones sobre o mercado jurídico.

    9h - Marcus Vinícius Furtado Coêlho, entrevistado por Fabio Calcini

    Eleito em 2013, o advogado Marcus Vinícius Furtado Coêlho comanda a ordem que reúne 750 mil advogados. Advogado militante, formado pela Universidade Federal do Piauí (turma de 1993) com pós-graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando em Direito Processual pela Universidade de Salamanca, Espanha. Filho do escrivão judiciário Sérgio Coêlho e da professora primária Maria Doracy, Marcus Vinicius nasceu na cidade de Paraibano, no sertão maranhense, região que abrange a Chapada do Alto Itapecuru, distante cerca de 500 quilômetros de São Luís. No painel, será entrevistado pelo advogado Fabio Calcini, sócio do Brasil Salomão e Matthes Advogados.

    9h40 - Nelson Nery Junior, entrevistado por Ana Luiza Nery e Carmen Ligia Nery

    Conciliando o trabalho na advocacia, a produção de pareceres e o ensino, Nelson Nery Junior é destaque entre os maiores juristas brasileiros. Conheça suas opiniões, vivências e experiências marcantes no universo jurídico em entrevista conduzida por suas filhas, que também trilharam a carreira jurídica, Ana Luiza Nery e Carmen Ligia Nery.

    10h20 - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

    10h50 - Marcio Thomaz Bastos, entrevistado por Pierpaolo Cruz Bottini e José Diogo Bastos Neto

    Um dos mais respeitados advogados criminalistas do país, participou de quase 1000 julgamentos e atuou como Ministro da Justiça entre 2003 e 2007. Nesta entrevista especial, Marcio Thomaz Bastos compartilha suas visões sobre mercado, carreira e justiça após mais de 50 anos de experiência em entrevista conduzida por Pierpaolo Cruz Bottini e José Diogo Bastos Neto.

    11h30 - Tercio Sampaio Ferraz Jr., entrevistado por Juliano Souza de Albuquerque Maranhão

    Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Johannes Gutenberg-Universität Mainz, Alemanha. Foi Procurador Geral da Fazenda Nacional, Secretário Executivo do Ministério da Justiça e chefe do departamento Jurídico da Federação das Indústrias (FIESP). Foi membro da Comissão Governamental que elaborou o anteprojeto que originou a Lei 8.884/94 (de Defesa da Concorrência). É um dos maiores nomes em Direito Concorrencial do país, apresentará sua trajetória e visões através da entrevista a Juliano Souza de Albuquerque Maranhão.

    12h - Intervalo para Almoço, Networking e Visitação ao Espaço de Exposição

    Sessão de Visões sobre o Mercado Jurídico

    14h - Talk Show - Board do Judiciário: A Visão dos Magistrados sobre a Atuação do Advogado no Momento Atual - Como O Advogado Deve Interagir e Relacionar-se com o Poder Judiciário de Forma Estratégica e em Prol da Justiça e Desdobramentos do Processo Eletrônico e Digitalização do Judiciário

    Nesta apresentação, magistrados compartilham suas opiniões, vivências e lições sobre como o advogado deve proceder na interação e no relacionamento com esta instância de poder. Saiba, em detalhes, através de um debate contundente e profundo, o que a Justiça brasileira espera da advocacia e quais são os pontos mais críticos e importantes desse relacionamento.

    Moderação

    - Luiz Gustavo A. S. Bichara
    Sócio do Bichara Advogados, Procurador tributário e Conselho Federal da OAB

    - José Renato Nalini
    Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

    - Tânia Bizarro Quirino de Morais
    Desembargadora, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

    - Ministra Ellen Gracie Northfleet

    15h - Painel Inovação: Jurimetria e Estratégia no Direito - Aplicando a Estatística ao Mundo Jurídico para Definir Melhores Práticas na Solução de Conflitos

    Acompanhe este estudo de caso exclusivo sobre o uso da jurimetria como instrumento diferenciado para definição de estratégias na atuação em Departamentos Jurídicos e Escritórios.

    - Marcelo Guedes Nunes
    Presidente da Associação Brasileira de Jurimetria - ABJ

    - José Virgílio Vita
    Diretor Jurídico do Itaú Unibanco

    15h30 - Forecast do Mercado na Voz dos Departamentos Jurídicos: O que os Diretores Jurídicos mais Influentes do País Pensam e Esperam da Justiça e do Mercado Jurídico - Um Debate sobre suas Demandas e Impactos que Mudanças Legislativas como a Lei 12.9736 (MP 627), Novo Código de Processo Civil, Novo Código Comercial e Lei Anticorrupção

    Os executivos que comandam os grandes departamentos jurídicos do país irão compartilhar e interagir com os participantes da Fenalaw e desvendar o cenário do mercado jurídico no momento:

    - Principais necessidades das empresas no mercado jurídico

    - Mudanças trazidas pelas inovações legislativas no mercado jurídico

    - Relacionamento com escritórios de advocacia terceirizados

    Moderação

    - Frederico Garcia
    Sócio do Gondim Advogados Associados

    Debatedores

    - Ricardo C. Zangirolami
    Vice Presidente e Assoc. General Counsel - Brazil, Latin & Central America and Canada, Hewlett-Packard

    - Paulo Pinotti
    Vice-President Senior Managing Counsel LAC (Geo South), Mastercard

    - Elias Marques de Medeiros Neto
    Diretor Jurídico, Cosan

    16h30 - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

    17h - Direito e Mídia: Relacionamento da Imprensa com o Mercado Jurídico - Jornalistas Focados no Universo Jurídico Debatem Transparência, Tráfego de Informações e Papel do Advogado na Mídia

    Conheça os jornalistas que estão à frente das principais mídias especializadas no mercado jurídico e discuta com esses grandes nomes como deve ser a relação do advogado com a mídia, o modo como as informações sobre questões jurídicas devem ser transmitidas e quais os limites deste intercâmbio.

    Moderação

    - Helena Najjar Abdo
    Sócia do Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados

    Debatedores

    - Zínia Baeta
    Editora de Legislação & Tributos, Valor Econômico

    - Carlos Miguel Aidar
    Sócio do AIDAR SBZ Advogados

    - Ricardo Maffeis
    Advogado do Dantas, Lee, Brock & Camargo Advogados

    - Marcela Sousa
    Chefe de redação - Migalhas

    18h - Encerramento do Primeiro Dia de Congresso Fenalaw

    15/10 (quarta-feira)

    Sessão Departamentos Jurídicos

    Um dia inteiro de discussões totalmente focadas nos desafios enfrentados por departamentos jurídicos em sua rotina, demonstrando as melhores práticas do mercado. O maior benchmarking entre departamentos do mercado jurídico do Brasil!

    Formato aberto, interativo e rico em debates.

    8h50 - Abertura do Segundo Dia de Congresso pelo Presidente de Mesa

    9h - Novas Configurações do Departamento Jurídico: Faça um Benchmarking de Organizações Alternativas do Departamento nas Empresas

    Case 1 - Departamento Jurídico no CSC: O que Muda nas Atribuições, Organização e Performance do Departamento quando o Jurídico Passa a Atender um Centro de Serviços Compartilhados

    - Thiago Tagliaferro Lopes
    Superintendente Jurídico, Rodobens

    Case 2 - Nova Organização: Como a Telefônica Maximizou Sinergias Técnicas em uma Organização Diferente da Tradicional de seu Jurídico - Tributário

    - Vasco Gruber Franco
    Diretor Tributário, Telefonica Vivo

    10h - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

    10h30 - Gestão de Indicadores de Desempenho no Departamento Jurídico: O que e como Mensurar, Recursos Tecnológicos e Report de Resultados para o Board de sua Empresa

    - Antonio Carlos Pajoli
    Diretor Jurídico, Cetelem

    - Marco Antonio de Gregorio
    Diretor Jurídico & Compliance Brasil e America Latina, Reckitt Benckiser Group

    11h30 - Gerenciamento de Escritórios Terceirizados e Correspondentes: Quais Metas e Métricas Devem Ser Estabelecidas, Melhores Alternativas de Contratação, Relacionamento e Atendimento a Prazos

    Moderador

    - Ricardo Lagreca
    Diretor Jurídico e de Relações Governamentais, Mercado Livre

    Debatedores

    - Flavia Malheiros
    Sócia, Malheiros Advogados

    - Gustavo Albuquerque
    Sócio, Gondim Advogados Associados

    - Tayná Leite
    Gerente Jurídico, Grupo Limagrain

    - Adriana Losito
    Gerente Jurídica de Relação de Consumo, GVT

    12h30 - Intervalo para Almoço, Networking e Visitação ao Espaço de Exposição

    14h - Desenvolvimento de Metas e Indicadores para a Avaliação do Desempenho do Profissional da Área Jurídica e Utilização desses Recursos para Elaboração de Alternativas de Remuneração Variável

    15h - Gestão do Jurídico Consultivo: Estratégias para Inovar, Mensurar Resultados, Estabelecer Indicadores e Comprovar a Importância da Área na Organização

    - Simone Pereira Negrão
    Diretora Jurídica Consultiva, Grupo Segurador BB e Mapfre

    16h - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

    16h30 - Administração de Provisões e Contingência: Aumente a Acurácia das Informações Providas à Contabilidade, Contribuindo para os Resultados no Balanço da Organização.

    17h30 - Encerramento do Segundo Dia de Congresso Fenalaw.

    Sessão Escritórios de Advocacia

    Participe interativamente dos debates sobre os temas que estão trazendo impactos no dia a dia de escritórios de advocacia dos mais variados portes e segmentos de atuação. Encontre soluções para desafios e caminhos para o crescimento do seu negócio.

    8h50 - Abertura do Segundo Dia de Congresso pelo Presidente de Mesa

    9h - Apostolado do Marketing Jurídico: Interaja com o Marketing das Principais Bancas do País e Obtenha Insights de Como Aplicar e Adaptar Ferramentas e Estratégias à Sua Realidade

    Moderação

    - Alexandre de Souza Teixeira
    Sócio-proprietário, In Company

    - Elaine C Bassaco
    Gerente Nacional de Marketing, Siqueira Castro Advogados

    - Salo Rapoport
    Diretor de Gestão e Marketing, Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados

    - Marco Antonio Gonçalves
    Marketing Manager, Veirano Advogados

    - Corine Moura
    Marketing Manager, Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados

    10h - Riscos & Desafios Trabalhistas, Tributários e Previdenciários em Escritórios de Advocacia: Evite Prejuízos Estruturando e Gerindo o Modelo de Contrato de Associação Mais Adequado ao Seu Escritório

    - Nelson Mannrich
    Sócio, Mannrich, Senra e Vasconcelos Advogados

    - Fábio Pallareti Calcini
    Sócio Tributarista, Brasil Salomão e Matthes Advogados e Membro da 2ª SEÇÃO do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF)

    11h - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

    11h30 - Gestão de Pessoas: Debata as Melhores Práticas em Seleção, Plano de Remuneração e Alternativas de Remuneração Variável de Profissionais e Retenção de Talentos em Seu Escritório e Aprimore a Gestão de um dos Principais Desafios Atuais nos Escritórios de Advocacia

    12h30

    13h30 - Intervalo para Almoço, Networking e Visitação ao Espaço de Exposição

    15h - Internacionalização, Parcerias e Possibilidade de Aportes Financeiros em Escritórios de Advocacia: Estas Alternativas Podem Representar o Futuro da Advocacia no País? Entenda Quais São os Reais Impactos para Seu Escritório e Escolha qual Caminho Seguir

    Moderação

    - Cristina Andrade Salvador
    Sócia, Miguel Neto Advogados

    Participação

    - Ivan Tauil
    Sócio, Tauil & Chequer Advogados

    - Marcela Berger
    Sócia, Azevedo Rios, Berger, Camargo e Presta Advogados E Consultores

    16h - Planejamento e Investimento em Tecnologia em Escritórios de Advocacia: Como Deve Ser o Escritório do Futuro Considerando a Digitalização do Judiciário e a Relação Cada Vez mais Conectada com o Cliente

    - Simone Viana Salomão
    Gerente - Setor Jurídico, TOTVS

    - Ricardo Ribeiro
    Diretor, TOTVS

    16h - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

    16h30 - Visão Estratégica, Planejamento Financeiro e Orçamentário em Escritórios de Advocacia: Desenvolva Estratégias e Priorize Investimentos com Foco em Resultados na Gestão de seu Escritório.

    - Carlos Fernando Siqueira Castro
    Sócio, Siqueira Castro Advogados

    17h30 - Encerramento do Segundo Dia de Congresso Fenalaw

    16/10 (quinta-feira)

    8h30 - Credenciamento dos Participantes

    8h50 - Abertura do dia de Módulos Especiais Fenalaw

    9h - Workshop 1 - Melhores Práticas em Negociação para Advogados

    - Paulo Sergio João
    Sócio Fundador, Paulo Sergio João Advogados

    - Elias Marques de Medeiros Neto
    Diretor Jurídico, Cosan

    9h - Workshop 2 - Board Internacional de Gestão Jurídica: Um Comparativo entre a Gestão em Escritórios no Brasil e no Exterior

    - Ricardo Teixeira
    Sócio, 17 Anos de experiência como Consultor para escrito rios de advogados em mais de 30 países no mundo.

    Grupo Kamae - Portugal

    14h - Workshop 3 - Branding para Advogados: Construa sua Identidade Visual em Consonância com seu Posicionamento Estratégico - Apresentação do "case" de Viseu Advogados

    - João Paulo Rossi Julio
    Sócio, Viseu Advogados

    - João Castanho Neto
    Consultor de Branding, Loria Gestão de Marca

    - Teresa Guarita
    Sócia, Estúdio Colírio

    Encerramento: 17h30

    14h - Workshop 4 - Estruturação de Compliance na Área Jurídica: Como Segregar Funções, Selecionar Pessoas, Atender às Demandas da Lei Anticorrupção e Desenhar o Programa de Compliance Ideal para a sua Companhia

    - Jafte Carneiro Fagundes da Silva
    Diretor de Integridade Corporativa, Jurídica e Regulatória, Neodent

    Encerramento: 17h30

    _____________

    INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

    TELEFONE

    (11) 3017-6888

    e-mail

    fenalaw@informagroup.com.br

    ou

    Clique aqui