AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. 1° Encontro sobre Direitos Humanos - FDSBC
Encontro

1° Encontro sobre Direitos Humanos - FDSBC

terça-feira, 29 de julho de 2014

Atualizado às 07:23


1° Encontro sobre Direitos Humanos - FDSBC

  • Data: 9/8
  • Horário: 13h30 às 17h30
  • Local: Anfiteatro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo promove, no dia 9/8, o seu 1° Encontro sobre Direitos Humanos, sob a coordenação dos professores: Carmen Fullin, Eduardo Batalha e Marcelo Koch. O evento terá como palestrantes a fundadora da União de Mulheres do Município de São Paulo, Maria Amélia de Almeida Teles, e o professor Lauro Joppert Swensson Junior, doutor em Direito pela Goethe Universität de Frankfurt am Main, Alemanha.

A primeira palestra vai tratar da "Justiça de Transição, Direito à Memória e à Verdade". Durante a exposição, Maria Amélia de Almeida Teles vai falar sobre como se chegou à Comissão da Verdade e sobre a análise dos depoimentos, testemunhos e fatos apurados sobre a perspectiva de gênero e sua importância para que se faça justiça às mulheres. "Acho fundamental falar do tema para estudantes, pois é necessário conhecer a nossa história para construir uma democracia com valores e direitos para a população brasileira", declarou.

A palestrante é bacharel em Direito e Pedagogia, ex-presa política, coordenadora do projeto Promotoras Legais Populares e do Núcleo de Pesquisas do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, além de assessora da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva.

Na segunda palestra, o professor Lauro Joppert Swensson Junior falará sobre "Justiça de Transição no Brasil e a problemática da responsabilização penal para os crimes da ditadura militar". "O foco da minha apresentação é a discussão jurídica acerca da responsabilização penal para os crimes da ditadura militar, elencando e 'descontruindo' os principais argumentos", explicou o professor.

"A iniciativa da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em realizar esse evento é de suma importância, por ser um tema da ordem do dia, extremamente polêmico e de relevância prática, especialmente para as novas gerações, no sentido de contribuir, através de discussões sobre o passado autoritário, para o fortalecimento do Estado democrático de direito e do respeito aos direitos humanos no Brasil", ressaltou Swensson.

Para participar do evento é necessário realizar a inscrição pelo site da Direito São Bernardo entre os dias 28/7 e 6/8. A taxa para alunos da Instituição é de R$ 11, para os demais interessados, R$ 19. Vagas limitadas.

Realização

  • Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

__________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 4123-0222 (ramais 194/196)

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui