Gestão de riscos acidentários: Fatores críticos de sucesso
Em SP, 29 de outubro de 2014.
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Atualizado às 09:13
-
Data: 29/10
-
Horário: 9h às 18h
-
Local: Av. Angélica, nº 2510 - cjs. nº 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP
Objetivo
Independentemente do segmento de atuação, é imprescindível direcionar esforços ao gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes nas empresas. Diante da amplitude dos riscos que envolvem uma operação industrial, comercial ou até mesmo a área de serviços, a prevenção é primordial para que as instituições alcancem bons resultados na prevenção e mitigação de riscos. O alinhamento da comunicação entre o empregador e o empregado, assim como entre o empregador e colaborador terceirizado e a empresa compradora são bases para que nas operações cotidianas seja garantida a máxima segurança e a minimização de riscos.
Público-alvo
Advogados, administradores, engenheiros, gerentes, coordenadores e técnicos de segurança do trabalho, saúde e meio ambiente, jurídicos e de recursos humanos.
Programação
8h40 às 9h - Credenciamento
9h às 10h15
Mapeamento e avaliação de riscos de acidentes nas empresas como base para promover a capacitação da equipe.
-
Classificação dos diversos níveis de risco;
-
Como reduzir os riscos identificados;
-
Disseminação de conhecimento: Interação entre a área de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho, RH, jurídico e comunicação;
-
Medidas para minimizar os riscos de potenciais acidentes.
10h15 às 10h30 - Perguntas e Comentários
10h30 às 10h50 - Networking Break
10h50 às 12h10
- Maria Lucia Benhame
Advogada, bacharel na USP, com pós-graduação latu-sensu em direito do trabalho, pela mesma faculdade. Sócia responsável pela área contenciosa e consultiva do escritório Benhame Sociedade de Advogados. Atua na área de assessoria jurídica empresarial como advogada desde 1988. Membro da task force geração de empregos AMCHAM SP, em que coordena o subgrupo legislação e RH, coordenadora do comitê de legislação e emprego no instituto amigos do emprego. Idiomas inglês, francês e italiano.
Investimento em treinamento e capacitação de pessoal: como promover a conscientização entre os colaboradores, terceirizados e reduzir riscos trabalhistas?
-
Papel do jurídico na orientação da equipe;
-
Definição de um plano de treinamento e capacitação da equipe;
-
Frequência de treinamentos e avaliação da eficácia destes;
-
Como assegurar que o colaborador terceirizado garanta o nível de segurança exigido.
12h10 às 12h25 - Perguntas e Comentários
12h25 às 13h40 - Almoço
13h40 às 14h50
- Ana Júlia Brasi Pires Kachan
Advogada, pós-graduada em direito processual civil e direito previdenciário. Membro da comissão especial de direito previdenciário e acidentário da OAB/SP. Sócia do escritório Kachan, Sinotti e Kachan Advogados.
A partir das normas vigentes sobre o FAP - Fator Previdenciário de Prevenção -, como as empresas podem reduzi-lo?
-
Percentual de recolhimento das empresas para o FAQ;
-
Oportunidades para diminuição da alíquota do SAT - Seguro de Acidente de Trabalho;
-
Envolvimento de outras áreas no plano de ação para redução da FAP: responsabilidades do departamento médico, jurídico e RH.
14h50 às 15h05 - Perguntas e comentários
15h05 às 16h05
Atualização sobre as Normas Regulamentadoras e responsabilidades legais do empregador.
-
Premissas para o empregador garantir o cumprimento das obrigações contratuais;
-
Obrigações relativas as NRs;
-
Inspeção do uso de equipamentos de segurança;
-
Envolvimento do jurídico com a fiscalização de áreas que envolvem altos riscos de acidentes.
16h05 às 16h20 - Perguntas e Comentários
16h20 às 16h40 - Networking Break
16h40 às 17h40
- Eduardo Milaneli
Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho, com formação em recursos humanos na gestão de negócios. Ex-coordenador do grupo de estudos de higiene e segurança do trabalho (GEHST), com ampla experiência em indústria de médio e grande porte (petroquímica-hospitalar-metalúrgica-eletrônica e CallCenter). Coordenador de políticas e procedimentos corporativos na gestão de FAP/NETP, programas proativos, preventivos, comportamentais, gerenciamento estratégico de passivo trabalhista e civil, perícias, processos jurídicos, analise e controle de riscos. Especialista em toxicologia dos metais pesados, com foco em chumbo, cádmio, cromo, níquel e mercúrio. Autor do livro "Manual Prático de Saúde e Segurança do Trabalho". Especialista em Gestão de FAP/NTEP.
Estruturação de indicadores com foco na redução de acidentes e de riscos trabalhistas
-
Como implantar indicadores que envolvem o jurídico e saúde e segurança do trabalho;
-
Definição de responsabilidades;
-
Gestão periódica dos indicadores;
-
Frequência ideal para avaliação de resultados e implantação de novos planos de ação.
17h40 às 17h55 - Perguntas e comentários
17h55 às 18h - Encerramento
Coordenação acadêmica
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulos de especialização em: direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP; de direito societário na Fundação Getúlio Vargas/SP e de excelência gerencial pela FAAP. Cursando MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários; autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP, participa da comissão de planos de saúde da OAB/SP e é presidente da Comissão de Sociedades de Advogados da OAB de Santo André/SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de sociedade de advogados, coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo e presidente de grupo empresarial.
Observações
*Inclusos : material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois networking break.
*A confirmação da realização do curso está sujeita a quórum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
*Para saber sobre o valor do investimento, consulte nossa central de atendimento: São Paulo - (11) 3257-4979.
Realização
-
Central Prática Educação Corporativa
__________
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3257-4979
ou