AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social >
  4. Mesa Científica - Relações de Trabalho e Terceirização: A Terceirização e a Nova Realidade Econômica do Brasil
Evento

Mesa Científica - Relações de Trabalho e Terceirização: A Terceirização e a Nova Realidade Econômica do Brasil

Mesa científica em SP discutirá modelo brasileiro da Terceirização.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Atualizado às 16:22

  • Data: 3/8
  • Horário: 9h às 11h30
  • Local: CEDES (Av. Nove de Julho, 4559, Jardim Paulista, São Paulo/SP)

O CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social - presidido pelo professor João Grandino Rodas, promoverá no dia 3/8, um encontro para debater o tema "A Terceirização e a Nova Realidade Econômica do Brasil".

A proposta do CEDES é debater as principais tendências e iniciar uma pesquisa econômica e jurídica sobre o tema. Estudos iniciais mostram que, atualmente, mais de 30% das ações trabalhistas, dentre as empresas pesquisadas, tem origem na terceirização. O tema tem sido discutido no Poder Judiciário e há um Projeto de Lei que tramita no Poder Legislativo. Tal aspecto tem causado grande insegurança jurídica às empresas e contribuído para o aumento da litigiosidade no Brasil.

Para debater o tema, foram convidados os professores Helio Zylberstajn (FEA/USP), Luciana Yeung (Insper) e o advogado Luciano Timm. De acordo com a professora Luciana Yeung, o assunto merece aprofundamento e tem despertado interesse de pesquisadores das áreas jurídicas e das ciências econômicas. Segundo ela: "O momento é propício para uma reflexão de fundo ainda mais radical que a mudança cosmética do Projeto de Lei sobre o tema". Ainda, segundo Luciano Timm, o Brasil vem debatendo com passionalidade o Projeto de Lei sobre o tema. Para o advogado, a retomada do crescimento econômico no Brasil beneficiará os trabalhadores e toda a atividade produtiva.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser feitas por e-mail: [email protected] (informar nome, telefone, e-mail).

Coordenação

- Professor João Grandino Rodas

Palestrantes

- Professor Helio Zylberstajn
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1969), graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Relações Industriais - University of Wisconsin-Madison (1987). É Professor Associado atualmente do Departamento de Economia da FEA/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. É membro de CONSEA - Conselho Superior de Estudos Estratégicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do COE - Conselho de Orientação Econômica da Associação Comercial de São Paulo. É consultor do Banco Mundial, da OIT e do BID. Foi presidente da Associação Instituto Brasileiro de Relações de Emprego e Trabalho.

- Professora Luciana Yeung
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Economia Aplicada e em Relações Industriais pela University of Wisconsin - Madison e doutorado em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É Professora Adjunta e Coordenadora dos cursos de graduação do Insper. É membro fundadora e Diretora da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE).

- Professor Luciano Timm
Possui graduação em Direito, mestrado em Direito Privado e doutorado em Direito dos Negócios e da integração regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui pós-doutorado no Departamento de Direito, Economia e Negócios pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Trabalha com Direito empresarial. É ex-presidente do Comitê de Legislação da Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), prestadora de serviços do setor empresarial, e secretário do Comitê Brasileiro de Arbitragem. Atualmente, é coordenador do LLM em Direito dos Negócios da UNISINOS, bem como é professor convidado da pós-graduação em Direito da USP e da UFRGS.

Realização

  • CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social

__________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 2309-2279

e-mail

[email protected]